A aula em avaliação: uma análise à luz da pedagogia histórico-crítica
DOI:
https://doi.org/10.51281/impa.e020009Palavras-chave:
Ensino, Avaliação do Ensino, Pedagogia Histórico Crítica, Teoria da AtividadeResumo
Este texto busca analisar a aula enquanto um componente indispensável e que requer avaliação como um dos aspectos para qualificar o ensino escolar na educação básica. Trata-se de um ensaio teórico que analisa qualitativamente o objeto mencionado à luz da pedagogia histórico-crítica e também de pressupostos da psicologia histórico-cultural que possibilitam observar o fenômeno tendo como premissas teóricas promover o máximo desenvolvimento das potencialidades humanas, as quais entendem que a educação escolar pode contribuir efetivamente, por meio do ensino intencional, sistematizado, uma vez que compreende a escola como agente de transformação dos seres humanos, principalmente os filhos da classe trabalhadora. Nesse sentido, discutir elementos centrais e as potencialidades que uma aula possui tornam-se centrais na discussão apresentada.