Liderança pedagógica dos gestores escolares e o desenvolvimento profissional docente: uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e10818

Palavras-chave:

Liderança pedagógica, Gestão Escolar, Desenvolvimento profissional docente, Escola

Resumo

Este estudo trata da importância do papel dos gestores escolares como líderes do trabalho realizado na escola, bem como da liderança pedagógica como o processo de influência em função da melhoria do ensino e da aprendizagem. Com o objetivo de identificar as contribuições e desafios dos gestores frente ao desenvolvimento profissional docente, realizou-se uma revisão sistemática de artigos publicados entre 2010 e 2019. Foram analisados vinte e seis estudos de 20 países distintos em revistas de indexação Web of Science e Scielo, e os resultados encontrados foram categorizados em cinco temas: sistema, lugar, pedagogia, pessoas e pessoal. A análise de conteúdo dos estudos ressalta: a influência das políticas públicas; a necessidade de maior equilíbrio entre as demandas administrativas e pedagógicas; as lacunas vinculadas à formação dos gestores; a observação de aula como estratégia mais disseminada; e a importância da confiança no processo desenvolvimento profissional docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Moreira Roberto, Universidad Diego Portales

Doutorando em Educação pela Universidad Diego Portales e Universidad Alberto Hurtado em Santiago no Chile. Possui Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (2013), MBA em Liderança, Inovação e Gestão 3.0 pela PUC-RS (2019), Especialização em História, Sociedade e Cultura pela PUC-SP (2011), Especialização em Orientação Educacional do Ensino Fundamental e Médio e Graduação em Pedagogia (2007).

Referências

ALBENDEA, R. S.; MARTÍN-CUADRADO, A. M. Diagnosis de la problemática actual de las direcciones escolares. Revista Complutense de Educación, Madrid, v. 28, n. 4, p. 1193-1210, 2017. DOI: https://doi.org/10.5209/RCED.51637

ALMEIDA, M. et al. Atuar na indução de professores: que implicações para os diretores escolares portugueses?. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 31, n. 2, p. 196-214, 2018. DOI: https://doi.org/10.21814/rpe.14689

ALTET, M. A observação das práticas de ensino efetivas em sala de aula: pesquisa e formação. Pesquisa em Educação, Belo Horizonte, v. 47, n. 166, p. 1196-1223, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/198053144321

ARAVENA, F. et al. Liderazgo escolar: una mirada a los criterios de éxito pedagógico de los jefes de unidad técnica pedagógica en Chile. Revista Calidad en la Educación, Santiago de Chile, n. 51, p. 252-280, 2019. DOI: https://doi.org/10.31619/caledu.n51.647

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: 70, 2011.

BARBER, M.; MOURSHED, M. Cómo hicieron los sistemas educativos con mejor desempeño para alcanzar sus objetivos. Santiago de Chile: Preal, McKinsey e Company, 2008.

BØE, M.; HOGNESTAD, K. Directing and facilitating distributed pedagogical leadership: best practices in early childhood education. International Journal of Leadership in Education, [S.l.], v. 20, n. 2, p. 133-148, 2015. DOI: https://doi.org/10.1080/13603124.2015.1059488

BOLÍVAR, A. ¿Cómo un liderazgo pedagógico y distribuido mejora los logros académicos? Revisión de la investigación y propuesta. Magis: Revista Internacional de Investigación en Educación, Bogotá, v. 3, n. 5, p. 79-106, 2010.

BOLÍVAR, A. Una dirección escolar con capacidad de liderazgo pedagógico. Madrid: Arco, 2019.

CASTRO, C. S. A. et al. Competencias de liderazgo que movilizan docentes en puestos directivos escolares de establecimientos educativos particulares subvencionados de la V Región de Chile. Revista Educación, Santiago de Chile, v. 43, n. 2, p. 201-219, 2019. DOI: https://doi.org/10.15517/revedu.v43i2.31834

CANSOY, R. et al. Factors that limit effective administrative behaviors of school principals: a mixed method study. Journal of History Culture and Art Research, [S.l.], v. 7, n. 1, p. 65-76, 2018. DOI: https://doi.org/10.7596/taksad.v7i1.1397

CONTRERAS, T. S. Liderazgo pedagógico, liderazgo docente y su papel en la mejora de la escuela: una aproximación teórica. Propósitos y Representaciones, Lima, v. 4, n. 2, p. 231-284, 2016. DOI: https://doi.org/10.20511/pyr2016.v4n2.123

CONWAY, J. M.; DOROTHY, A. A school wide approach to leading pedagogical enhancement: an Australian perspective. Journal of Educational Change, [S.l.], v. 17, n. 1, p. 115-139, 2015. DOI: https://doi.org/10.1007/s10833-015-9258-0

COSTA, E. et al. School leaders’ insights regarding beginning teachers’ induction in Belgium, Finland and Portugal. Eurasian Journal of Educational Research, [S.l.], v. 81, p. 57-78, 2019. DOI: https://doi.org/10.14689/ejer.2019.81.4

DHAR, A. P. Authentic leadership for teacher’s academic optimism: moderating effect of training comprehensiveness. European Journal of Training and Development, [S.l.], v. 40, n. 5, 2016. DOI: https://doi.org/10.1108/EJTD-12-2015-0096

DEMPSTER, N.; LOVETT, S.; FLÜCKIGER, B.; JOHNSON, G. Desarrollo profesional de directivos escolares: un acto de permanente equilibrio. In: WEINSTEIN, J.; MUÑOZ, G. Cómo cultivar el liderazgo educativo: trece miradas. Santiago de Chile: Universidad Diego Portales, 2018. p. 241-273.

FULLAN, M. Liderar los aprendizajes: acciones concretas en pos de la mejora escolar. In: WEINSTEIN, J.; MUÑOZ, G. (org.). Mejoramiento y liderazgo en la escuela: once miradas. Santiago do Chile: Universidad Diego Portales e Cedle, 2017.

GARCÍA, J. E. et al. Desarrollo profesional docente y liderazgo escolar en escuelas de Educación Básica. Revista Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, Toluca, v. 3, n. 2, 2016.

GARCIA, P. S.; MIRANDA, N. A. A gestão escolar e a formação docente: um estudo em escolas de um município paulista. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 4, p. 2210-2230, 2017. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n4.out./dez.2017.9283

GODDARD, R.; GODDARD, Y.; KIM, E. S.; MILLER, R. A Theoretical and empirical analysis of the roles of instructional leadership, teacher collaboration, and collective efficacy beliefs in support of student learning. American Journal of Education, [S.l.], v. 121, n. 4, p. 501-530, 2015. DOI: https://doi.org/10.1086/681925

GONZÁLEZ, M. T. Dirección y liderazgo educativo en los centros escolares. In: GONZÁLEZ, M.T. (coord.). Innovaciones en el gobierno y la gestión de los centros escolares. Madrid: Síntesis, 2011. p. 163-184.

GOUGH, D.; OLIVER, S.; THOMAS, J. An introduction to systematic reviews. London: Sage, 2012.

KRAFT, M.; GILMOUR, A. F. Can principals promote teacher development as evaluators? A case study of principals’ views and experiences. Educational Administration Quarterly, [S.l.], p. 1-43, 2016. DOI: https://doi.org/10.1177/0013161X16653445

LAMBERSKY, J. Understanding the human side of school leadership: principals’ impact on teachers’ morale, self-efficacy, stress, and commitment. Leadership and Policy in Schools, [S.l.], v. 15, n. 4, p. 379-405, 2016. DOI: https://doi.org/10.1080/15700763.2016.1181188

LEITHWOOD, K. et al. Successful school leadership: what it is and how it influences pupil learning. London: DfES and Nottingham: NCSL, 2006.

LILJENBERG, M. Teacher leadership modes and practices in a Swedish context: a case study. School Leadership & Management, [S.l.], v. 36, n. 1, p. 21-40, 2016. DOI: https://doi.org/10.1080/13632434.2016.1160209

MÉNDEZ, J. L. S. How Mexican principals deal with teacher underperformance: a study of how public middle school principals in Mexico City manage underperforming teachers. Mexican Law Review, Ciudad de México, v. 5, n. 2, p. 373-398, 2013. DOI: https://doi.org/10.1016/S1870-0578(16)30029-4

MOHER, D.; LIBERATI, A.; TETZLAFF, J.; ALTMAN, D. G. Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: the Prisma statement. PLoS Medicine, [S.l.], v. 6, n. 7, 2009. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pmed.1000097

MURILLO, F. J. El movimiento de investigación de eficacia escolar. In: MURILLO, F. J. (coord.). La investigación sobre eficacia escolar en Iberoamérica: revisión internacional sobre el estado del arte. Bogotá: Convenio Andrés Bello, 2003. p. 53-92.

NGUYỄN, H. et al. Assessing and strengthening patterns of instructional leadership among primary school principals in Vietnam. International Journal of Educational Management, [S.l.], v. 32, n. 3, p. 396-415, 2018. DOI: https://doi.org/10.1108/IJEM-02-2017-0046

PIYAMAN, P. et al. Addressing the achievement gap: exploring principal leadership and teacher professional learning in urban and rural primary schools in Thailand. Journal of Educational Administration, [S.l.], v. 55, n. 6, p. 717-734, 2017. DOI: https://doi.org/10.1108/JEA-12-2016-0142

PONT, B.; NUSCHE, D.; MOORMAN, H. Improving school leadership. Paris: OECD, 2008.

QUIROGA, M.; ARAVENA, F. ¿Qué tipo de datos recolectan los directores? Consecuencias para la elaboración de planes de mejora. Revista Páginas de Educación, Montevideo, v. 11, n. 2, p. 24-39, 2018. DOI: https://doi.org/10.22235/pe.v11i2.1639

ROBINSON, V.; HOHEPA, M.; LLOYD, C. School leadership and student outcomes: identifying what works and why: best evidence synthesis iteration. Wellington: Ministry of Education, 2009.

ROBINSON, V. M.; LLOYD, C. A.; ROWE, K. J. El impacto del liderazgo en los resultados de los estudiantes: un análisis de los efectos diferenciales de los tipos de liderazgo. Reice: Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, Madrid, v. 12, n. 4, p. 13-40, 2014. DOI: https://doi.org/10.15366/reice2014.12.4.001

RODRÍGUEZ-MOLINA, G. Funciones y rasgos del liderazgo pedagógico en los centros de enseñanza. Educación y Educadores, Bogotá, v. 2, n. 14, p. 253-267, 2019. DOI: https://doi.org/10.5294/edu.2011.14.2.1

SATO, T. et al. Japanese elementary teachers’ professional development experiences in physical education lesson studies. Physical Education and Sport Pedagogy, [S.l.], v. 25, n. 2, p. 137-153, 2019.

SENTOČNIK, S. et al. Educational reform in Georgia: recommendations for building leadership capacity as a critical success factor for instructional change. International Journal of Leadership in Education, [S.l.], v. 21, n. 6, p. 651-668, 2016. DOI: https://doi.org/10.1080/13603124.2016.1224931

TAPIA-GUTIÉRREZ, C. P. et al. Liderazgo de los directivos docentes en contextos vulnerables. Educación y Educadores, Bogotá, v. 14, n. 2, p. 389-409, 2011. DOI: https://doi.org/10.5294/edu.2011.14.2.8

ULF, L. Professional norms guiding school principals’ pedagogical leadership. International Journal of Educational Management, v. 4, n. 29, p. 461-476, 2015. DOI: https://doi.org/10.1108/IJEM-08-2014-0121

WEINSTEIN, J.; MUÑOZ, G.; SEMBLER, M.; MARFÁN, J. Una década de investigación empírica sobre el liderazgo educativo en chile: una revisión sistemática de los artículos publicados en revistas indexadas (2008- 2019). Calidad en la Educación, Santiago de Chile, n. 51, p. 15-52, 2019. DOI: https://doi.org/10.31619/caledu.n51.671

WIECZOREK, D. et al. Principals’ instructional feedback practices during race to the top. Leadership and Policy in Schools, [S.l.], v. 18, n. 3, p. 357-381, 2018. DOI: https://doi.org/10.1080/15700763.2017.1398336

WIND, S. A. et al. Principals’ use of rating scale categories in classroom observations for teacher evaluation. School Effectiveness and School Improvement, [S.l.], v. 29, n. 3, p. 485-510, 2018. DOI: https://doi.org/10.1080/09243453.2018.1470989

Publicado

2023-12-18

Como Citar

ROBERTO, A. M. Liderança pedagógica dos gestores escolares e o desenvolvimento profissional docente: uma revisão sistemática. Educ. Form., [S. l.], v. 8, p. e10818, 2023. DOI: 10.25053/redufor.v8.e10818. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/10818. Acesso em: 16 maio. 2024.