Os impactos do Covid-19 para a satisfação acadêmica de estudantes da UNESP
DOI:
https://doi.org/10.51281/impa.e023015Palavras-chave:
Ensino Superior, Pandemia, Desempenho Acadêmico, Satisfação AcadêmicaResumo
A pandemia do Covid-19 impactou toda a sociedade mundial, ao tratar das universidades brasileiras, não foi diferente. O novo contexto exigiu uma nova organização em termos de promover o ensino em razão da necessidade de distanciamento social. Neste sentido, este estudo se dedicou a realizar uma investigação de caráter quantitativo sobre a temática da satisfação acadêmica no ensino superior visando identificar quais os fatores que envolvem a satisfação ou insatisfação dos estudantes com a vida acadêmica no contexto pandêmico. Participaram da pesquisa 300 estudantes da graduação das áreas de Humanas, Exatas e Biológicas graduandos da UNESP - Universidade Estadual Paulista - campus de Rio Claro. Metodologicamente foi aplicado um questionário composto por questões fechadas de escolha múltipla e a análise foi realizada por estatística descritiva. Os resultados mostram que a capacidade de envolvimento em atividades de aprendizagem foi afetada por fatores emocionais e materiais e impactou o acompanhamento das atividades acadêmicas.
Métricas
Referências
ARAÚJO, Alexandra M. Sucesso no ensino superior: uma revisão e conceptualização. Revista de Estudios e Investigación en Psicología Y Educación, volume 4, n.02, p. 132-141, 2017. DOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.4.2.3207
BRASIL. Lei nº 13.979, de 06 de fevereiro de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/l13979.htm Acesso em: 26 nov. 2023.
BRASIL. Medida Provisória nº 934, 1° de abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Disponível em: https://www.congressonacional.leg.br/materias/medidas-provisorias/-/mpv/141349#:~:text=Dispensa%2C%20em%20car%C3%A1ter%20excepcional%2C%20as,pelos%20respectivos%20sistemas%20de%20ensino. Acesso em: 26 nov. 2023.
CAMPIRA, Pedro Farissai; ALMEIDA, Leandro Silva; ARAÚJO, Alexandra M. Satisfação acadêmica: Um estudo qualitativo com estudantes universitários de Moçambique. Educ. Form., v. 6, n. 3, p. e4913, 2021. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v6i3.4913
GREBENNIKOV, Leonid; SHAH, Mahsood. Monitoring trends in student satisfaction. Tertiary Education and Management, v. 19, n. 4, p. 301-322, 2013. DOI: https://doi.org/10.1080/13583883.2013.804114
MAGALHÃES, António M.; MACHADO, Maria de Lourdes; SÁ, Maria José. Satisfação dos estudantes do ensino superior português. Matosinhos: CIPES – Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, 2012.
OSTI, Andréia et al. Investigação de fatores relacionados à satisfação acadêmica no ensino superior brasileiro. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, v. 1, n. 3, p. e020015, 2020a. DOI: https://doi.org/10.51281/impa.e020015
OSTI, Andréia; PONTES JUNIOR, José Airton de Freitas; ALMEIDA, Leandro da Silva. O comprometimento acadêmico no contexto da pandemia da covid-19 em estudantes brasileiros do ensino superior. Revista Prâksis, v. 3, p. 275–292, 2021. DOI: https://doi.org/10.25112/rpr.v3.2676
OSTI, Andréia; NOGUEIRA, Bianca Lopes da Cunha; PISSINATTI, Isabela. A afetividade e a satisfação como elementos intervenientes do contexto de aprendizagem. In: OSTI, Andréia; FIOR, Camila; CANAL, Claudia Patrocinio Pedroza; ALMEIDA, Leandro Silva. Ensino Superior: Mudanças e desafios na perspectiva dos estudantes. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2023, v. 1, p. 103-122. DOI: https://doi.org/10.51795/9786506950
SOARES, Ana Paula; VASCONCELOS, Rosa; ALMEIDA, Leandro Silva. Adaptação e satisfação na Universidade: apresentação e validação do Questionário de Satisfação Académica (QSA). In POUZADA, A. S. ; ALMEIDA, L. S.; VASCONCELOS, R. M., eds. – “Contextos e dinâmicas da vida académica.” Guimarães: Universidade do Minho, 2002. ISBN 972-8692-04-8. p.153-165. Disponível em: https://hdl.handle.net/1822/12114
SUEHIRO, Adriana Cristina Boulhoça; ANDRADE, Karla Silva de. Satisfação com a experiência acadêmica: um estudo com universitários do primeiro ano. Psicol. pesq., Juiz de Fora, v. 12, n. 2, p. 77-86, jul. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.24879/2018001200200147.