Experiências avaliativas com uso de tecnologias dos estudantes de Educação Física no programa Residência Pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e023014

Palavras-chave:

Formação docente, Tecnologia de avaliação, Residência Pedagógica

Resumo

O estudo objetivou investigar as experiências avaliativas com uso de tecnologias dos estudantes de licenciatura em Educação Física no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP). A pesquisa é de abordagem qualitativa. Participaram do estudo 12 estudantes de Educação Física que participaram do PRP. Para coleta e análise de dados foi utilizada uma entrevista semiestruturada e a análise temática. Diante disso, foi evidenciado que a avaliação não deve se limitar apenas ao método tradicional, mas na utilização de metodologias avaliativas por meio do uso das tecnologias. Assim sendo, o PRP contribuiu para a formação inicial, uma vez que enfatizou a relevância da utilização de novas ferramentas para criar, avaliar e transformar prática docente a partir da inserção de metodologias inovadoras no contexto da avaliação. Deste modo, conclui-se que o programa promoveu vivências avaliativas significativas aos futuros professores por meio da utilização das tecnologias ainda na formação inicial.

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Biografia do Autor

Samia Maria Silva Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Licenciada em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Integrante do Núcleo de Investigação em Avaliação Educacional (NiAVe/IFCE).

Janiele Santos de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Licenciada em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Integrante do Núcleo de Investigação em Avaliação Educacional (NiAVe/IFCE).

Grasiany Sousa de Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutoranda em Ensino pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Integrante do Núcleo de Investigação em Avaliação Educacional (NiAVe/IFCE). 

Eliana Costa da Cruz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Licencianda em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Integrante do Núcleo de Investigação em Avaliação Educacional (NiAVe/IFCE).

Solonildo Almeida da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutor em educação pela Universidade Federal do Ceará (2011). Mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual do Ceará (2005). Pós-doutorado pela Universidade Federal do Ceará (2016). Professor do Instituto Federal do Ceará (IFCE).

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Publicado

2023-12-15

Como Citar

RIBEIRO, S. M. S.; SOUSA, J. S. de; SOUSA DE ALMEIDA, G.; CRUZ, E. C. da; SILVA, S. A. da. Experiências avaliativas com uso de tecnologias dos estudantes de Educação Física no programa Residência Pedagógica. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 4, p. e023014, 2023. DOI: 10.51281/impa.e023014. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/12092. Acesso em: 21 dez. 2024.

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