Apresentação, v. 4, n.10, jan./abr. 2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v4i10jan/abr.3063

Palavras-chave:

Educação

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará

Professora adjunta do Centro de Educação da UECE, professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UECE (orientadora de pós-doutorado, doutorado, mestrado e iniciação científica) e do Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas (MPPP/UECE). Editora-chefe da Revista Educação & Formação do PPGE/UECE e da Coleção Práticas Educativas da Editora da UECE (EdUECE). Membro de comitê editorial da Revista Brasileira de Educação (RBE/ANPED) e de diversos periódicos qualificados e coleções de livros. Avaliadora externa do PIBIC/UNILAB e UFCA e interna da UECE. Líder do grupo de pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades (PEMO). Coordenadora do projeto de pesquisa Educadoras no Ceará do Século XX: Formação Docente, Práticas e Representações, financiado CNPq. Membro do grupo de pesquisa A educação de mulheres ao longo dos séculos XIX e XX e pesquisadora no projeto A educação de mulheres ao longo dos séculos XIX e XX, também financiado pelo CNPQ. 

Referências

ANANIAS, M. Apresentação do Dossiê: A construção social da educação primária e superior e da formação de professores/as no Brasil, em Portugal e na Espanha - finais do século XVIII ao início do XX. Educação & Formação, v. 4, n. 10jan/abr, p. 3-6, 9 jan. 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/847/1090 Acesso em: 02 jan. 2019.

ANANIAS, M.; SANTOS, L. R. “Quando o homem sabe ler, escrever e contar, pode, por sua própria individualidade, desenvolver - se e esclarecer-se”: a escolarização de crianças pobres na província da Parahyba do Norte (1855-1866). Educação & Formação, v. 4, n. 10jan/abr, p. 66-80, 9 jan. 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/453/1082 Acesso em: 02 jan. 2019.

CARVALHO LOPES, A. Legislação e processos educativos: A constituição da escola primária no Piauí (1845 a 1889). Educação & Formação, v. 4, n. 10jan/abr, p. 50-65, 9 jan. 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/866/1081 Acesso em: 02 jan. 2019.

FREITAS, A. A califasia e a formação de professores na escola normal de São Paulo. Educação & Formação, v. 4, n. 10jan/abr, p. 81-64, 9 jan. 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/520/1083 Acesso em: 02 jan. 2019.

LISSEN, E.; FRANCO, M. Una mirada a la trayectoria histórica de la formación de maestros en España durante los siglos XIX y XX. Educação & Formação, v. 4, n. 10jan/abr, p. 18-49, 9 jan. 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/894/1080 Acesso em: 02 jan. 2019.

MAGALHÃES, J. Reforma da Universidade de Coimbra e a nova ordem dos estudos na transição do antigo regime. Educação & Formação, v. 4, n. 10jan/abr, p. 7-17, 9 jan. 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/865/1078 Acesso em: 02 jan. 2019.

SOARES JUNIOR, A.; CURY, C. “Para formar o viveiro de bons marinheiros”: as companhias de aprendizes marinheiros da Parahyba e do Rio Grande do Norte (1871 – 1890). Educação & Formação, v. 4, n. 10jan/abr, p. 112-130, 9 jan. 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/581/1085 Acesso em: 02 jan. 2019.

VIEIRA, C.; NUNES DE FARIA, M. Formação de professores nos debates da I Conferência Nacional de Educação (ICNE - 1927). Educação & Formação, v. 4, n. 10jan/abr, p. 95-111, 9 jan. 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/391/1084 Acesso em: 02 jan. 2019.

ABU-EL-HAJ, M. Multiculturalismo e educação multicultural: O debate sobre as políticas de identidade na sociedade americana. Educação & Formação, v. 4, n. 10jan/abr, p. 195-213, 9 jan. 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/847/1090 Acesso em: 02 jan. 2019.

CASTRO, J. J.; CARVALHO, F. A. Configuração e atratividade da carreira docente da educação básica do município de Cametá/PA. Educação & Formação, v. 4, n. 10jan/abr, p. 164-179, 9 jan. 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/849/1088 Acesso em: 02 jan. 2019.

CONSALTÉR, E.; FÁVERO, A. Elementos qualificadores da investigação científica no campo das políticas educacionais. Educação & Formação, v. 4, n. 10jan/abr, p. 148-163, 9 jan. 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/850/1087 Acesso em: 02 jan. 2019.

GEVEHR, D.; FETTER, S.; KARPINSKI, R. Produção do conhecimento na universidade: reflexões e incumbências em torno do trabalho de conclusão de curso. Educação & Formação, v. 4, n. 10jan/abr, p. 131-147, 9 jan. 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/851/1086 Acesso em: 02 jan. 2019.

JARDILINO, J. R.; SAMPAIO, A. M. Desenvolvimento profissional docente: Reflexões sobre politica pública de formação de professores. Educação & Formação, v. 4, n. 10jan/abr, p. 180-194, 9 jan. 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/848/1089 Acesso em: 02 jan. 2019.

Publicado

2019-01-02

Como Citar

FIALHO, L. M. F. Apresentação, v. 4, n.10, jan./abr. 2019. Educ. Form., [S. l.], 2019. DOI: 10.25053/redufor.v4i10jan/abr.3063. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3063. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Apresentação