A importância da história da educação brasileira para professores de matemática entrevistados em um CEJA na cidade de Fortaleza
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12433Parole chiave:
história da educação, matemática, prática docenteAbstract
Este artigo tem como objetivo apresentar um breve histórico sobre a educação brasileira e mostrar a opinião de alguns professores de matemática sobre a importância da história da educação brasileira para o fazer docente. O estudo é de natureza qualitativa, se caracterizando como um estudo de caso, baseado na análise de entrevistas com quatro professores de matemática, entre efetivos e temporários, que responderam a respeito da importância da história da educação brasileira. A respeito das entrevistas, as respostas evidenciam a complexidade existente entre a história da educação e a prática docente. De modo geral, conclui-se que o estudo sobre a educação brasileira é fundamental para os docentes, principalmente os de matemática. Apesar dos avanços na educação, ainda há muito a ser melhorado, como por exemplo, o desenvolvimento de uma prática mais consciente e contextualizada. O trabalho aponta que são de extrema relevância investimentos nesta área, tanto para pesquisas, quanto para a melhor atuação docente.
Downloads
Metriche
Riferimenti bibliografici
BÚRIGO, Elisabete Zardo. A Matemática Escolar nos Tempos da Ditadura Militar: modernização imposta ou consentida?. Anais do ENAPHEM-Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, n. 2, p. 23-31, 2014.
FAUSTO, Boris. História do Brasil. 13. ed., 1. reimpr. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009.
FERREIRA Jr., Amarilio. História da Educação Brasileira: da Colônia ao século XX. São Carlos, SP: EdUFSCar, 2010.
SAVIANI, Demerval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.
YIN, Robert K. Case study research and Applications Design and methods. 2018.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Kamilla de Oliveira Pinheiro, Francisca Giselle Alves da Silva, Marillia Mcdonald Gomes Farias
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.