“Você não... nessa posição, sim ou sim, um homem”

representações em torno do gênero e intervenção docente na formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v5i14mai/ago.2335

Palavras-chave:

Gênero, Representações Sociais, Formação Docente, Educação Física

Resumo

Nas disciplinas referentes a práticas corporais e motrizes na formação em Educação Física da UNLaM os profesores implementam em suas aulas a turmas mistas – homens e mulheres juntos. A partir destas aulas, nossoo objetivo foi relevar as representações em torno das problemáticas de género que possuem os estudantes del PUEF. Neste estudo exploratório de enfoque qualitativo se realizaram grupos focais e produção de relatos por parte dos estudantes. Os estudantes avançados consideran postos de vistas mais complexos que articulam aspectos biológicos e sociais. Também valorizam o enriquecimento pedagógico oriundo de práticas mistas e aprofundam a diferenciação entre as práticas desportivas educativas das práticas de competição. As estudantes mulheres se sentem discriminadas pelos profesores ou não valorizadas pelas suas habilidades. As práticas mistas les permitem ascender a atividades que não poderiam ascender em práticas segregadas. Os homens sentem discriminação por falta de masculinidade, se se distanciam dos esteriótipos de gênero.

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Biografia do Autor

Glória del Carmen Campomar, Universidad Nacional de La Mataza (UNLaM- ARGENTINA)

Mestre em Educação Superior (UNLaM). Especialista em Docência do Ensino Superior / Professora (UNLaM) Graduada em Educação Física. Professor Associado Regular, Cadeira de Expressão Corporal (UNLaM) Departamento de Ciências Humanas. UNLaM social. Pesquisador categoria IV PROINCE do Ministério da Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia da Nação. Membro do grupo Innova Bariloche na área de Ciência e Tecnologia e do Departamento de Educação Física do Centro Universitário Regional de Bariloche (CRUB) da Universidade Nacional de Comahue (UNC) / Membro do grupo REIIPEFE - Rede Internacional de Pesquisa Pedagógica Doutora em Educação Física Escola.

Mario Andrés Zimmerman, Universidad Nacional de La Mataza (UNLaM- ARGENTINA)

Doutor em Psicologia. Fac. Of Psychology (UNC) / Especialista em Didática. Mestre em Didática (UBA) / Bacharel em Psicologia. Faculdade de Psicologia (UBA). - Professor visitante do Mestrado em Ciências. Psicologia Social (UNLaM), Psicologia Cognitiva e da Aprendizagem (FLACSO-UAM) e Psicologia Educacional (UBA). - Professor Titular da Cátedra Adjunta I de Psicologia da Educação, Faculdade de Psicologia da UBA / Professor Auxiliar responsável pelas Catedrais de Psicologia Social e Psicologia Social e Institucional, Departamento de Humanidades e Ciências. UNLaM social.

Julia Fulugonio, Universidad Nacional de La Mataza (UNLaM- ARGENTINA)

Bacharel em Ciências da Educação (UBA) / Professor Nacional de Educação Física (ISEF “F. W. Dickens”). Chefe do trabalho prático da Carreira de Educação Física do Departamento de Ciências Sociais e Humanísticas da Universidade Nacional de La Matanza. Professor e Regente do Instituto Superior de Educação Física “F. W. Dickens ". Professor de Educação Física da Escola Nacional de Buenos Aires / Formador da Escola de Professores do Governo da Cidade de Buenos Aires.

Alejandro Añasco, Universidad Nacional de La Mataza (UNLaM- ARGENTINA)

Mestre e especialista em Educação com orientação em Gestión Educativa (UDESA). Professor e Licenciado em Educação Física (UNLaM). Professor adjunto concursado da carrera de Educação Física Departamento de Humanidades y Ciencias Sociales (UNLaM). Secretario Académico. Facultad de Motricidad Humana y Deportes (UAI) Investigador categorizado, programa de incentivos docente. Autor de vários artigos e capítulos de libros na Argentina e Brasil. Docente del instituto Dr. Enrique Romero Brest e Universidad Nacional de Luján.

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Publicado

2020-01-20

Como Citar

CAMPOMAR, G. del C.; ZIMMERMAN, M. A.; FULUGONIO, J.; AÑASCO, A. “Você não... nessa posição, sim ou sim, um homem”: representações em torno do gênero e intervenção docente na formação. Educ. Form., [S. l.], v. 5, n. 14, p. 17–35, 2020. DOI: 10.25053/redufor.v5i14mai/ago.2335. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2335. Acesso em: 21 nov. 2024.