Movimento de incompletude/insurgência nas práticas curriculares dos professores do agreste pernambucano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v9.e14190

Palavras-chave:

Currículo, Políticas, Docência, Pós-estrutural

Resumo

Este artigo, faz parte de uma pesquisa maior vinculada ao grupo de estudo "Discursos e Práticas Educacionais". O objetivo geral é compreender a relação entre o movimento de incompletude das políticas curriculares e a insurgência das práticas curriculares dos professores do agreste pernambucano. Esta pesquisa é de natureza qualitativa e de campo, tendo como participantes professores do ensino fundamental de escolas públicas do município de Caruaru e cidades circunvizinhas. Como procedimentos metodológicos a observação e entrevistas semiestruturadas, bem como, utilizamos a Teoria do Discurso (Laclau e Mouffe, 2015) como instrumental teórico-metodológico, por ser mediador indispensável para entender os discursos como parciais e contingentes. Os resultados apontam que há um movimento de diversas leituras e interpretações nas produções das políticas curriculares, a partir das experiências vivenciadas pelos docentes no cotidiano da sala de aula.

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Biografia do Autor

Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida, Universidade Federal de Pernambuco

Professora Titular UFPE-CAA/ Pesquisadora Produtividade/PQ/CNPq e membro do CAFTE/CIEE Portugal

José Carlos Miranda da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Bolsista PIBIC – PROPESQ, inserido no grupo de estudos “Discursos e Práticas Educacionais” – CNPq.

Ednaelli Dolôres Vieira da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Bolsista PIBIC – PROPESQ, inserida no grupo de estudos “Discursos e Práticas Educacionais” – CNPq.

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Publicado

2024-12-10

Como Citar

ALMEIDA, L. A. A. de; SILVA, J. C. M. da; SILVA, E. D. V. da. Movimento de incompletude/insurgência nas práticas curriculares dos professores do agreste pernambucano. Educ. Form., [S. l.], v. 9, p. e14190, 2024. DOI: 10.25053/redufor.v9.e14190. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14190. Acesso em: 28 abr. 2025.