Formação dos trabalhadores para o capital: uma análise de projetos pedagógicos de cursos técnicos subsequentes do IFSC, campus Florianópolis.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v3i9.182

Palavras-chave:

Projeto Pedagógico, Ensino Técnico Subsequente, Formação profissional

Resumo

Este artigo tem como objeto discutir a formação dos trabalhadores no Ensino Técnico Subsequente mediante análise dos projetos pedagógicos de cinco cursos do Instituto Federal de Santa Catarina/Campus Florianópolis. Observou-se a presença da Pedagogia das Competências como eixo na composição curricular dos cursos. Destaca-se, também, a articulação com a iniciativa privada para o desenho dos projetos dos cursos, a presença preponderante de disciplinas de cunho técnico e o discurso do empreendedorismo nos projetos que, num contexto institucional de crescimento de ofertas formativas de curta duração, alinham-se às discussões sobre as novas dinâmicas capital-trabalho, articuladas à educação com a revitalização da Teoria do Capital Humano. A análise dos projetos deu sinais de que os grupos proponentes têm buscado alternativas didático-pedagógicas no enfrentamento de questões ligadas à formação de trabalhadores, no entanto, o debate da formação política à luz da perspectiva crítica de transformação social e superação do capital não se efetiva.

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Biografia do Autor

Thaís Guedes, Instituto Federal de Santa Catarina

Mestre em Educação. Pedagoga no Instituto Federal de Santa Catarina/Campus Florianópolis (IFSC)

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Publicado

2018-09-03

Como Citar

SILVA, M. M. da; GUEDES, T. Formação dos trabalhadores para o capital: uma análise de projetos pedagógicos de cursos técnicos subsequentes do IFSC, campus Florianópolis. Educ. Form., [S. l.], v. 3, n. 9, p. 102–120, 2018. DOI: 10.25053/redufor.v3i9.182. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/182. Acesso em: 25 jul. 2024.