Constituição do ser docente e ciberformação em docências universitárias: práticas discursivas e ontologia do presente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11232

Palavras-chave:

Ser Docente, Ciberformação, Práticas Discursivas, Ontologia do Presente, Docências Universitárias

Resumo

O artigo apresenta resultados preliminares de tese em curso que objetivou compreender as práticas discursivas que constituem o ser docente universitário e os processos de ciberformação decorrentes. Qualitativa, multirreferencial e articulada com a metodologia da conversa, a investigação tem um enfoque arqueogenealógico e busca criar uma ontologia do presente do ser docente. Os dados produzidos/analisados em conversas online com vinte e nove professores atuantes no ensino superior em cursos de licenciaturas em quatro continentes, América, África, Europa e Ásia, constituíram três Unidades Categoriais de Análise das práticas discursivas docentes: a virtualidade, a intersubjetividade e a ciberformacividade. Entrecruzados com o referencial teórico da pesquisa, a saber, Nietzsche, Foucault, Deleuze, Han, Lévy, Zuboff, Hooks, Agamben, Najmanovich, Freire, Moraes, Bruno, os dados fizeram emergir pistas, apontando como, nas docências universitárias, o ser docente e processos de ciberformação podem promover emancipação e consciência tecnológica crítica aos sujeitos.

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Biografia do Autor

Octavio Silvério de Souza Vieira Neto, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre e Doutorando em Educação: filosofia da educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora; Membro dos Grupos de Pesquisa Aprendizagem em Rede – GRUPAR e Ontologia, Ética e Educação - EINAI. Pesquisador bolsista CAPES.

Adriana Rocha Bruno, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora e Mestre em Educação: currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Pós-Doutorado em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação; Líder do Grupo de Pesquisa Aprendizagem em Rede – GRUPAR. Pesquisadora do CNPq (PQ).

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Publicado

2023-12-28

Como Citar

VIEIRA NETO, O. S. de S.; BRUNO, A. R. Constituição do ser docente e ciberformação em docências universitárias: práticas discursivas e ontologia do presente. Educ. Form., [S. l.], v. 8, p. e11232, 2023. DOI: 10.25053/redufor.v8.e11232. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/11232. Acesso em: 16 maio. 2024.