Liderança pedagógica dos gestores escolares e o desenvolvimento profissional docente: uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e10818

Palavras-chave:

Liderança pedagógica, Gestão Escolar, Desenvolvimento profissional docente, Escola

Resumo

Este estudo trata da importância do papel dos gestores escolares como líderes do trabalho realizado na escola, bem como da liderança pedagógica como o processo de influência em função da melhoria do ensino e da aprendizagem. Com o objetivo de identificar as contribuições e desafios dos gestores frente ao desenvolvimento profissional docente, realizou-se uma revisão sistemática de artigos publicados entre 2010 e 2019. Foram analisados vinte e seis estudos de 20 países distintos em revistas de indexação Web of Science e Scielo, e os resultados encontrados foram categorizados em cinco temas: sistema, lugar, pedagogia, pessoas e pessoal. A análise de conteúdo dos estudos ressalta: a influência das políticas públicas; a necessidade de maior equilíbrio entre as demandas administrativas e pedagógicas; as lacunas vinculadas à formação dos gestores; a observação de aula como estratégia mais disseminada; e a importância da confiança no processo desenvolvimento profissional docente.

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Biografia do Autor

Alex Moreira Roberto, Universidad Diego Portales

Doutorando em Educação pela Universidad Diego Portales e Universidad Alberto Hurtado em Santiago no Chile. Possui Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (2013), MBA em Liderança, Inovação e Gestão 3.0 pela PUC-RS (2019), Especialização em História, Sociedade e Cultura pela PUC-SP (2011), Especialização em Orientação Educacional do Ensino Fundamental e Médio e Graduação em Pedagogia (2007).

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Publicado

2023-12-18

Como Citar

ROBERTO, A. M. Liderança pedagógica dos gestores escolares e o desenvolvimento profissional docente: uma revisão sistemática. Educ. Form., [S. l.], v. 8, p. e10818, 2023. DOI: 10.25053/redufor.v8.e10818. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/10818. Acesso em: 22 dez. 2024.