Investigação de fatores relacionados à satisfação acadêmica no ensino superior brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e020015

Palavras-chave:

Satisfação, Adaptação Acadêmica, Universidade

Resumo

O presente artigo se dedica a realizar uma investigação sobre a temática da Satisfação Acadêmica no ensino superior, priorizando identificar na literatura nacional quais são os fatores a ela relacionados. Pesquisas sobre a temática têm afirmado que a importância da temática para a compreensão de fatores que influenciam seja a permanência ou o abando de estudantes universitários. Metodologicamente foi realizada pesquisa bibliográfica direcionada para artigos que constam no banco de dados do Scientific Electronic Library OnLine (Scielo) e ao acervo das bibliotecas universitárias da Faculdade de Educação da Unicamp, USP e UNESP selecionando apenas trabalhos publicados nos últimos cinco anos. Espera-se com essa pesquisa contribuir para o reconhecimento dos fatores que interferem na satisfação dos estudantes no ambiente educacional, auxiliando no planejamento de ações, programas e serviços de atendimento aos estudantes.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Andréia Osti, Universidade Estadual Paulista

Professora na UNESP - Universidade Estadual Paulista e credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Representações, Aprendizagem, Leitura e Escrita - GEPRALE (UNESP).

Beatriz Marsili Chico, Universidade Estadual Paulista

Graduanda em Geografia na Universidade Estadual Paulista e bolsista de I.C. pela FAPESP, que possibilitou o presente artigo. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Representações, Aprendizagem, Leitura e Escrita – GEPRALE.

Vinícius de Oliveira, Universidade Estadual Paulista

Graduando em Geografia na UNESP Rio Claro. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Representações, Aprendizagem e Leitura Escrita (GEPRALE) e Bolsista de I.C. PIBIC/CNPq o qual possibilitou a formulação deste artigo.

Leandro Silva Almeida, Universidade do Minho

Doutorado em Psicologia (Psicologia da Educação). Professor catedrático do Instituto de Educação (Universidade do Minho). Tópicos de investigação: Cognição e aprendizagem; Transição e adaptação no ensino superior.

Publicado

2020-08-17

Como Citar

OSTI, A.; CHICO, B. M.; OLIVEIRA, V. de; ALMEIDA, L. S. Investigação de fatores relacionados à satisfação acadêmica no ensino superior brasileiro. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 1, n. 3, p. e020015, 2020. DOI: 10.51281/impa.e020015. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/3793. Acesso em: 19 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)