ARTICULAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET) PARA A FORMAÇÃO DE GRADUANDOS EM BIOLOGIA

Palavras-chave: formação de professores, políticas públicas, Educação Superior

Resumo

Este trabalho utiliza a perspectiva das Associações de Companheiros de Ofício aplicada à formação profissional específica e docente para investigar as contribuições do Programa de Educação Tutorial (PET) para uma concepção articulada entre teoria e prática na área de Biologia. Através de um Estudo de Caso com integrantes de um grupo PET de uma universidade federal nordestina, no qual se utiliza análise de documentos e entrevistas, notou-se que os partícipes percebem que as ações desenvolvidas, de forma articulada são  importantes para sua formação como futuros docentes de Biologia. Tais ações buscam integrar ensino, pesquisa e extensão, característica dessa política pública; entretanto, carece de articulação com a formação docente, seja para a Educação Básica, seja para a Educação Superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raphael Alves Feitosa, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará, Brasil. Professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará.

Ana Maria Iório Dias, Universidade Estadual do Ceará

Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduação (licenciatura e bacharelado) em Psicologia, Mestrado e Doutorado em educação pela UFC. Pós-Doutorado em Educação pela UnB. Coordenadora do Grupo de Pesquisa (CNPq) sobre formação docente da UFC. 

Publicado
2019-03-20
Como Citar
FEITOSA, R.; DIAS, A. M. ARTICULAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET) PARA A FORMAÇÃO DE GRADUANDOS EM BIOLOGIA. Educação & Formação, v. 4, n. 12 set/dez, 20 mar. 2019.