Os impactos do Covid-19 para a satisfação acadêmica de estudantes da UNESP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e023015

Palavras-chave:

Ensino Superior, Pandemia, Desempenho Acadêmico, Satisfação Acadêmica

Resumo

A pandemia do Covid-19 impactou toda a sociedade mundial, ao tratar das universidades brasileiras, não foi diferente. O novo contexto exigiu uma nova organização em termos de promover o ensino em razão da necessidade de distanciamento social. Neste sentido, este estudo se dedicou a realizar uma investigação de caráter quantitativo sobre a temática da satisfação acadêmica no ensino superior visando identificar quais os fatores que envolvem a satisfação ou insatisfação dos estudantes com a vida acadêmica no contexto pandêmico. Participaram da pesquisa 300 estudantes da graduação das áreas de Humanas, Exatas e Biológicas graduandos da UNESP - Universidade Estadual Paulista - campus de Rio Claro. Metodologicamente foi aplicado um questionário composto por questões fechadas de escolha múltipla e a análise foi realizada por estatística descritiva. Os resultados mostram que a capacidade de envolvimento em atividades de aprendizagem foi afetada por fatores emocionais e materiais e impactou o acompanhamento das atividades acadêmicas.

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Biografia do Autor

Bianca Lopes da Cunha Nogueira, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Educação (UNESP), Rio Claro, SP. Graduada em Geografia (UNESP), Rio Claro, SP.

Andréia Osti, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutora em Educação (UNICAMP). Professora Livre Docente na UNESP, Rio Claro, SP. Pesquisa nas áreas de leitura e escrita, desempenho acadêmico e ensino superior com ênfase nos processos de ensino e aprendizagem em sala de aula.

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Publicado

2023-12-16

Como Citar

NOGUEIRA, B. L. da C.; OSTI, A. Os impactos do Covid-19 para a satisfação acadêmica de estudantes da UNESP. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 4, p. e023015, 2023. DOI: 10.51281/impa.e023015. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/12102. Acesso em: 3 dez. 2024.

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