Movimento de incompletude/insurgência nas práticas curriculares dos professores do agreste pernambucano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v9.e14190

Palavras-chave:

Currículo, Políticas, Docência, Pós-estrutural

Resumo

Este artigo, faz parte de uma pesquisa maior vinculada ao grupo de estudo "Discursos e Práticas Educacionais". O objetivo geral é compreender a relação entre o movimento de incompletude das políticas curriculares e a insurgência das práticas curriculares dos professores do agreste pernambucano. Esta pesquisa é de natureza qualitativa e de campo, tendo como participantes professores do ensino fundamental de escolas públicas do município de Caruaru e cidades circunvizinhas. Como procedimentos metodológicos a observação e entrevistas semiestruturadas, bem como, utilizamos a Teoria do Discurso (Laclau e Mouffe, 2015) como instrumental teórico-metodológico, por ser mediador indispensável para entender os discursos como parciais e contingentes. Os resultados apontam que há um movimento de diversas leituras e interpretações nas produções das políticas curriculares, a partir das experiências vivenciadas pelos docentes no cotidiano da sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida, Universidade Federal de Pernambuco

Professora Titular UFPE-CAA/ Pesquisadora Produtividade/PQ/CNPq e membro do CAFTE/CIEE Portugal

José Carlos Miranda da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Bolsista PIBIC – PROPESQ, inserido no grupo de estudos “Discursos e Práticas Educacionais” – CNPq.

Ednaelli Dolôres Vieira da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Bolsista PIBIC – PROPESQ, inserida no grupo de estudos “Discursos e Práticas Educacionais” – CNPq.

Referências

ALMEIDA, L. A. A.; SILVA, G. N. R. O currículo pensado do curso de Pedagogia: a pesquisa em questão. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 2, n. 12, p. 1440-1456, 2014. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/15552. Acesso em: 25 jul. 2024.

BARROS, M. Poesia completa São Paulo: Leya, 2010.

BEDIN, A. M.; ANTÔNIO, C. A. Os impactos da BNCC na política curricular do estado do Paraná. Currículo sem Fronteiras, [S.l.], v. 23, p. 1-32, 2023. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol23articles/bedin-antonio.pdf. Acesso em: 4 jul. 2024.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 22 dez. 2017.

CARVALHO, A. P. P. M.; AFONSO, N. C. Governança em rede: sentidos que se deslocam no movimento da formação continuada de professores alfabetizadores. Currículo sem Fronteiras, [S.l.], v. 21, n. 3, p. 1405-1422, 1º jul. 2024. Disponível em: https://curriculosemfronteiras.org/vol21iss3articles/carvalho-afonso.pdf. Acesso em: 2 maio. 2024.

FIGUEIREDO, M. Políticas curriculares para a formação de professores: sobre a verdade, o consenso e o controle do perfil docente. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Campinas, v. 17, n. 50, p. 59-77, 2020. Disponível em: https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6931/47967202. Acesso em: 25 jan. 2024.

GIGANTE, C. C.; RODRIGUES, P. F. Base/Comum/Nacional: a busca pela universalização na BNCC. In: ANPED, 2019, Niterói. Anais [...]. Niterói: Anped, 2019.

LACLAU, E.; MOUFFE, C. Hegemonia e estratégias socialistas: por uma política democrática radical. São Paulo: Entremeios; Brasília, DF: CNPq, 2015.

LEMOS, J. S.; OLIVEIRA, M. B. A BNCC no contexto da prática: em meio a uma pandemia, é possível pensar a educação sob outras “bases”?. Currículo sem Fronteiras, [S.l.], v. 20, n. 3, p. 821-841, 2020. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol20iss3articles/lemos-oliveira.pdf. Acesso em: 20 jul. 2024.

LOPES, A. C.; ALBA, A. Diálogos curriculares entre Brasil e México. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2014.

LOVERA, I. T. S. A felicidade no discurso dos professores do colégio de aplicação da Universidade Federal de Pernambuco. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.

MEDEIROS, C. A. O.; FIGUEIREDO, M. P. S. Política, currículo e formação docente: em torno das novas bases profissionais do saber-fazer. Teias, Rio de Janeiro, v. 24, p. 84-94, 2023. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/76033 Acesso em: 20 jul. 2024.

MELO, M. J. C.; ALMEIDA, L. C. A.; LEITE, C. Negociação das políticas/práticas curriculares: o desenvolvimento profissional de professores(as) orientado para a decisão curricular. Educar em Revistas, Curitiba, v. 39, e87031, 2023. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/1550/155075150011/155075150011.pdf Acesso em: 20 jul. 2024.

MENDONÇA, D.; LINHARES, B. F. (org.). Teoria do discurso de Laclau e Mouffe: implicações teóricas e analíticas. São Paulo: Intermeios, 2021.

MIRANDA, J. V. A. Ética da alteridade e o paradoxo da hospitalidade ao outro na educação. Conjectura: Filosofia e Educação, Caxias do Sul, v. 21, n. 2, p. 406-419, 2016. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/conjectura/v21n2/2178-4612-conjectura-21-02-00406.pdf. Acesso em: 12 jun. 2023.

MOREIRA, C. C.; PEREIRA, B.; FERREIRA, M. S. O tornar-se professor(a) no currículo de Ciências: tensionando as teses culturais da BNCC e da BNC-Formação. Currículo sem Fronteiras, [S.l.], v. 21, p. 1208-1225, 2022. Disponível em: https://curriculosemfronteiras.org/vol21iss3articles/moreira-pereira-ferreira.pdf. Acesso em: 10 jun. 2024.

OLIVEIRA, V. B. Discursos conservadores nas políticas curriculares: do sacerdócio à profissionalização docente. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 17, n. 47, 2016. Disponível em: https://www.epublicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/25973. Acesso em: 6 jul. 2024.

SISCAR, M. Jacques Derrida: literatura, política e tradução. Campinas: Autores Associados, 2012.

Publicado

2024-12-10

Como Citar

ALMEIDA, L. A. A. de; SILVA, J. C. M. da; SILVA, E. D. V. da. Movimento de incompletude/insurgência nas práticas curriculares dos professores do agreste pernambucano. Educ. Form., [S. l.], v. 9, p. e14190, 2024. DOI: 10.25053/redufor.v9.e14190. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14190. Acesso em: 22 dez. 2024.