Vício em Internet e identidade de rede: características de desenvolvimento em jovens estudantes
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v9.e14244Palavras-chave:
Dependência da Internet, Vício em Internet, Jovens, Estudantes Universitários, Qualidades PessoaisResumo
O objetivo do estudo é detectar o nível de dependência da Internet em jovens estudantes, identificar as características da formação da identidade da rede e comprovar a relação entre os traços de personalidade e o comportamento de dependência. O artigo relata os resultados de um estudo empírico de estudantes universitários de pedagogia (n=248), utilizando uma bateria de técnicas de diagnóstico e análise secundária. Os resultados mostram um nível moderado de dependência da Internet na maioria dos alunos pesquisados e confirmam sua associação com traços de personalidade - extroversão/introversão, neuroticismo e psicoticismo, comportamento manipulador, abertura à experiência, atitude situacional em relação a normas e valores para atingir os objetivos, aprovação das ações pelos usuários de referência da rede social e formação da imagem e da reputação na Internet. Entre as causas do vício em Internet estão a falta de gerenciamento do tempo, o descontrole da permanência on-line; a dependência psicológica; a falta de disposição para interromper outras atividades e a evitação deliberada; e a agressão verbal em caso de incapacidade de usar recursos on-line. Os autores concluem que programas de prevenção secundária direcionados, como intervenções educacionais e atividades de conscientização, podem reduzir efetivamente a dependência da Internet e seus riscos associados entre estudantes universitários, conforme evidenciado por melhorias nas métricas de identidade da rede e níveis mais baixos de dependência durante o estágio de controle.
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