O contexto local como elo entre ciências da natureza e educação do campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v3i7.172

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Educação do campo, Contexto local

Resumo

Apresenta-se um recorte da pesquisa desenvolvida na Universidade Federal do Pampa – Campus Dom Pedrito, no curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. Objetivou-se sugerir articulações entre Ciências e o contexto sócio-político-econômico e cultural do campo. Analisaram-se os cadernos de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola do campo do Rio Grande do Sul. É uma pesquisa qualitativa, explicativa e documental, aliando três concepções teóricas: Educação do Campo, Ensino de Ciências e formas de articulação com o meio. Constatou-se que os conteúdos de Ciências são trabalhados de forma mecânica, seguindo a sequência do livro didático. Não se evidenciou imbricamento entre conteúdos de Ciências e contexto local. Estima-se que as propostas temáticas: terrário e alimentação são potencializadoras da construção do conhecimento, integrando os conteúdos de Ciências e contexto cultural dos sujeitos do campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ÁLVAREZ-PÉREZ, P. R. La función tutorial en la universidad: una apuesta por la mejora de la calidad de la enseñanza. Madrid: EOS, 2002.

ÁLVAREZ ROJO, V. (Dir.). Propuestas del profesorado bien evaluado para potenciar el aprendizaje de los estudiantes. Sevilla: Universidad de Sevilla, 2000.

ALVES, A.; MOREIRA, F.; SOUSA, R. O papel dos tutores na aprendizagem baseada em projectos: três anos de experiência na Escola de Engenharia da Universidade do Minho. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación, Coruña, n. extr., p. 1759-1770, 2007.

ARGÜIS, R. et al. Tutoria: com a palavra, o aluno. Porto Alegre: Artmed, 2002.

BAUDRIT, A. A tutoria: riqueza de um método. Porto: Porto, 2009.

BENAVENT OLTRA, J. A. Orientación educativa y régimen de tutorías en la Universidad de Valencia. Valencia: ICE de la Universidad de Valencia, 1984.

CABRITO, B. G. A creditação das aprendizagens pela experiência no acesso ao Ensino Superior: O caso dos Maiores de 23 na Universidade de Lisboa. Perspectiva, Florianópolis, v. 26, n. 1, p. 231-250, 2008.

CARRASCO, V.; LAPEÑA, C. La acción tutorial en la Universidad de Alicante. In: FRAU, M. J.; SAULEDA, N. (Org.). Investigar en Diseño Curricular. Redes de docencia en el Espacio Europeo de Educación Superior. Alcoy: Marfil, 2005. p. 329-358. v. 2.

CASTELLANO MORENO, F. La orientación educativa en la Universidad de Granada. Granada: Universidad de Granada, 1995.

DÍAZ ALLUÉ, M. T. Problemática académica del universitario madrileño. Madrid: ICE Universidad Complutense, 1973.

DURÁN, D. (Coord.). Tutoría entre iguales. Barcelona: ICE de la Universidad de Barcelona, 2003.

ESTEVES, M. Para a excelência no Ensino Superior. Sísifo: Revista de Ciências da Educação, Lisboa, n. 7, p. 101-110, 2008.

FERNANDES, S.; FLORES, M. A.; LIMA, R. M. Assessing the Impact of project-led education: a case study at the University of Minho. In: KOLMOS, A.; DU, X. (Ed.). Research Symposium on Problem-Based Learning in Engineering Education. Aalborg: Unesco, 2008.

GAIRÍN, J. et al. La tutoría académica en el escenario europeo de Educación Superior. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, v. 18 , n. 1, p. 66-77, 2004.

GALLEGO MATAS, S. Las funciones del tutor universitario. In: AEOP. La orientación educativa y la intervención psicopedagógica integradas en el currículum. Valencia: AEOP, 1997. p. 289-292.

LÁZARO MARTÍNEZ, A. La función tutorial de la acción docente universitaria. Revista Complutense de Educación, Madrid, v. 8, n. 1-2, p. 109-127; 234-252, 1997.

PORTUGAL. Decreto-Lei nº 64/2006. Regulamenta o acesso ao ensino superior pelos aprendentes maiores de 23 anos. Diário da República, n. 57, p. 2054-2056, 2016.

PORTUGAL. Despacho nº 3236/2015. Regulamento do processo de avaliação da capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 na Universidade de Lisboa. Diário da República, 2. série, nº 62, p. 7758-7760, 2015.

RODRÍGUEZ MORENO, M. L. Modelos de orientación curricular: el caso de la integración de la educación para la vida profesional (Educación vocacional) en el currículum escolar. Ponencia presentada al I Seminario Regional de Orientación Educativa, Murcia, 28-28 abril 1989.

SOLA MARTÍNEZ, T.; MORENO ORTIZ, A. La acción tutorial en el contexto del Espacio Europeo de Educación Superior. Educación y Educadores, Cundinamarca, v. 8, p. 123-143, 2005.

TAVARES, J. Formação e inovação no Ensino Superior. Porto: Porto, 2003.

UNIVERSIDADE DE LISBOA. Maiores de 23 anos. Lisboa: UL, 2015. Disponível em: <http://www.ulisboa.pt/home-page/estudar/formacao-ao-longo-da-vida/maiores-de-23-anos/>. Acesso em: 15 out. 2015.

VALDIVIA SÁNCHEZ, C. Orientación y tutoría en la Universidad. In: AEOP. La orientación educativa y la intervención psicopedagógica integradas en el currículum. Valencia: AEOP, 1997. p. 255-263.

VEIGA SIMÃO, A. M. et al. Tutoria no Ensino Superior: concepções e práticas. Sísifo: Revista de Ciências da Educação, Lisboa, n. 7, p. 75-88, 2008.

VEIGA SIMÃO, A. M.; FLORES, M. A. Experiências de tutoria: problemas e desafios. In: JORNADAS DE REDES DEINVESTIGACIÓN EM DOCENCIA UNIVERSITARIA. 6., 2008, Alicante. Anais... Alicante: Universidade de Alicante, 2008.

ZABALZA, M. Á. Competencias docentes del profesorado universitario: calidad y desarrollo profesional. Madrid: Narcea, 2007.

Downloads

Publicado

2018-01-02

Como Citar

FONSECA, E. M. da; BIERHALZ, C. D. K. O contexto local como elo entre ciências da natureza e educação do campo. Educ. Form., [S. l.], v. 3, n. 7, p. 66–84, 2018. DOI: 10.25053/redufor.v3i7.172. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/172. Acesso em: 21 nov. 2024.