A Prática como componente curricular na disciplina pesquisa e processos educativos do curso de pedagogia: Um diferencial na relação entre pesquisa, teoria e prática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v4i11.319

Palavras-chave:

Formação inicial de professores. Prática de Ensino. Pesquisa.

Resumo

Este artigo discute o papel da Prática como Componente Curricular (PCC) nos processos iniciais de formação de professores, tem como objetivo central analisar a proposta de formação dos licenciandos de um curso mediante exame das disciplinas de Pesquisa e Processos Educativos, as quais consubstanciam a PCC. Nesta pesquisa qualitativa, o tratamento dos dados baseou-se na análise de conteúdo proposta por Bardin (2009); por André (2012, 2017) e Gatti e Barreto (2009) acerca do papel da pesquisa na formação dos professores; e pelas contribuições de Marcelo García (1999, 2009) acerca do desenvolvimento profissional. Os resultados indicaram que a Prática como Componente Curricular, associada aos aprendizados das práticas formativas da docência, tendo a pesquisa como eixo de verticalização da formação de professores, é fundamental para o desenvolvimento profissional dos futuros professores, tornando-se elemento essencial para o desenvolvimento da habilidade investigativa contribuindo para a sua formação profissional, artística, científica e política.

 

 

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Publicado

2019-05-01

Como Citar

BRANDT, A. G.; HOBOLD, M. de S. A Prática como componente curricular na disciplina pesquisa e processos educativos do curso de pedagogia: Um diferencial na relação entre pesquisa, teoria e prática. Educ. Form., [S. l.], v. 4, n. 11, p. 142–160, 2019. DOI: 10.25053/redufor.v4i11.319. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/319. Acesso em: 21 nov. 2024.