Catálogo de publicações de 2019
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v4i3.4457Palavras-chave:
EducaçãoResumo
Catálogo de publicações de 2019
Downloads
Referências
ANANIAS, M. Apresentação do Dossiê: A construção social da educação primária e superior e da formação de professores/as no Brasil, em Portugal e na Espanha - finais do século XVIII ao início do XX. Educação & Formação, v. 4, n. 10jan/abr, p. 3-6, 9 jan. 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/847/1090 Acesso em: 02 jan. 2019.
ANANIAS, M.; SANTOS, L. R. “Quando o homem sabe ler, escrever e contar, pode, por sua própria individualidade, desenvolver - se e esclarecer-se”: a escolarização de crianças pobres na província da Parahyba do Norte (1855-1866). Educação & Formação, v. 4, n. 10jan/abr, p. 66-80, 9 jan. 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/453/1082 Acesso em: 02 jan. 2019.
CARVALHO LOPES, A. Legislação e processos educativos: A constituição da escola primária no Piauí (1845 a 1889). Educação & Formação, v. 4, n. 10jan/abr, p. 50-65, 9 jan. 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/866/1081 Acesso em: 02 jan. 2019.
FREITAS, A. A califasia e a formação de professores na escola normal de São Paulo. Educação & Formação, v. 4, n. 10jan/abr, p. 81-64, 9 jan. 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/520/1083 Acesso em: 02 jan. 2019.
LISSEN, E.; FRANCO, M. Una mirada a la trayectoria histórica de la formación de maestros en España durante los siglos XIX y XX. Educação & Formação, v. 4, n. 10jan/abr, p. 18-49, 9 jan. 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/894/1080 Acesso em: 02 jan. 2019.
MAGALHÃES, J. Reforma da Universidade de Coimbra e a nova ordem dos estudos na transição do antigo regime. Educação & Formação, v. 4, n. 10jan/abr, p. 7-17, 9 jan. 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/865/1078 Acesso em: 02 jan. 2019.
SOARES JUNIOR, A.; CURY, C. “Para formar o viveiro de bons marinheiros”: as companhias de aprendizes marinheiros da Parahyba e do Rio Grande do Norte (1871 – 1890). Educação & Formação, v. 4, n. 10jan/abr, p. 112-130, 9 jan. 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/581/1085 Acesso em: 02 jan. 2019.
VIEIRA, C.; NUNES DE FARIA, M. Formação de professores nos debates da I Conferência Nacional de Educação (ICNE - 1927). Educação & Formação, v. 4, n. 10jan/abr, p. 95-111, 9 jan. 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/391/1084 Acesso em: 02 jan. 2019.
ABU-EL-HAJ, M. Multiculturalismo e educação multicultural: O debate sobre as políticas de identidade na sociedade americana. Educação & Formação, v. 4, n. 10jan/abr, p. 195-213, 9 jan. 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/847/1090 Acesso em: 02 jan. 2019.
CASTRO, J. J.; CARVALHO, F. A. Configuração e atratividade da carreira docente da educação básica do município de Cametá/PA. Educação & Formação, v. 4, n. 10jan/abr, p. 164-179, 9 jan. 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/849/1088 Acesso em: 02 jan. 2019.
CONSALTÉR, E.; FÁVERO, A. Elementos qualificadores da investigação científica no campo das políticas educacionais. Educação & Formação, v. 4, n. 10jan/abr, p. 148-163, 9 jan. 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/850/1087 Acesso em: 02 jan. 2019.
GEVEHR, D.; FETTER, S.; KARPINSKI, R. Produção do conhecimento na universidade: reflexões e incumbências em torno do trabalho de conclusão de curso. Educação & Formação, v. 4, n. 10jan/abr, p. 131-147, 9 jan. 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/851/1086 Acesso em: 02 jan. 2019.
JARDILINO, J. R.; SAMPAIO, A. M. Desenvolvimento profissional docente: Reflexões sobre política pública de formação de professores. Educação & Formação, v. 4, n. 10jan/abr, p. 180-194, 9 jan. 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/848/1089 Acesso em: 02 jan. 2019.
AVELAR, M.; SILVA, Y.; NASCIMENTO, M. DAS G. A formação docente e sua relação com a inserção profissional: Políticas docentes na rede municipal do Rio de Janeiro. Educação & Formação, v. 4, n. 11mai/ago, p. 179-196, 1 maio 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1031/1148 Acesso em 02 mai. 2019.
BRANDT, A.; HOBOLD, M. A Prática como componente curricular na disciplina pesquisa e processos educativos do curso de pedagogia: Um diferencial na relação entre pesquisa, teoria e prática. Educação & Formação, v. 4, n. 11mai/ago, p. 142-160, 1 maio 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/319/1146 Acesso em 02 mai. 2019.
ESTEVES, P. S. DA. A perspectiva dos estudantes diante da violência que enfraquece as relações intersubjetivas no cotidiano escolar. Educação & Formação, v. 4, n. 11mai/ago, p. 60-81, 1 maio 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/227/1142 Acesso em 02 mai. 2019.
FONSECA, G. As tecnologias de informação e comunicação na formação inicial de professores do 1º ciclo do ensino básico – fatores constrangedores invocados pelos formadores para o uso das tecnologias. Educação & Formação, v. 4, n. 11mai/ago, p. 3-23, 1 maio 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/254/1149 Acesso em 02 mai. 2019.
FRIEDE, R.; REIS, D.; AVELAR, K.; DE MIRANDA, M. Coleta seletiva e educação ambiental: reciclar valores e reduzir o lixo. Educação & Formação, v. 4, n. 11mai/ago, p. 117-141, 1 maio 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/924/1145 Acesso em 02 mai. 2019.
GOMES, L.; BEZERRA, J. Alimentação escolar e desenvolvimento social local: O caso da aquisição de gêneros da agricultura familiar. Educação & Formação, v. 4, n. 11mai/ago, p. 97-116, 1 maio 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/899/1144 Acesso em 02 mai. 2019.
LOPES JAGUARIBE PONTES, R.; KARSENTI, T. Les représentations sociales des futurs enseignants du Québec sur le rôle de l’apprentissage mobile comme étudiants. Educação & Formação, v. 4, n. 11mai/ago, p. 24-40, 1 maio 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1179/1180 Acesso em 02 mai. 2019.
SANTOS, M. A.; FERREIRA, H.; SIMÕES, L. Formação de professor e profissionalismo: Reflexões acerca da avaliação externa. Educação & Formação, v. 4, n. 11mai/ago, p. 161-178, 1 maio 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/896/1147 Acesso em 02 mai. 2019.
SOUSA, E.; MARQUES, E. O processo de constituir-se professor na relação objetividade-subjetividade: significações acerca da mediação social na escolha pela docência. Educação & Formação, v. 4, n. 11mai/ago, p. 82-96, 1 maio 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/841/1143 Acesso em 02 mai. 2019.
VASCONCELOS DA PIEDADE SOUZA, V.; PEREIRA DE SOUZA, H.; SCHNEIDER HARDT, L. A solidão em ‘Zaratustra’ como elemento indicativo para a formação humana. Educação & Formação, v. 4, n. 11mai/ago, p. 41-59, 21 mar. 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/485/1141 Acesso em 02 mai. 2019.
ABREU, S.; SABÓIA, W.; NOBREGA-THERRIEN, S. Formação docente em educação física: Perspectivas de uma racionalidade pedagógica do corpo em movimento. Educação & Formação, v. 4, n. 12set/dez, p. 191-206, 25 jan. 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/897/1317 Acesso em: 01 set. 2019.
BOA SORTE, P. Internet memes: classroom perspectives in the context of digital cultures. Educação & Formação, v. 4, n. 12set/dez, p. 51-66, 2 ago. 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1385/1307 Acesso em: 01 set. 2019.
CARVALHO, D.; FRANÇA, D. Estratégias de enfrentamento do racismo na escola: Uma revisão integrativa. Educação & Formação, v. 4, n. 12set/dez, p. 148-168, 18 jun. 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/974/1313 Acesso em: 01 set. 2019.
FEITOSA, R.; DIAS, A. M. Articulação entre ensino, pesquisa e extensão: Contribuições do programa de educação tutorial (PET) para a formação de graduandos em Biologia. Educação & Formação, v. 4, n. 12set/dez, p. 169-190, 20 mar. 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/819/1315 Acesso em: 01 set. 2019.
FISCHMAN, G.; RAZQUIN, P. Continuidades e transformações da formação de docentes da argentina: políticas e reformas desde os anos 80. Educação & Formação, v. 4, n. 12set/dez, p. 21-50, 5 ago. 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1420/1301 Acesso em: 01 set. 2019.
FONSECA, A.; COLARES, A.; DA COSTA, S. Educação infantil: história, formação e desafios. Educação & Formação, v. 4, n. 12set/dez, p. 82-103, 18 jun. 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1270/1305 Acesso em: 01 set. 2019.
LIMA, A.; AZEVEDO, M. L. Processo de institucionalização da política nacional e estadual de formação docente: Proposições e resistências no Paraná. Educação & Formação, v. 4, n. 12set/dez, p. 124-147, 2 ago. 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1126/1311 Acesso em: 01 set. 2019.
MARQUES, L. Reações familiares diante da criança em situação de deficiência. Educação & Formação, v. 4, n. 12set/dez, p. 67-81, 18 jun. 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/912/1303 Acesso em: 01 set. 2019.
RAMOS LAMAR, A.; ROACH, E. F. La filosofia de la tecnología en la formación de ingenieros: algunas ideas sobre la experiencia de Cuba. Educação & Formação, v. 4, n. 12set/dez, p. 3-20, 2 ago. 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1425/1322 Acesso em: 01 set. 2019.
ZUIN, A. L.; BASTOS, E. A justiça social por meio das cotas na Universidade Federal de Rondônia. Educação & Formação, v. 4, n. 12set/dez, p. 104-123, 18 jun. 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/945/1309 Acesso em: 01 set. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Karla Angelica Silva do Nascimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.