A aula em avaliação: uma análise à luz da pedagogia histórico-crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e020009

Palavras-chave:

Ensino, Avaliação do Ensino, Pedagogia Histórico Crítica, Teoria da Atividade

Resumo

Este texto busca analisar a aula enquanto um componente indispensável e que requer avaliação como um dos aspectos para qualificar o ensino escolar na educação básica. Trata-se de um ensaio teórico que analisa qualitativamente o objeto mencionado à luz da pedagogia histórico-crítica e também de pressupostos da psicologia histórico-cultural que possibilitam observar o fenômeno tendo como premissas teóricas promover o máximo desenvolvimento das potencialidades humanas, as quais entendem que a educação escolar pode contribuir efetivamente, por meio do ensino intencional, sistematizado, uma vez que compreende a escola como agente de transformação dos seres humanos, principalmente os filhos da classe trabalhadora. Nesse sentido, discutir elementos centrais e as potencialidades que uma aula possui tornam-se centrais na discussão apresentada.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marisa de Souza Cunha Moreira, Universidade Estadual Paulista

Doutoranda em Educação e Pedagoga (UNESP/ Rio Claro). Mestra em Educação pela UFSCar. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Representações, Alfabetização, Leitura e Escrita (GEPRALE – UNESP/ Rio Claro).

Andréia Osti, Universidade Estadual Paulista

Professora da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Representações, Aprendizagem, Leitura e Escrita - GEPRALE (UNESP).

Publicado

2020-05-04

Como Citar

MOREIRA, M. de S. C.; OSTI, A. A aula em avaliação: uma análise à luz da pedagogia histórico-crítica. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 1, n. 2, p. e020009, 2020. DOI: 10.51281/impa.e020009. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/3799. Acesso em: 25 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)