Formação dos trabalhadores para o capital: uma análise de projetos pedagógicos de cursos técnicos subsequentes do IFSC, campus Florianópolis.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v3i9.182

Palavras-chave:

Projeto Pedagógico, Ensino Técnico Subsequente, Formação profissional

Resumo

Este artigo tem como objeto discutir a formação dos trabalhadores no Ensino Técnico Subsequente mediante análise dos projetos pedagógicos de cinco cursos do Instituto Federal de Santa Catarina/Campus Florianópolis. Observou-se a presença da Pedagogia das Competências como eixo na composição curricular dos cursos. Destaca-se, também, a articulação com a iniciativa privada para o desenho dos projetos dos cursos, a presença preponderante de disciplinas de cunho técnico e o discurso do empreendedorismo nos projetos que, num contexto institucional de crescimento de ofertas formativas de curta duração, alinham-se às discussões sobre as novas dinâmicas capital-trabalho, articuladas à educação com a revitalização da Teoria do Capital Humano. A análise dos projetos deu sinais de que os grupos proponentes têm buscado alternativas didático-pedagógicas no enfrentamento de questões ligadas à formação de trabalhadores, no entanto, o debate da formação política à luz da perspectiva crítica de transformação social e superação do capital não se efetiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaís Guedes, Instituto Federal de Santa Catarina

Mestre em Educação. Pedagoga no Instituto Federal de Santa Catarina/Campus Florianópolis (IFSC)

Referências

ANTUNES, Caio. Marxismo, Educação e Escola. Belém/PA. 2016. Mesa redonda realizada no VII Encontro Nacional de Educação Marxista. Belém – Pará, em 03 de maio de 2016.

BRASIL. CNE/CEB. Parecer nº16, de 05 de outubro de 1999. Trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico. Brasília, 1999.

_______. Lei nº11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e dá outras providências. Brasília, 2008.

_______. CNE/CEB. Parecer nº 11, de 09 de maio de 2012. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Brasília, 2012.

COAN, Marival. Educação para o empreendedorismo: implicações epistemológicas, políticas e práticas. 2011. 540f. Tese (Doutorado em Educação) _ Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2011.

COELHO, Juçara E. A desvinculação dos ensinos médio e técnico na Escola Técnica Federal de Santa Catarina – Unidade Florianópolis, a partir do Decreto 2208/97 (1997-2004). 2012.160f. Dissertação (Mestrado em Educação) Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, 2012.

DUARTE, Newton. As pedagogias do "aprender a aprender" e algumas ilusões da assim chamada sociedade do conhecimento. Rev. Bras. de Educ., Campinas, SP, n.18, p.35-40, set./dez. 2001.

EVANGELISTA, Olinda. Apontamentos para o trabalho com Documentos de Política Educacional. In: LIMA, R. M. de L; RODRIGUES, D. S. A pesquisa em Trabalho, Educação e Políticas Educacionais. Campinas, SP: Alínea, 2012. P. 51-71.

FONTES, Virgínia. FONTES, V. O Brasil e o capital-imperialismo: Teoria e história. 2. Ed. Rio de Janeiro: FIOCRUZ/UFRJ Editora, 2010.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Marise; RAMOS, M. A Gênese do Decreto 5154/2004: um debate no contexto controverso da democracia restrita. In ________. (Orgs). Ensino Médio Integrado: concepções, contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

_________;. Berlim. 2009. Educação Profissional e Desenvolvimento. In. UNESCO. Internacionl Handbook of Education for Changing World of Work. Berlim, Germany, UNIVOC, 2009. p. 1 307-1319. Coletânea organizada pelo Centro Internacional de Educação Técnica e Profissional, com o patrocínio da UNESCO. Disponível em: <http://www.educacao.rs.gov.br/pse/html/textos_fundo.jsp?ACAO=acao1>. Acesso em 23 set. 2015.

GUEDES, Thaís. As propostas de formação dos trabalhadores no ensino técnico subsequente: projetos pedagógicos dos cursos do IFSC, Campus Florianópolis, em análise. 2016. 170f. Dissertação (Mestrado em Educação) Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, 2012.

IASI, Mauro Luis. Política, Estado e ideologia na trama conjuntural. São Paulo: Instituto Caio Prado Jr., 2017.

IFSC. Anuário Estatístico. Florianópolis, 2015. Disponível em <http://www.ifsc.edu.br/anuario-estatistico>. Acesso em: 28 maio 2015.

_______. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Agrimensura. Florianópolis, 2014. Disponível em <http://florianopolis.ifsc.edu.br/images/stories/ppc/subsequentes/ppc%20cts%20agrimensura.pdf>. Acesso em: 19 out de 2015.

______. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Eletrônica, Florianópolis, 2014b. 68f. Não publicado.

_______.Projeto Pedagógico do Curso em Eletrotécnica. Florianópolis, 2004. Disponível em: <http://florianopolis.ifsc.edu.br/images/stories/ppc/subsequentes/ppc%20cts%20eletrotecnica.pdf>. Acesso em: 19 out de 2015.

_______. Projeto Pedagógico do Curso em Mecânica. Florianópolis, 2012. Disponível em: <http://florianopolis.ifsc.edu.br/images/stories/ppc/subsequentes/ppc%20cts%20mecanica.pdf>. Acesso em: 19 out de 2015.

_______. Projeto Pedagógico do Curso em Meteorologia. Florianópolis, 2013. Disponível em: <http://florianopolis.ifsc.edu.br/images/stories/ppc/subsequentes/ppc%20cts%20meteorologia.pdf>. Acesso em: 19 out de 2015.

KUENZER, Acácia Z. Ensino Médio e Profissional: as políticas do Estado neoliberal. São Paulo: Cortez, 2000.

KUENZER, Acácia Z. Exclusão includente e inclusão excludente: a nova forma de dualidade estrutural que objetiva as novas relações entre educação e trabalho. In: SAVIANI, Demerval et al (Orgs). Capitalismo, Trabalho e Educação. 3ª edição. Campinas, SP: Autores Associados, Histeber, 2002, p.77-96.

LIMA FILHO, Domingos L. A “era tecnológica” entre a realidade e a fantasia: reflexões a partir dos conceitos de trabalho, educação e tecnologia em Marx. In: LUZ, N.S da et al (Orgs). Tecnologia e Trabalho: desafios na construção da interdisciplinares. Curitiba: SINTUTF-PR, 2011, p. 11-26.

LIMA FILHO, Domingos L. A; GARCIA, Nilson. M. D. Politecnia ou educação tecnológica: desafios ao ensino médio e à educação profissional. In: LIMA FILHO, D. L.; GARCIA, N. M. D (Orgs). Trabalho, Educação e Tecnologia: alguns de seus enlaces. Curitiba: Ed. UTFPR, 2010, p. 21-55.

MOTTA, Vânia C. Ideologias do capital humano e do capital social: da integração à inserção e ao conformismo. Trab. educ. saúde, Rio de Janeiro, vol.6, n.3, p 549-571, 2008.

NETTO, José P. Introdução do estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

NEVES, Lúcia Maria W.; PRONKO, Marcela Alejandra. O mercado do conhecimento e o conhecimento para o mercado: da formação para o trabalho complexo no Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: EPSJV, 2008.

NOVAES, Henrique T. O Fetiche da tecnologia: a experiência das fábricas recuperadas. São Paulo: Expressão Popular, 2007.

RAMOS, Marise Nogueira. A educação profissional pela pedagogia das competências e a superfície dos documentos oficiais. Educação e Sociedade. Campinas, v. 23, n. 80, p. 401-422, set/dez, 2002.

RAMOS, Marise Nogueira. Trabalho, educação e correntes pedagógicas no Brasil: um estudo a partir da formação dos trabalhadores técnicos da saúde. Rio de Janeiro: EPSJV, UFRJ, 2010.

RAMOS, Marise Nogueira. Referências formativas sobre práticas em educação profissional: a perspectiva histórico-crítica como contra-hegemonia às novas pedagogias. In: ARAÚJO, Ronaldo M. de Lima; RODRIGUES, Doriedson. (Orgs.). Filosofia da práxis e didática em educação profissional. Campinas, SP: Autores Associados, 2011. Coleção Educação Contemporânea.

RECH, Júlia G. O Caráter humanitário da formação dos sujeitos da educação especial no IFSC. 2012. 227f. Dissertação. (Mestrado em Educação) _ Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2012.

SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. 42 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.. Coleção Polêmicas do Nosso Tempo.

SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

TONET, Ivo. Método Científico: uma abordagem ontológica. São Paulo: Instituto Lukács, 2013.

Downloads

Publicado

2018-09-03

Como Citar

SILVA, M. M. da; GUEDES, T. Formação dos trabalhadores para o capital: uma análise de projetos pedagógicos de cursos técnicos subsequentes do IFSC, campus Florianópolis. Educ. Form., [S. l.], v. 3, n. 9, p. 102–120, 2018. DOI: 10.25053/redufor.v3i9.182. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/182. Acesso em: 21 nov. 2024.