Liderança pedagógica dos gestores escolares e o desenvolvimento profissional docente: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e10818Palavras-chave:
Liderança pedagógica, Gestão Escolar, Desenvolvimento profissional docente, EscolaResumo
Este estudo trata da importância do papel dos gestores escolares como líderes do trabalho realizado na escola, bem como da liderança pedagógica como o processo de influência em função da melhoria do ensino e da aprendizagem. Com o objetivo de identificar as contribuições e desafios dos gestores frente ao desenvolvimento profissional docente, realizou-se uma revisão sistemática de artigos publicados entre 2010 e 2019. Foram analisados vinte e seis estudos de 20 países distintos em revistas de indexação Web of Science e Scielo, e os resultados encontrados foram categorizados em cinco temas: sistema, lugar, pedagogia, pessoas e pessoal. A análise de conteúdo dos estudos ressalta: a influência das políticas públicas; a necessidade de maior equilíbrio entre as demandas administrativas e pedagógicas; as lacunas vinculadas à formação dos gestores; a observação de aula como estratégia mais disseminada; e a importância da confiança no processo desenvolvimento profissional docente.
Downloads
Referências
ALBENDEA, R. S.; MARTÍN-CUADRADO, A. M. Diagnosis de la problemática actual de las direcciones escolares. Revista Complutense de Educación, Madrid, v. 28, n. 4, p. 1193-1210, 2017. DOI: https://doi.org/10.5209/RCED.51637
ALMEIDA, M. et al. Atuar na indução de professores: que implicações para os diretores escolares portugueses?. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 31, n. 2, p. 196-214, 2018. DOI: https://doi.org/10.21814/rpe.14689
ALTET, M. A observação das práticas de ensino efetivas em sala de aula: pesquisa e formação. Pesquisa em Educação, Belo Horizonte, v. 47, n. 166, p. 1196-1223, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/198053144321
ARAVENA, F. et al. Liderazgo escolar: una mirada a los criterios de éxito pedagógico de los jefes de unidad técnica pedagógica en Chile. Revista Calidad en la Educación, Santiago de Chile, n. 51, p. 252-280, 2019. DOI: https://doi.org/10.31619/caledu.n51.647
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: 70, 2011.
BARBER, M.; MOURSHED, M. Cómo hicieron los sistemas educativos con mejor desempeño para alcanzar sus objetivos. Santiago de Chile: Preal, McKinsey e Company, 2008.
BØE, M.; HOGNESTAD, K. Directing and facilitating distributed pedagogical leadership: best practices in early childhood education. International Journal of Leadership in Education, [S.l.], v. 20, n. 2, p. 133-148, 2015. DOI: https://doi.org/10.1080/13603124.2015.1059488
BOLÍVAR, A. ¿Cómo un liderazgo pedagógico y distribuido mejora los logros académicos? Revisión de la investigación y propuesta. Magis: Revista Internacional de Investigación en Educación, Bogotá, v. 3, n. 5, p. 79-106, 2010.
BOLÍVAR, A. Una dirección escolar con capacidad de liderazgo pedagógico. Madrid: Arco, 2019.
CASTRO, C. S. A. et al. Competencias de liderazgo que movilizan docentes en puestos directivos escolares de establecimientos educativos particulares subvencionados de la V Región de Chile. Revista Educación, Santiago de Chile, v. 43, n. 2, p. 201-219, 2019. DOI: https://doi.org/10.15517/revedu.v43i2.31834
CANSOY, R. et al. Factors that limit effective administrative behaviors of school principals: a mixed method study. Journal of History Culture and Art Research, [S.l.], v. 7, n. 1, p. 65-76, 2018. DOI: https://doi.org/10.7596/taksad.v7i1.1397
CONTRERAS, T. S. Liderazgo pedagógico, liderazgo docente y su papel en la mejora de la escuela: una aproximación teórica. Propósitos y Representaciones, Lima, v. 4, n. 2, p. 231-284, 2016. DOI: https://doi.org/10.20511/pyr2016.v4n2.123
CONWAY, J. M.; DOROTHY, A. A school wide approach to leading pedagogical enhancement: an Australian perspective. Journal of Educational Change, [S.l.], v. 17, n. 1, p. 115-139, 2015. DOI: https://doi.org/10.1007/s10833-015-9258-0
COSTA, E. et al. School leaders’ insights regarding beginning teachers’ induction in Belgium, Finland and Portugal. Eurasian Journal of Educational Research, [S.l.], v. 81, p. 57-78, 2019. DOI: https://doi.org/10.14689/ejer.2019.81.4
DHAR, A. P. Authentic leadership for teacher’s academic optimism: moderating effect of training comprehensiveness. European Journal of Training and Development, [S.l.], v. 40, n. 5, 2016. DOI: https://doi.org/10.1108/EJTD-12-2015-0096
DEMPSTER, N.; LOVETT, S.; FLÜCKIGER, B.; JOHNSON, G. Desarrollo profesional de directivos escolares: un acto de permanente equilibrio. In: WEINSTEIN, J.; MUÑOZ, G. Cómo cultivar el liderazgo educativo: trece miradas. Santiago de Chile: Universidad Diego Portales, 2018. p. 241-273.
FULLAN, M. Liderar los aprendizajes: acciones concretas en pos de la mejora escolar. In: WEINSTEIN, J.; MUÑOZ, G. (org.). Mejoramiento y liderazgo en la escuela: once miradas. Santiago do Chile: Universidad Diego Portales e Cedle, 2017.
GARCÍA, J. E. et al. Desarrollo profesional docente y liderazgo escolar en escuelas de Educación Básica. Revista Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, Toluca, v. 3, n. 2, 2016.
GARCIA, P. S.; MIRANDA, N. A. A gestão escolar e a formação docente: um estudo em escolas de um município paulista. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 4, p. 2210-2230, 2017. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n4.out./dez.2017.9283
GODDARD, R.; GODDARD, Y.; KIM, E. S.; MILLER, R. A Theoretical and empirical analysis of the roles of instructional leadership, teacher collaboration, and collective efficacy beliefs in support of student learning. American Journal of Education, [S.l.], v. 121, n. 4, p. 501-530, 2015. DOI: https://doi.org/10.1086/681925
GONZÁLEZ, M. T. Dirección y liderazgo educativo en los centros escolares. In: GONZÁLEZ, M.T. (coord.). Innovaciones en el gobierno y la gestión de los centros escolares. Madrid: Síntesis, 2011. p. 163-184.
GOUGH, D.; OLIVER, S.; THOMAS, J. An introduction to systematic reviews. London: Sage, 2012.
KRAFT, M.; GILMOUR, A. F. Can principals promote teacher development as evaluators? A case study of principals’ views and experiences. Educational Administration Quarterly, [S.l.], p. 1-43, 2016. DOI: https://doi.org/10.1177/0013161X16653445
LAMBERSKY, J. Understanding the human side of school leadership: principals’ impact on teachers’ morale, self-efficacy, stress, and commitment. Leadership and Policy in Schools, [S.l.], v. 15, n. 4, p. 379-405, 2016. DOI: https://doi.org/10.1080/15700763.2016.1181188
LEITHWOOD, K. et al. Successful school leadership: what it is and how it influences pupil learning. London: DfES and Nottingham: NCSL, 2006.
LILJENBERG, M. Teacher leadership modes and practices in a Swedish context: a case study. School Leadership & Management, [S.l.], v. 36, n. 1, p. 21-40, 2016. DOI: https://doi.org/10.1080/13632434.2016.1160209
MÉNDEZ, J. L. S. How Mexican principals deal with teacher underperformance: a study of how public middle school principals in Mexico City manage underperforming teachers. Mexican Law Review, Ciudad de México, v. 5, n. 2, p. 373-398, 2013. DOI: https://doi.org/10.1016/S1870-0578(16)30029-4
MOHER, D.; LIBERATI, A.; TETZLAFF, J.; ALTMAN, D. G. Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: the Prisma statement. PLoS Medicine, [S.l.], v. 6, n. 7, 2009. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pmed.1000097
MURILLO, F. J. El movimiento de investigación de eficacia escolar. In: MURILLO, F. J. (coord.). La investigación sobre eficacia escolar en Iberoamérica: revisión internacional sobre el estado del arte. Bogotá: Convenio Andrés Bello, 2003. p. 53-92.
NGUYỄN, H. et al. Assessing and strengthening patterns of instructional leadership among primary school principals in Vietnam. International Journal of Educational Management, [S.l.], v. 32, n. 3, p. 396-415, 2018. DOI: https://doi.org/10.1108/IJEM-02-2017-0046
PIYAMAN, P. et al. Addressing the achievement gap: exploring principal leadership and teacher professional learning in urban and rural primary schools in Thailand. Journal of Educational Administration, [S.l.], v. 55, n. 6, p. 717-734, 2017. DOI: https://doi.org/10.1108/JEA-12-2016-0142
PONT, B.; NUSCHE, D.; MOORMAN, H. Improving school leadership. Paris: OECD, 2008.
QUIROGA, M.; ARAVENA, F. ¿Qué tipo de datos recolectan los directores? Consecuencias para la elaboración de planes de mejora. Revista Páginas de Educación, Montevideo, v. 11, n. 2, p. 24-39, 2018. DOI: https://doi.org/10.22235/pe.v11i2.1639
ROBINSON, V.; HOHEPA, M.; LLOYD, C. School leadership and student outcomes: identifying what works and why: best evidence synthesis iteration. Wellington: Ministry of Education, 2009.
ROBINSON, V. M.; LLOYD, C. A.; ROWE, K. J. El impacto del liderazgo en los resultados de los estudiantes: un análisis de los efectos diferenciales de los tipos de liderazgo. Reice: Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, Madrid, v. 12, n. 4, p. 13-40, 2014. DOI: https://doi.org/10.15366/reice2014.12.4.001
RODRÍGUEZ-MOLINA, G. Funciones y rasgos del liderazgo pedagógico en los centros de enseñanza. Educación y Educadores, Bogotá, v. 2, n. 14, p. 253-267, 2019. DOI: https://doi.org/10.5294/edu.2011.14.2.1
SATO, T. et al. Japanese elementary teachers’ professional development experiences in physical education lesson studies. Physical Education and Sport Pedagogy, [S.l.], v. 25, n. 2, p. 137-153, 2019.
SENTOČNIK, S. et al. Educational reform in Georgia: recommendations for building leadership capacity as a critical success factor for instructional change. International Journal of Leadership in Education, [S.l.], v. 21, n. 6, p. 651-668, 2016. DOI: https://doi.org/10.1080/13603124.2016.1224931
TAPIA-GUTIÉRREZ, C. P. et al. Liderazgo de los directivos docentes en contextos vulnerables. Educación y Educadores, Bogotá, v. 14, n. 2, p. 389-409, 2011. DOI: https://doi.org/10.5294/edu.2011.14.2.8
ULF, L. Professional norms guiding school principals’ pedagogical leadership. International Journal of Educational Management, v. 4, n. 29, p. 461-476, 2015. DOI: https://doi.org/10.1108/IJEM-08-2014-0121
WEINSTEIN, J.; MUÑOZ, G.; SEMBLER, M.; MARFÁN, J. Una década de investigación empírica sobre el liderazgo educativo en chile: una revisión sistemática de los artículos publicados en revistas indexadas (2008- 2019). Calidad en la Educación, Santiago de Chile, n. 51, p. 15-52, 2019. DOI: https://doi.org/10.31619/caledu.n51.671
WIECZOREK, D. et al. Principals’ instructional feedback practices during race to the top. Leadership and Policy in Schools, [S.l.], v. 18, n. 3, p. 357-381, 2018. DOI: https://doi.org/10.1080/15700763.2017.1398336
WIND, S. A. et al. Principals’ use of rating scale categories in classroom observations for teacher evaluation. School Effectiveness and School Improvement, [S.l.], v. 29, n. 3, p. 485-510, 2018. DOI: https://doi.org/10.1080/09243453.2018.1470989
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Alex Moreira Roberto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.