Sequência Fedathi como trilha didática para promoção das competências de matemática da Base Nacional Comum Curricular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v10i30.10608

Palavras-chave:

Sequência Fedathi, Trilha Didática, BNCC, Competências, Ensino de Matemática

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as competências específicas e gerais do ensino de Matemática para o Ensino Fundamental apontadas na BNCC, tal como as características da prática da Sequência Fedathi encontradas em seus fundamentos. A pesquisa classifica-se como documental, exploratória, de caráter qualitativo, na qual a BNCC é o documento analisado. A análise documental foi realizada a partir de três etapas, de acordo com o método de análise de conteúdo de Bardin (1997). O referencial teórico se pautou em explorar os fundamentos e princípios da metodologia de ensino Sequência Fedathi; e, posteriormente, apresentar as competências da BNCC para o ensino de Matemática e como o documento define e compreende o conceito de competência. Como resultados, mostrou-se que as competências específicas e gerais para o ensino de Matemática da BNCC, a nível de Ensino Fundamental, têm forte relação com as nove características elencadas dos fundamentos e princípios da Sequência Fedathi. Como conclusões, a pesquisa evidenciou a relação de pelo menos duas características da Sequência Fedathi com cada competência específica de Matemática estabelecida pela BNCC para o Ensino Fundamental, podendo ser encontrada conexão com até oito das características apresentadas e que a característica nove se conecta com todas as competências estabelecidas; no que diz respeito às quatro competências gerais para o ensino de Matemática, as etapas Maturação e Solução desta metodologia são mais presentes nessas competências, pois é o momento no qual o aluno se coloca mais como protagonista da construção do seu conhecimento. Os resultados sugerem que o Letramento Matemático que tem como base as quatro competências gerais da BNCC, pode ser desenvolvido, fomentado e construído quando se utiliza de uma metodologia de ensino como a Sequência Fedathi, que estimula a participação diretamente do aluno na construção do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Bruna Rafaela Araújo da Silva, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) na Linha de História e Educação Comparada (LHEC). Possui Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Latino Americana de Educação- FLATED (2016), licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- IFCE (2021) e especialização em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual do Ceará- UECE (2020). Atualmente atua como docente de Matemática na Escola Indígena Tapeba Amélia Domingos na segunda etapa do ensino Fundamental e como docente pedagoga na E.E.I.E.F. Coronel Pinho na primeira etapa do ensino fundamental. 

Marília Maia Moreira, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

É doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestra em Educação Brasileira pela UFC, concluído em 2014. Em 2012, concluiu a especialização em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Sua primeira graduação é em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), concluído em 2010. Ainda é formada em Licenciatura em Pedagogia (UNINASSAU), em 2022. Já foi professora das escolas do estado do Ceará, e, também, das escolas municipais de Fortaleza. Atualmente, é professora assistente efetiva da UECE, lotada no campus Aracati - Faculdade de Educação de Ciências Integradas do Litoral Leste (FECIL). É uma das organizadoras dos dois tomos do livro EaD no Estado do Ceará: história, memória e experiências formativas. Tem experiência na área de Educação, no qual estuda principalmente os seguintes temas: ensino e aprendizagem de matemática, formação de professores de matemática, metodologias de ensino, EaD on-line, tecnologias aplicadas à educação matemática.

Antonia Lis de Maria Martins Torres, Universidade Federal do Ceará (UFC)

É graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (FACED/UFC). Além de ser mestra e doutora em Educação Brasileira, também pela FACED/UFC. É professora efetiva do Departamento de Estudos Especializados da FACED/UFC com atuação na área de educação a distância e tecnologias digitais. Professora da FACED/UFC na graduação em Pedagogia e professora-orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, na Linha História da Educação Comparada (LHEC), no eixo: Novas Tecnologias e EAD. Atuou como Coordenadora de Tutoria do Curso de Pedagogia EAD da UFC/Virtual. Foi coordenadora do Laboratório de Pesquisa Multimeios (FACED/UFC), durante o ano de 2020. Foi coordenadora adjunta, na UFC, do programa UAB/CAPES, no período de outubro de 2021 à junho de 2022. É autora do livro: Laboratório de Pesquisa Multimeios entre gigas e megabytes: (re)criando percursos formativos; e, também, uma das organizadoras dos dois tomos do livro EaD no Estado do Ceará: história, memória e experiências formativas. No ano de 2019, realizou curso de Licença Capacitação de Servidor na Universidade Aberta de Lisboa/Portugal, sob supervisão da Profa.Dra.Lúcia Amante. Tem experiência na área de Educação, no qual estuda principalmente os seguintes temas: EaD Online; Metodologias de Ensino; Novas Tecnologias aplicadas à Educação; e História e Memória da Educação.

Referências

BARDIN, Lawrence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BORGES NETO, Hermínio. (Org). Sequência Fedathi no Ensino de Matemática.

Curitiba: CRV, 2017. (Coleção Sequência Fedathi, v. 1).

BORGES NETO, Hermínio. (Org). Sequência Fedathi: Fundamentos. Curitiba: CRV, 2018. (Coleção Sequência Fedathi, v. 3).

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 01 de fev. 2023.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 7. ed. [2ª Reimp.]. São Paulo: Atlas, 2022.

MELO, Virlane Nogueira. A Concepção do Erro. In: BORGES NETO, Hermínio. (Org). Sequência Fedathi: fundamentos. Curitiba: CRV, 2018. (Coleção Sequência Fedathi, v. 3).

MENEZES, Daniel Brandão. Prova. In: BORGES NETO, Hermínio. (Org). Sequência Fedathi: fundamentos. Curitiba: CRV, 2018. (Coleção Sequência Fedathi, v. 3).

PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça; PINHEIRO, Tânia Saraiva de Melo. O Caráter Investigativo da Sequência Fedathi: Análise na Perspectiva do Pensamento Reflexivo em Dewey. In: BORGES NETO, Hermínio. (Org). Sequência Fedathi no Ensino de Matemática. Curitiba: CRV, 2019. (Coleção Sequência Fedathi, v. 4).

PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça; PINHEIRO, Tânia Saraiva de Melo. Proposta metodológica do uso do ambiente computacional como recurso didático para o ensino de conceitos matemáticos. In: BORGES NETO, Hermínio. (Org). Sequência Fedathi no Ensino de Matemática. Curitiba: CRV, 2017. (Coleção Sequência Fedathi, v. 1).

TORRES, Antonia Lis de Maria Martins. Laboratório de Multimeios entre Gigas e Megabytes: (Re) criando Percursos Formativos. Fortaleza: Edições UFC, 2018.

SANTANA, Ana Carmen de Souza. Mão no bolso: postura, metodologia ou pedagogia? In: BORGES NETO, Hermínio. (Org). Sequência Fedathi: fundamentos. Curitiba: CRV, 2018. (Coleção Sequência Fedathi, v. 3).

SANTOS, Joelma Nogueira dos; BORGES NETO, Hermínio; PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça. A origem e os fundamentos da Sequência Fedathi: uma análise histórico-conceitual. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 6, n. 17, p. 06–19, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/1074. Acesso em: 28 abr. 2023.

SILVA, Miguel Angelo da. Tomada de Posição. In: BORGES NETO, Hermínio. (Org). Sequência Fedathi: fundamentos. Curitiba: CRV, 2018. (Coleção Sequência Fedathi, v. 3).

SOUSA, Francisco Edisom Eugenio de. A Pergunta como Estratégia de Mediação Didática no Ensino de Matemática por meio da Sequência Fedathi. Tese (Doutorado em Educação)- Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.

SOUSA, José Gustavo Ximenes. Ensino de área e perímetro de um quadrado baseado na Sequência Fedathi e nas tecnologias digitais. 2022. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral, 2022.

ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Artmed, 2010.

Downloads

Publicado

2023-10-28

Como Citar

SILVA, B. R. A. da; MOREIRA, M. M.; TORRES, A. L. de M. M. Sequência Fedathi como trilha didática para promoção das competências de matemática da Base Nacional Comum Curricular. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 10, n. 30, p. 01–19, 2023. DOI: 10.30938/bocehm.v10i30.10608. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/10608. Acesso em: 28 abr. 2024.