Estratégias de autorregulação social: relatos de uso em uma intervenção com professores do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v9.e13998

Palavras-chave:

Autorregulação Social, Ensino Médio, Estratégias de Aprendizagem, Intervenção, Professores

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os efeitos de uma intervenção realizada on-line no relato de uso de estratégias de autorregulação social por professores do Ensino Médio em um curso de formação continuada. A pesquisa foi conduzida por meio de um delineamento quase experimental com 14 docentes, utilizando uma abordagem mista para analisar dados coletados antes e após a intervenção. Para tanto, foi utilizado um questionário estruturado contendo 15 questões elaborado para esta pesquisa. A intervenção, baseada em sobreposição curricular, abordou estratégias de autorregulação social, cognitiva e metacognitiva. Os resultados não demonstraram diferenças estatisticamente significativas para as estratégias de autorregulação social utilizadas, no entanto, evidenciaram o aumento do uso de tecnologias digitais, como o WhatsApp, para suporte social. De forma geral, a intervenção mostrou-se eficaz em promover ajustes comportamentais e fortalecer a comunicação entre os professores, evidenciando a importância de estratégias de autorregulação social no ambiente educacional.

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Biografia do Autor

Deivid Alex dos Santos, Universidade Estadual de Londrina

Professor Colaborador no Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina. Doutor e mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Londrina.

Paula Mariza Zedu Alliprandini, Universidade Estadual de Londrina

Pós-doutora pelo Departamento de Psicologia da Cornell University. Doutora em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo. Professora Associada C no Departamento de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina.

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Acesso em: 3 set. 2024.

Publicado

2024-12-04

Como Citar

SANTOS, D. A. dos; ALLIPRANDINI, P. M. Z. Estratégias de autorregulação social: relatos de uso em uma intervenção com professores do Ensino Médio. Educ. Form., [S. l.], v. 9, p. e13998, 2024. DOI: 10.25053/redufor.v9.e13998. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/13998. Acesso em: 15 dez. 2024.