Desempenho dos estudantes de medicina no Brasil: análise do ENADE 2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e024001

Palavras-chave:

Diretrizes Curriculares Nacionais, Medicina, Enade, Ensino, Avaliação Educacional

Resumo

As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de medicina no Brasil delineiam os fundamentos para a formação médica, enfatizando a integração entre conhecimento, habilidades e atitudes. Contudo, as DCN não especificam os conteúdos básicos, deixando essa responsabilidade para as Instituições de Ensino Superior (IES). Nesse contexto, a avaliação da aprendizagem desempenha papel crucial, tanto no nível institucional quanto nacional, com destaque para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). Este estudo analisa os resultados dos estudantes de medicina no ENADE 2019, considerando fatores institucionais e individuais associados ao rendimento acadêmico. Os resultados indicam influência significativa de variáveis como faixa etária, tipo de instituição, região e sexo, com o ingresso por políticas afirmativas mostrando resultados equiparáveis. O estudo destaca a necessidade de políticas que favoreçam o acesso equitativo à educação médica.

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Biografia do Autor

Tassio de Faria Huguenin, Centro Universitário de Volta Redonda

Mestrando no Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente pelo UniFOA. Docente no curso de Medicina. Médico especialista em Ginecologia e Obstetrícia.

Stéfanie Maria Moura Peloggia, Centro Universitário de Volta Redonda

Mestranda no Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente pelo UniFOA. Médica formada pelo UniFOA.

Bruna Casiraghi, Centro Universitário de Volta Redonda

Doutora em Psicologia da Educação pela Universidade do Minho, mestre pela PUC-SP, Psicóloga, especialista em Psicopedagogia. Docente e Coordenadora Adjunta do Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde e Meio Ambiente.

Júlio César Soares Aragão, Centro Universitário de Volta Redonda

Médico. Pós-Doutor pela Universidade do Minho; Doutor pela UERJ. Mestre pela FIOCRUZ. Docente do Centro Universitário de Volta Redonda desde 1996, atuando no Curso de Medicina e no Mestrado em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente.

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Publicado

2024-02-23

Como Citar

HUGUENIN, T. de F.; PELOGGIA, S. M. M.; CASIRAGHI, B.; ARAGÃO, J. C. S. Desempenho dos estudantes de medicina no Brasil: análise do ENADE 2019. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 5, p. e024001, 2024. DOI: 10.51281/impa.e024001. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/12111. Acesso em: 21 dez. 2024.