Sequência Fedathi como trilha didática para promoção das competências de matemática da Base Nacional Comum Curricular
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v10i30.10608Palavras-chave:
Sequência Fedathi, Trilha Didática, BNCC, Competências, Ensino de MatemáticaResumo
Este artigo tem como objetivo analisar as competências específicas e gerais do ensino de Matemática para o Ensino Fundamental apontadas na BNCC, tal como as características da prática da Sequência Fedathi encontradas em seus fundamentos. A pesquisa classifica-se como documental, exploratória, de caráter qualitativo, na qual a BNCC é o documento analisado. A análise documental foi realizada a partir de três etapas, de acordo com o método de análise de conteúdo de Bardin (1997). O referencial teórico se pautou em explorar os fundamentos e princípios da metodologia de ensino Sequência Fedathi; e, posteriormente, apresentar as competências da BNCC para o ensino de Matemática e como o documento define e compreende o conceito de competência. Como resultados, mostrou-se que as competências específicas e gerais para o ensino de Matemática da BNCC, a nível de Ensino Fundamental, têm forte relação com as nove características elencadas dos fundamentos e princípios da Sequência Fedathi. Como conclusões, a pesquisa evidenciou a relação de pelo menos duas características da Sequência Fedathi com cada competência específica de Matemática estabelecida pela BNCC para o Ensino Fundamental, podendo ser encontrada conexão com até oito das características apresentadas e que a característica nove se conecta com todas as competências estabelecidas; no que diz respeito às quatro competências gerais para o ensino de Matemática, as etapas Maturação e Solução desta metodologia são mais presentes nessas competências, pois é o momento no qual o aluno se coloca mais como protagonista da construção do seu conhecimento. Os resultados sugerem que o Letramento Matemático que tem como base as quatro competências gerais da BNCC, pode ser desenvolvido, fomentado e construído quando se utiliza de uma metodologia de ensino como a Sequência Fedathi, que estimula a participação diretamente do aluno na construção do conhecimento.
Downloads
Métricas
Referências
BARDIN, Lawrence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BORGES NETO, Hermínio. (Org). Sequência Fedathi no Ensino de Matemática.
Curitiba: CRV, 2017. (Coleção Sequência Fedathi, v. 1).
BORGES NETO, Hermínio. (Org). Sequência Fedathi: Fundamentos. Curitiba: CRV, 2018. (Coleção Sequência Fedathi, v. 3).
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 01 de fev. 2023.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 7. ed. [2ª Reimp.]. São Paulo: Atlas, 2022.
MELO, Virlane Nogueira. A Concepção do Erro. In: BORGES NETO, Hermínio. (Org). Sequência Fedathi: fundamentos. Curitiba: CRV, 2018. (Coleção Sequência Fedathi, v. 3).
MENEZES, Daniel Brandão. Prova. In: BORGES NETO, Hermínio. (Org). Sequência Fedathi: fundamentos. Curitiba: CRV, 2018. (Coleção Sequência Fedathi, v. 3).
PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça; PINHEIRO, Tânia Saraiva de Melo. O Caráter Investigativo da Sequência Fedathi: Análise na Perspectiva do Pensamento Reflexivo em Dewey. In: BORGES NETO, Hermínio. (Org). Sequência Fedathi no Ensino de Matemática. Curitiba: CRV, 2019. (Coleção Sequência Fedathi, v. 4).
PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça; PINHEIRO, Tânia Saraiva de Melo. Proposta metodológica do uso do ambiente computacional como recurso didático para o ensino de conceitos matemáticos. In: BORGES NETO, Hermínio. (Org). Sequência Fedathi no Ensino de Matemática. Curitiba: CRV, 2017. (Coleção Sequência Fedathi, v. 1).
TORRES, Antonia Lis de Maria Martins. Laboratório de Multimeios entre Gigas e Megabytes: (Re) criando Percursos Formativos. Fortaleza: Edições UFC, 2018.
SANTANA, Ana Carmen de Souza. Mão no bolso: postura, metodologia ou pedagogia? In: BORGES NETO, Hermínio. (Org). Sequência Fedathi: fundamentos. Curitiba: CRV, 2018. (Coleção Sequência Fedathi, v. 3).
SANTOS, Joelma Nogueira dos; BORGES NETO, Hermínio; PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça. A origem e os fundamentos da Sequência Fedathi: uma análise histórico-conceitual. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 6, n. 17, p. 06–19, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/1074. Acesso em: 28 abr. 2023.
SILVA, Miguel Angelo da. Tomada de Posição. In: BORGES NETO, Hermínio. (Org). Sequência Fedathi: fundamentos. Curitiba: CRV, 2018. (Coleção Sequência Fedathi, v. 3).
SOUSA, Francisco Edisom Eugenio de. A Pergunta como Estratégia de Mediação Didática no Ensino de Matemática por meio da Sequência Fedathi. Tese (Doutorado em Educação)- Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.
SOUSA, José Gustavo Ximenes. Ensino de área e perímetro de um quadrado baseado na Sequência Fedathi e nas tecnologias digitais. 2022. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral, 2022.
ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Artmed, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Bruna Rafaela Araújo da Silva, Marília Maia Moreira, Antonia Lis de Maria Martins Torres
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.