Atratividade docente entre os ingressantes no curso de Pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v5i13.1468

Palavras-chave:

Atratividade docente, Valorização docente, Docência

Resumo

O presente artigo discute a atratividade docente entre os ingressantes no Curso de Pedagogia. O objetivo foi conhecer a motivação para o ingresso dos alunos no primeiro período do curso, uma vez que a profissão docente parece estar desvalorizada. O artigo descreve e analisa o contexto atual da docência, destaca a questão da valorização docente e da atratividade da carreira. Traz ainda os resultados de pesquisa de campo realizada com os 65 alunos do 1º período do Curso de Pedagogia, de uma instituição estadual, em um município do estado do Rio de Janeiro/Brasil, que responderam a um questionário no 2° semestre de 2018. A pesquisa indica que o Curso de Pedagogia não era a primeira opção de curso superior da maior parte dos alunos, que o escolheram por diversos motivos. Os mais citados foram: gostar de trabalhar com crianças e a oportunidade de concluir os estudos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kíssila Ferreira Magro da Silva, Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes/RJ

Licenciada em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (ISEPAM) e Professora de Educação Infantil da rede municipal de Campos dos Goytacazes/RJ

Carla Patrícia Quintanilha Corrêa, Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (ISEPAM)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) com Pós-doutorado em Educação pela UFJF. Professora do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylart (ISEPAM)/RJ.

Referências

BARRETO, E. S. S. Políticas de formação docente para a educação básica no Brasil: embates contemporâneos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 20, n. 62, p. 679-701, 2015.

BAUER, A.; CASSETARI, N.; OLIVEIRA, R. P. Políticas docentes e qualidade da educação: uma revisão de literatura e indicações de política. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 25, n. 97, p. 943-970, 2017.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 21 dez. 1996.

BRASIL. Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008. Regulamenta a alínea “e” do inciso III do caput do art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 17 jul. 2008.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 5, de 13 de dezembro de 2005. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, 16 maio 2006.

CARDOSO, M. C.; FIGUEIREDO, S. O.; SOARES, S. E. C. Atratividade da carreira docente na educação básica: Fios de reflexões sobre o prazer e o sofrimento da professoralidade. Revista de Iniciação à Docência, Vitória da Conquista, v. 1, n. 1, p. 25-36, 2016.

CORRÊA, C. P. Q. et al. A atratividade da docência na educação infantil em ingressantes do curso de Pedagogia. Educação: Teoria e Prática, Rio Claro, v. 29, n. 60, p. 121-139, 2019.

DUBET, F. Mutações cruzadas: a cidadania e a escola. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 16, n. 47, p. 289-322, 2011.

GATTI, B. A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, 2010.

GATTI, B. A. Formação inicial de professores para a educação básica: pesquisas e políticas educacionais. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 25, n. 57, p. 24-54, 2014.

GONÇALVES, S. R. V. O curso de Pedagogia no Brasil: da formação específica para a formação generalista. Revista Espaço do Currículo, João Pessoa, v. 10, n.2, p. 244-258, 2017.

HAGEMEYER, R. C. C. Dilemas e desafios da função docente na sociedade atual: os sentidos da mudança. Educar, Curitiba, n. 24, p. 67-85, 2004.

HIRATA, G.; OLIVEIRA, J. B. A.; MEREB, T. M. Professores: quem são, onde trabalham, quanto ganham. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 27, n. 102, p. 179-203, 2019

LANTHEAUME, F. Professores e dificuldades do ofício: preservação e reconstrução da dignidade profissional. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 146, p. 368-387, 2012.

LOUZANO, P. et al. Quem quer ser professor? Atratividade, seleção e formação docente no Brasil. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 21, n. 47, p. 543-568, 2010.

MARIN, A. J.; GIOVANNI, L. Formação de professores para o início da escolarização: fragilidades. Intermeio, Campo Grande, v. 19, n. 38, p. 52-68, 2013.

MASSON, G. Requisitos essenciais para a atratividade e a permanência na carreira docente. Educação & Sociedade, Campinas, v. 38, n. 140, p. 849-864, 2017.

OLIVEIRA, D. A. As políticas de formação e a crise da profissionalização docente: por onde passa a valorização? Revista Educação em Questão, Natal, v. 46, n. 32, p. 51-74, 2013.

PIMENTA, S. G. et al. Os cursos de licenciatura em Pedagogia: fragilidades na formação inicial do professor polivalente. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 1, p. 15-30, 2017.

PLACCO, V. M. N. S.; SOUZA, V. L. T.; ALMEIDA, L. R. O coordenador pedagógico: aportes à proposição de políticas públicas. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 147, p. 754-771, 2012.

SARTI, F. M. O curso de Pedagogia e a universitarização do magistério no Brasil: das disputas pela formação docente à sua desprofissionalização. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 45, p. 1-18, 2019.

SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 40, 2009.

TARTUCE, G. L. B. P. et al. Alunos do ensino médio e atratividade da carreira docente no Brasil. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 140, p. 445-477, 2010.

Publicado

2019-12-09

Como Citar

SILVA, K. F. M. da; CORRÊA, C. P. Q. Atratividade docente entre os ingressantes no curso de Pedagogia. Educ. Form., [S. l.], v. 5, n. 13, p. 59–78, 2019. DOI: 10.25053/redufor.v5i13.1468. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1468. Acesso em: 21 nov. 2024.