O contexto local como elo entre ciências da natureza e educação do campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v3i7.172

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Educação do campo, Contexto local

Resumo

Apresenta-se um recorte da pesquisa desenvolvida na Universidade Federal do Pampa – Campus Dom Pedrito, no curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. Objetivou-se sugerir articulações entre Ciências e o contexto sócio-político-econômico e cultural do campo. Analisaram-se os cadernos de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola do campo do Rio Grande do Sul. É uma pesquisa qualitativa, explicativa e documental, aliando três concepções teóricas: Educação do Campo, Ensino de Ciências e formas de articulação com o meio. Constatou-se que os conteúdos de Ciências são trabalhados de forma mecânica, seguindo a sequência do livro didático. Não se evidenciou imbricamento entre conteúdos de Ciências e contexto local. Estima-se que as propostas temáticas: terrário e alimentação são potencializadoras da construção do conhecimento, integrando os conteúdos de Ciências e contexto cultural dos sujeitos do campo.

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Publicado

2018-01-02

Como Citar

FONSECA, E. M. da; BIERHALZ, C. D. K. O contexto local como elo entre ciências da natureza e educação do campo. Educ. Form., [S. l.], v. 3, n. 7, p. 66–84, 2018. DOI: 10.25053/redufor.v3i7.172. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/172. Acesso em: 12 nov. 2024.