Experiências avaliativas com uso de tecnologias dos estudantes de Educação Física no programa Residência Pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e023014

Palavras-chave:

Formação docente, Tecnologia de avaliação, Residência Pedagógica

Resumo

O estudo objetivou investigar as experiências avaliativas com uso de tecnologias dos estudantes de licenciatura em Educação Física no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP). A pesquisa é de abordagem qualitativa. Participaram do estudo 12 estudantes de Educação Física que participaram do PRP. Para coleta e análise de dados foi utilizada uma entrevista semiestruturada e a análise temática. Diante disso, foi evidenciado que a avaliação não deve se limitar apenas ao método tradicional, mas na utilização de metodologias avaliativas por meio do uso das tecnologias. Assim sendo, o PRP contribuiu para a formação inicial, uma vez que enfatizou a relevância da utilização de novas ferramentas para criar, avaliar e transformar prática docente a partir da inserção de metodologias inovadoras no contexto da avaliação. Deste modo, conclui-se que o programa promoveu vivências avaliativas significativas aos futuros professores por meio da utilização das tecnologias ainda na formação inicial.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Samia Maria Silva Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Licenciada em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Integrante do Núcleo de Investigação em Avaliação Educacional (NiAVe/IFCE).

Janiele Santos de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Licenciada em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Integrante do Núcleo de Investigação em Avaliação Educacional (NiAVe/IFCE).

Grasiany Sousa de Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutoranda em Ensino pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Integrante do Núcleo de Investigação em Avaliação Educacional (NiAVe/IFCE). 

Eliana Costa da Cruz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Licencianda em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Integrante do Núcleo de Investigação em Avaliação Educacional (NiAVe/IFCE).

Solonildo Almeida da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutor em educação pela Universidade Federal do Ceará (2011). Mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual do Ceará (2005). Pós-doutorado pela Universidade Federal do Ceará (2016). Professor do Instituto Federal do Ceará (IFCE).

Referências

ANDRÉ, M. Práticas inovadoras na formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2016.

ANDRÉ, M. Políticas e Programas de apoio aos Professores iniciantes no Brasil. Cadernos de pesquisa. v. 42 n. 145 p. 112-129 jan./abr. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742012000100008.

BRASIL. Portaria GAB No 38, de 28 de fevereiro de 2018. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) (2018). Disponível em:

https://capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/28022018-Portaria_n_38-Institui_RP.pdf. Acesso: 25 mar. 2023.

CAMARGO, B.V; JUSTO. A. M. Tutorial para uso do software de análise textual IRAMUTEQ. Laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição, Brasil, 2013. Disponível em: http://www.iramuteq.org/documentation/fichiers/tutoriel-en-portugais. Acesso em: 29 de abril. 2022.

CARDOSO, M. L. M; KIMURA, P. R. O; NASCIMENTO, Y.P. Pedagógica: estado do conhecimento sobre programa de iniciação à docência. Revista Cocar. V.15, Belém, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2912. Acesso em: 21 abr. 2023.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto. 2ª ed. Porto Alegre: ArtMed, 2007.

FARIAS, A. N; IMPOLCETTO, F. M; BENITES, L. C. A análise de dados qualitativos em um estudo sobre educação física escolar: o processo de codificação e categorização. Revista Pensar a Prática. 2020, v.23:57323. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v23.57323.

MELLO, D. I et al. O programa residência pedagógica - experiências formativas no curso de pedagogia. Revista on-line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 2, p. 518-535, maio/ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i2.13631.

MENDES, E. H. NASCIMENTO, J. V. do; MENDES, J. C. Metamorfoses na avaliação em educação física: da formação inicial à prática pedagógica escolar. Movimento, v. 13, n. 2, p. 55–76, 2007. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.3546.

MOREIRA, J. A. HENRIQUE, S. BARROS, D. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Rev Dialogia. São Paulo, n.34, p. 351-364, jan./abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.17123.

RIEDNER, D. D. T.; PISCHETOLA, M. . A inovação das práticas pedagógicas com uso de tecnologias digitais no ensino superior: um estudo no âmbito da formação inicial de professores. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 23, n. 1, p. 64–81, 2021. DOI:https://doi.org/10.20396/etd.v23i1.8655732.

SALVIATI, E. M. Manual do Aplicativo Iramuteq. (versão 0.7 Alpha 2 e R Versão 3.2.3) compilação, organização e notas. Planaltina, março de 2017. Disponível em: http://www.iramuteq.org/documentation/fichiers/manual-do-aplicativo-iramuteq-par-maria-eli%20sabeth-salviati. Acesso em: 21 de mar. 2023.

SANTOS, F. Programa Residência Pedagógica no Contexto do Ensino Remoto. MIMESIS, Bauru, v. 42, n. 2, p. 90-96, 2021. Disponível em: https://capela.unisagrado.edu.br/index.php/mimesis/article/download/238/144. Acesso em : 25 mar. 2023.

SANTOS, W. et al. Formação de professores em educação física e avaliação: saberes teóricos/práticos. Revista Contemporânea de Educação, v. 14, n. 29, p. 287–308, 22 maio de 2019. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/19243. Acesso em: 12 maio 2023.

TARDIN, H. P.; ROMERO, L. R. Formação prática na Residência Pedagógica em tempos de pandemia: reflexões sobre contribuições e aperfeiçoamento. Educ. Form., v. 7, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/7342. Acesso em: 25 mar. 2023.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 05.ed. Maurice. Tardif.Petrópolis, RJ. Editora Vozes, 2005.

Publicado

2023-12-15

Como Citar

RIBEIRO, S. M. S.; SOUSA, J. S. de; SOUSA DE ALMEIDA, G.; CRUZ, E. C. da; SILVA, S. A. da. Experiências avaliativas com uso de tecnologias dos estudantes de Educação Física no programa Residência Pedagógica. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 4, p. e023014, 2023. DOI: 10.51281/impa.e023014. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/12092. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)