As consequências da Covid-19 para a alfabetização de crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e023001

Palavras-chave:

Alfabetização, Ensino, Aprendizagem, Pandemia

Resumo

A pandemia de Covid-19 fez com que o ensino passasse a ser mediado por tecnologias digitais e pelo ensino remoto, contudo, não houveram as estruturas necessárias para tal mudança, dificultando o processo de alfabetização de alunos, sobretudo os de escola pública. O objetivo deste estudo foi compreender as consequências da pandemia para a alfabetização de crianças. A metodologia é de natureza qualitativa. Foi feita uma revisão bibliográfica direcionada para trabalhos que constam no banco de dados do Google Acadêmico. Os resultados mostraram que a falta de planejamento prévio, formação docente necessária, o acesso desigual às aulas remotas e outras condições impostas pela pandemia, deixaram marcas que continuam desafiando a educação mesmo depois da retomada de aulas presenciais. Concluiu-se que é necessário priorizar esforços na elaboração de maior equidade nas aulas e na construção de estratégias e políticas que considerem os impactos da pandemia, assegurando um ensino de qualidade a todos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Yasmin Nogueira Santana, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Professora de Educação Básica I da rede pública municipal de Piracicaba, SP. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro, SP.

Andréia Osti, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutora em Educação (UNICAMP). Professora Livre Docente na UNESP, Rio Claro, SP. Pesquisa nas áreas de leitura e escrita, desempenho acadêmico e ensino superior com ênfase nos processos de ensino e aprendizagem em sala de aula.

Referências

ALMEIDA, Larissa Naiara Souza de; MATOS, Alana Cristina Maciel. Alfabetização e letramento no contexto do ensino remoto: uma análise sobre a prática docente na perspectiva das professoras. Anais do Evidosol/Ciltec – Online, v. 10, n. 1, p. 1-7, 2021. Disponível em: https://ciltec.anais.nasnuv.com.br/index.php/CILTecOnline/article/view/874. Acesso em: 22 fev. 2022.

BARBOSA, Irene Umbelino; GONÇALVES, Ana Paula da Silva. A importância da alfabetização em tempos de pandemia. Brazilian Journal Of Development, v. 7, n. 8, p. 84047-84057, 25 agosto 2021. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n8-558

BARCELOS, Ananda Dias; FREITAS, Bianca Amaral; SIQUEIRA, Flávia Lopes Barbosa; FREITAS, Raquel França. Alfabetização e letramento digital: um retrato do trabalho docente no contexto pandêmico no município de Campos dos Goytacazes-RJ. Philologus, v. 26 n. 78 p. 785-797, 2020. Disponível em: https://www.revistaphilologus.org.br/index.php/rph/article/view/361. Acesso em: 07 mar. 2022.

BESSA, Sonia. Professores em tempos de pandemia: percepções, sentimentos e prática pedagógica. Revista Devir Educação, Edição Especial, p. 183-205, 18 setembro 2021. DOI: https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.410

BISPO, Silvana Alves da Silva; SILVA, Aline dos Santos. Alfabetização no contexto da pandemia do COVID-19: perspectivas e desafios em realidades distintas – Porto Velho/RO e Três Lagoas/MS. V Congresso Brasileiro de Alfabetização – CONBALF, p. 1-8, 2021. Disponível em: https://eventos.udesc.br/ocs/index.php/V_CBA/ppr/paper/view/1556. Acesso em: 23 jan. 2022.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 23 jan. 2022.

BRASIL. Decreto nº 9.765, de 11 de abril de 2019. Institui a Política Nacional de Alfabetização. Dísponivel em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/71137476/do1e-2019-04-11-decreto-n-9-765-de-11-de-abril-de-2019-71137431. Acesso em: 28 dez. 2021.

BRASIL. Parecer nº 5/2020, de 28 de abril de 2020. Institui a reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 28 jan. 2022.

CARDOSO, Cristiane Alves; FERREIRA, Valdivina Alves; BARBOSA, Fabiana Carla Gomes. (Des)igualdade de acesso à educação em tempos de pandemia: uma análise do acesso às tecnologias e das alternativas de ensino remoto. Revista Com Censo, v. 7, n. 3, p. 38-46, 2020. Disponível em: https://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/929. Acesso em: 14 fev. 2022.

FEITOSA, Rita Celiane Alves; SANTOS, Sandra Alexandre dos. Os efeitos do distanciamento social em contexto de pandemia (covid-19) no desenvolvimento cognitivo da criança em processo de alfabetização: uma visão vygotskyana. VII Conedu, n. p., 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/69224. Acesso em: 14 mar. 2022.

FERREIRA, Lucimar Gracia; FERREIRA, Lúcia Gracia; ZEN, Giovana Cristina. Alfabetização em tempos de pandemia: perspectivas para o ensino da língua materna. Fólio – Revista de Letras, v. 12, n. 2, p. 283-299, 15 fevereiro 2020. DOI:https://doi.org/10.22481/folio.v12i2.7453

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967. 149p.

FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. Retratos da educação no contexto da pandemia do coronavirus. Fundação Carlos Chagas, 2020. p. 101. Disponível em: https://www.fcc.org.br/fcc/wp-content/uploads/2021/02/Retratos-da-Educacao-na-Pandemia_digital-_outubro20.pdf. Acesso em: 02 dez. 2021.

LEÃO, Marcos Lorran Paranhos; OLIVEIRA, Maria Tereza Damasceno de; LEÃO, Sinara de Oliveira Paranhos. Alfabetização na pandemia: políticas públicas do estado de Minas Gerais, Brasil, direcionadas à educação nos anos iniciais do ensino fundamental no período de isolamento social. Civicae, v. 2, n. 2, p. 18-22, 26 agosto 2020. DOI: https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6646.2020.002.0004

LEMOS, Leila Maria Rainha; SARLO, Agna Lucia da Silva. Efeitos da alfabetização aplicada no ensino remoto durante a pandemia de covid-19: uma revisão literária. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 13, n. 2, p. 1-7, 5 fevereiro 2021. DOI:https://doi.org/10.25248/reas.e5981.2021

OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2007. 182 p.

QUEIROZ, Michele Gomes de; SOUSA, Francisca Genifer Andrade de; PAULA, Genegleisson Queiroz de. Educação e Pandemia: impactos na aprendizagem de alunos em alfabetização. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 4, p. 1-9, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6057. Acesso em: 23 jan. 2022.

SANTANA, Yasmin Nogueira; OSTI, Andréia. A ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: revisão de literatura. Rio Claro, 2022. Monografia (Curso de Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, 2022. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/238288/santana_yn_tcc_rcla.pdf?sequence=6. Acesso em: 01 jan. 2023.

SARAIVA, Verônica Amorim; MICHEL, Caroline Braga. Os desafios e as possibilidades do ensino de ortografia em tempos de pandemia. V Congresso Brasileiro de Alfabetização – CONBALF, p. 1-8, 2021. Disponível em: https://eventos.udesc.br/ocs/index.php/V_CBA/ppr/paper/viewFile/1174/767. Acesso em: 14 mar. 2022.

SOARES, Magda. Letramento. In: FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; VAL, Maria da Graça Costa; BREGUNCI, Maria das Graças de Castro (orgs). Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014. n.p. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/letramento. Acesso em: 10 jun. 2022.

SOUSA, Angélica Silva de; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de; ALVES, Hilário Alves. A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da Fucamp, v. 20, p. 64-83, 2021. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2336. Acesso em: 14 jun. 2022.

TODOS PELA EDUCAÇÃO. Nota Técnica: Impactos da pandemia na alfabetização de crianças. Todos Pela Educação, 2021. 10 p. Disponível em: https://todospelaeducacao.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2022/02/digital-nota-tecnica-alfabetizacao-1.pdf. Acesso em: 17 jun. 2022.

UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, 2020a. Coalizão Global de Educação. Disponível em: https://pt.unesco.org/covid19/educationresponse/globalcoalition. Acesso em: 05 jan. 2022.

UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, 2020b. A Comissão Futuros da Educação da Unesco apela ao planejamento antecipado contra o aumento das desigualdades após a COVID-19. Disponível em: https://www.unesco.org/pt/articles/comissao-futuros-da-educacao-da-unesco-apela-ao-planejamento-antecipado-contra-o-aumento-das. Acesso em: 23 jan. 2022.

VIANA, Cristiane Alves; NASCIMENTO, Kelin Regina Bergamini do. O contexto emergencial das aulas remotas no ensino fundamental – anos iniciais: perspectivas e desafios da informatização do ensino. Pleiade, v. 15 n. 33, p. 83-93, 27 outubro 2021. DOI: https://doi.org/10.32915/pleiade.v15i33.711

Publicado

2023-09-27

Como Citar

SANTANA, Y. N.; OSTI, A. As consequências da Covid-19 para a alfabetização de crianças. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 4, p. e023001, 2023. DOI: 10.51281/impa.e023001. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/11438. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)