Apresentação, v. 4, n.10, jan./abr. 2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v4i10jan/abr.3063

Palavras-chave:

Educação

Downloads


Biografia do Autor

Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará

Professora adjunta do Centro de Educação da UECE, professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UECE (orientadora de pós-doutorado, doutorado, mestrado e iniciação científica) e do Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas (MPPP/UECE). Editora-chefe da Revista Educação & Formação do PPGE/UECE e da Coleção Práticas Educativas da Editora da UECE (EdUECE). Membro de comitê editorial da Revista Brasileira de Educação (RBE/ANPED) e de diversos periódicos qualificados e coleções de livros. Avaliadora externa do PIBIC/UNILAB e UFCA e interna da UECE. Líder do grupo de pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades (PEMO). Coordenadora do projeto de pesquisa Educadoras no Ceará do Século XX: Formação Docente, Práticas e Representações, financiado CNPq. Membro do grupo de pesquisa A educação de mulheres ao longo dos séculos XIX e XX e pesquisadora no projeto A educação de mulheres ao longo dos séculos XIX e XX, também financiado pelo CNPQ. 

Referências

ANANIAS, M. Apresentação do Dossiê: A construção social da educação primária e superior e da formação de professores/as no Brasil, em Portugal e na Espanha - finais do século XVIII ao início do XX. Educação & Formação, v. 4, n. 10jan/abr, p. 3-6, 9 jan. 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/847/1090 Acesso em: 02 jan. 2019.

ANANIAS, M.; SANTOS, L. R. “Quando o homem sabe ler, escrever e contar, pode, por sua própria individualidade, desenvolver - se e esclarecer-se”: a escolarização de crianças pobres na província da Parahyba do Norte (1855-1866). Educação & Formação, v. 4, n. 10jan/abr, p. 66-80, 9 jan. 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/453/1082 Acesso em: 02 jan. 2019.

CARVALHO LOPES, A. Legislação e processos educativos: A constituição da escola primária no Piauí (1845 a 1889). Educação & Formação, v. 4, n. 10jan/abr, p. 50-65, 9 jan. 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/866/1081 Acesso em: 02 jan. 2019.

FREITAS, A. A califasia e a formação de professores na escola normal de São Paulo. Educação & Formação, v. 4, n. 10jan/abr, p. 81-64, 9 jan. 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/520/1083 Acesso em: 02 jan. 2019.

LISSEN, E.; FRANCO, M. Una mirada a la trayectoria histórica de la formación de maestros en España durante los siglos XIX y XX. Educação & Formação, v. 4, n. 10jan/abr, p. 18-49, 9 jan. 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/894/1080 Acesso em: 02 jan. 2019.

MAGALHÃES, J. Reforma da Universidade de Coimbra e a nova ordem dos estudos na transição do antigo regime. Educação & Formação, v. 4, n. 10jan/abr, p. 7-17, 9 jan. 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/865/1078 Acesso em: 02 jan. 2019.

SOARES JUNIOR, A.; CURY, C. “Para formar o viveiro de bons marinheiros”: as companhias de aprendizes marinheiros da Parahyba e do Rio Grande do Norte (1871 – 1890). Educação & Formação, v. 4, n. 10jan/abr, p. 112-130, 9 jan. 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/581/1085 Acesso em: 02 jan. 2019.

VIEIRA, C.; NUNES DE FARIA, M. Formação de professores nos debates da I Conferência Nacional de Educação (ICNE - 1927). Educação & Formação, v. 4, n. 10jan/abr, p. 95-111, 9 jan. 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/391/1084 Acesso em: 02 jan. 2019.

ABU-EL-HAJ, M. Multiculturalismo e educação multicultural: O debate sobre as políticas de identidade na sociedade americana. Educação & Formação, v. 4, n. 10jan/abr, p. 195-213, 9 jan. 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/847/1090 Acesso em: 02 jan. 2019.

CASTRO, J. J.; CARVALHO, F. A. Configuração e atratividade da carreira docente da educação básica do município de Cametá/PA. Educação & Formação, v. 4, n. 10jan/abr, p. 164-179, 9 jan. 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/849/1088 Acesso em: 02 jan. 2019.

CONSALTÉR, E.; FÁVERO, A. Elementos qualificadores da investigação científica no campo das políticas educacionais. Educação & Formação, v. 4, n. 10jan/abr, p. 148-163, 9 jan. 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/850/1087 Acesso em: 02 jan. 2019.

GEVEHR, D.; FETTER, S.; KARPINSKI, R. Produção do conhecimento na universidade: reflexões e incumbências em torno do trabalho de conclusão de curso. Educação & Formação, v. 4, n. 10jan/abr, p. 131-147, 9 jan. 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/851/1086 Acesso em: 02 jan. 2019.

JARDILINO, J. R.; SAMPAIO, A. M. Desenvolvimento profissional docente: Reflexões sobre politica pública de formação de professores. Educação & Formação, v. 4, n. 10jan/abr, p. 180-194, 9 jan. 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/848/1089 Acesso em: 02 jan. 2019.

Publicado

2019-01-02

Como Citar

FIALHO, L. M. F. Apresentação, v. 4, n.10, jan./abr. 2019. Educ. Form., [S. l.], 2019. DOI: 10.25053/redufor.v4i10jan/abr.3063. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3063. Acesso em: 11 abr. 2025.

Edição

Seção

Apresentação