Articulação entre ensino, pesquisa e extensão

Contribuições do programa de educação tutorial (PET) para a formação de graduandos em Biologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v4i12.819

Palavras-chave:

formação de professores, políticas públicas, Educação Superior

Resumo

Este trabalho utiliza a perspectiva das Associações de Companheiros de Ofício aplicada à formação profissional específica e docente para investigar as contribuições do Programa de Educação Tutorial (PET) para uma concepção articulada entre teoria e prática na área de Biologia. Através de um Estudo de Caso com integrantes de um grupo PET de uma universidade federal nordestina, no qual se utiliza análise de documentos e entrevistas, notou-se que os partícipes percebem que as ações desenvolvidas, de forma articulada são  importantes para sua formação como futuros docentes de Biologia. Tais ações buscam integrar ensino, pesquisa e extensão, característica dessa política pública; entretanto, carece de articulação com a formação docente, seja para a Educação Básica, seja para a Educação Superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raphael Alves Feitosa, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará, Brasil. Professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará.

Ana Maria Iório Dias, Universidade Estadual do Ceará

Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduação (licenciatura e bacharelado) em Psicologia, Mestrado e Doutorado em educação pela UFC. Pós-Doutorado em Educação pela UnB. Coordenadora do Grupo de Pesquisa (CNPq) sobre formação docente da UFC. 

Referências

BALAU ROQUE, M. M. A experiência no Programa de Educação Tutorial (PET) e a formação do estudante do Ensino Superior. 2012. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: 70, 1977.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 21 dez. 1996.

BRASIL. Lei n. 11.180, de 23 de setembro de 2005. Institui o Projeto Escola de Fábrica, autoriza a concessão de bolsas de permanência a estudantes beneficiários do Programa Universidade para Todos – Prouni, institui o Programa de Educação Tutorial – PET, altera a Lei n. 5.537, de 21 de novembro de 1968, e a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei n. 5.452, de 1º de maio de 1943, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 26 set. 2005.

BRASIL. Manual de orientações básicas. Brasília, DF: MEC, 2016.

BRASIL. Programa de Educação Tutorial. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/pet>. Acesso em: 8 ago. 2018.

BRASIL. Resolução n. 510, de 7 de abril de 2016. Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais cujos procedimentos metodológicos envolvam a utilização de dados diretamente obtidos com os participantes ou de informações identificáveis ou que possam acarretar riscos maiores do que os existentes na vida cotidiana, na forma definida nesta Resolução. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 8 abr. 2016.

CALDAS, J. B. et al. A percepção de alunos quanto ao Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET-Saúde. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, DF, v. 36, n. 1, p. 33-41, 2012.

CÂMARA, A. M. C. S.; GROSSEMAN, S.; PINHO, D. L. M. Educação interprofissional no Programa PET-Saúde: a percepção de tutores. Interface, Botucatu, v. 19, supl. 1, p. 817-829, 2015.

CASSIANI, S. H. B.; RICCI, W. Z.; SOUZA, C. R. A experiência do Programa Especial de Treinamento na educação de estudantes de graduação em Enfermagem. Revista Latino- -Americana de Enfermagem, Ribeiro Preto, v. 6, n. 1, p. 63-69, 1998.

CUNHA, M. I. Formatos avaliativos e concepção de docência. Campinas: Autores Associados, 2005.

DIAS, A. M. I. Discutindo caminhos para a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Educação Física, Cristalina, v. 1, p. 37-52, 2009.

DIAS, A. M. I.; FREITAS, A. L. P. Educação tutorial: do conhecimento teórico à experiência vivenciada por docentes e discentes da Universidade Federal do Ceará (UFC). Brasília, DF: MEC, 2006.

EISNER, E. E. O que a educação pode aprender das artes. Currículo sem Fronteiras, [S.l.], v. 8, n. 2, p. 5-17, 2008.

ENAPET – Encontro Nacional dos Grupos PET. Educação tutorial: ser ou não ser, eis a questão. In: ENAPET, 20., 2015, Belém. Anais... Belém: Enapet, 2015.

ENAPET – Encontro Nacional dos Grupos PET. Ensino, pesquisa, extensão: indissociabilidade. In: ENAPET, 21., 2016, Rio Branco. Anais... Rio Branco: Enapet, 2016.

ENAPET – Encontro Nacional dos Grupos PET. Inovação e formação: o desafio da construção. In: ENAPET, 19., 2014, Santa Maria. Anais... Santa Maria: UFSM, 2014.

ENAPET – Encontro Nacional dos Grupos PET. Responsabilidade social petiana: os incomodados é que mudam. In: ENAPET, 22., 2017, Brasília, DF. Resumos... Brasília, DF: Enapet, 2017.

ENAPET – Encontro Nacional dos Grupos PET. Unidos pela mesma raiz. In: ENAPET, 23., 2018, Campinas. Resultado das avaliações... Campinas: Enapet, 2018.

FARIAS-SANTOS, B. C. S.; NORO, L. R. A. PET-Saúde como indutor da formação profissional para o Sistema Único de Saúde. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 22, n. 3, p. 997-1004, 2017.

FAZENDA, I. Dicionário em construção: interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez, 2001.

FEITOSA, R. A.; LEITE, R. C. M.; FREITAS, A. L. P. “Projeto Aprendiz”: interação universidade-escola para realização de atividades experimentais no Ensino Médio. Ciência & Educação, Bauru, v. 17, n. 2, p. 301-320, 2011.

FEITOSA, R. A.; LEITE, R. C. M. A formação de professores de Ciências baseada numa Associação de Companheiros de Ofício. Revista Ensaio, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p. 35-50, 2012.

FERREIRA, M. M. Produção científica na Biblioteconomia: as pesquisas realizadas no Programa de Educação Tutorial (PET) e seus reflexos na formação acadêmica. Revista Edicic, [S.l.], v. 1, n. 4, p. 99-108, 2011.

FRANCO, M. L. P. B. Análise de conteúdo. Brasília, DF: Liber, 2005.

FRIGOTTO, D.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. A política de educação profissional no governo Lula: um percurso histórico controvertido. Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 92, p. 1087-1113, 2005.

GOMES, M. F. V. B.; HAURESKO, C.; BORTOLI, C. Caminhos da/na Geografia: teoria e a prática no Programa de Educação Tutorial. In: GOMES, M. F. V. B.; HAURESKO, C.; BORTOLI, C. (Org.). Cidade, cultura e ambiente sob a perspectiva geográfica. Guarapuava: Unicentro, 2008. p. 15-32.

PETBIOUFC - PET Biologia UFC. Sobre o PET. 2015. Disponível em: <http://petbioufc.blogspot.com.br/>. Acesso em: 15 maio 2016.

PETRILLI-FILHO, J. F.; MARTINS, D. C. O PROGRAMA especial de Treinamento na formação do profissional de Enfermagem do novo milênio: relato de experiência. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 9, n. 4, p. 91-93, 2001.

QUEIROZ, G. R. P. C. Processos de formação de professores artistas-reflexivos de Física. Educação & Sociedade, Campinas, v. 22, n. 74, p. 97-119, 2001.

SCHÖN, D. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

STAKE, R. E. The art of case study research. Thousand Oaks: Sage, 1995.

TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2009.

THERRIEN, J. Professores em formação: a escola como lugar de pesquisa. In: SANTOS, F. K. S. (Org.). Professores em formação: a escola como lugar de pesquisa. Fortaleza: Seduc, 2011. p. 50-68.

UFC – Universidade Federal do Ceará. Projeto político-pedagógico do curso de graduação em Ciências Biológicas, modalidade licenciatura. Fortaleza: UFC, 2005.

VEIGA, I. P. A. Aventura de formar professores. Campinas: Papirus, 2009.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Publicado

2019-09-02

Como Citar

FEITOSA, R. A.; DIAS, A. M. I. Articulação entre ensino, pesquisa e extensão: Contribuições do programa de educação tutorial (PET) para a formação de graduandos em Biologia. Educ. Form., [S. l.], v. 4, n. 12, p. 169–190, 2019. DOI: 10.25053/redufor.v4i12.819. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/819. Acesso em: 19 nov. 2024.