Acessibilidade formacional

a percepção profissional na inclusão da pessoa com deficiência intelectual no lazer

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v5i13.1180

Palavras-chave:

Acessibilidade, formação profissional, lazer, deficiência intelectual

Resumo

Este artigo discorre sobre a concepção de acessibilidade para as práticas no tempo/espaço de lazer da pessoa com deficiência intelectual na cidade de Curitiba, Paraná. A metodologia teve abordagem qualitativa e os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas abertas com gestores da Prefeitura Municipal de Curitiba (PMC), materiais de divulgação e informações disponíveis no site da PMC no período de 2013 até 2016. A análise aponta diversas barreiras enfrentadas por pessoas com deficiência intelectual no acesso aos bens e serviços públicos de lazer da PMC. Evidencia-se que para a superação da barreira “formacional” torna-se necessária a formação profissional continuada e conhecimento científico sobre pessoas com deficiência intelectual somadas ao olhar humano sensível, para que leis e ações nas políticas públicas de atendimento às pessoas com deficiência intelectual sejam efetivamente implementadas.

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Biografia do Autor

Vania Lucia Girardi, Universidade Federal do Paraná

Mestra em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2017) e Doutoranda na Linha de Pesquisa Linguagem, Corpo e Estética na Educação da Universidade Federal do Paraná (2019). Pós-graduação em Educação Especial, IBPEX (1999), Pós graduação em Educação Especial Inclusiva, Faculdade São Braz (2014). Atualmente é Professora da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (2005-2019) e pesquisadora do grupo Geplec – Grupo de Estudos e Pesquisas em Lazer espaço e Cidade (2014/2019).

Simone Rechia, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e pós Doutorado pelo Instituto Nacional de Educação Física da Catalunha (Barcelona/Espanha 2009), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1998). Atualmente é Professora adjunta da Universidade Federal do Paraná (UFPR), disciplina de fundamentos do lazer e colaboradora no programa de Pós graduação em Educação Física da UFPR e no Programa de Pós graduação em educação da UFPR. Professora Visitante na Universidade de Aveiro em Portugal, no departamento de Estudos Culturais. Foi Presidente do Colégio Brasileiro de Ciências do Esportes (2013/2017). É líder do grupo GEPLEC – Grupo de Estudos e Pesquisa em Lazer, Espaço e Cidade.

Aline Tschoke, Instituto Federal do Paraná

Doutora em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná(2016). Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2010). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Lazer. Pesquisadora do GEPLEC- Grupo de Estudos e Pesquisas em espaços lazer e cidade (2004-atual). Secretária Estadual do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte - PR gestão (2011-2012). Coordenadora do GT Lazer e Sociedade do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (2017-2019). Atualmente professora do IFPR- Instituto Federal do Paraná (2012).

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Publicado

2019-12-09

Como Citar

GIRARDI, V. L.; RECHIA, S.; TSCHOKE, A. Acessibilidade formacional: a percepção profissional na inclusão da pessoa com deficiência intelectual no lazer. Educ. Form., [S. l.], v. 5, n. 13, p. 95–112, 2019. DOI: 10.25053/redufor.v5i13.1180. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1180. Acesso em: 22 dez. 2024.