HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E ATIVIDADES COM O TEODOLITO: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID/UVA PARA APRENDIZAGEM DA TRIGONOMETRIA
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v4i12.27Palabras clave:
História da Matemática; Trigonometria; Educação Matemática.Resumen
O objetivo deste trabalho é relatar uma atividade realizada com estudantes do 3º ano do Ensino Médio, em uma escola pública no interior do Ceará, utilizando-se do ensino de Trigonometria e fazendo uma mediação com seus fatos históricos que resultaram no desenvolvimento desse campo da Matemática. O trabalho foi realizado no âmbito do Subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e buscou promover a construção de conhecimentos vinculados à Trigonometria, analisando as possibilidades de se inserir a História da Matemática no ensino dessa, a fim de sanar as dificuldades encontradas pelos discentes. Viu-se que essa veiculação pode se dar de várias formas, inclusive com atividades diferenciadas integrando a Matemática com as demais disciplinas, ou seja, fazendo-se uso da interdisciplinaridade, para dessa forma, colaborar com uma aprendizagem mais eficaz. Os estudantes foram encorajados a pesquisar, a explorar e interpretar conceitos Trigonométricos, principalmente por meio de atividades práticas, o que potencializa a assimilação desses conteúdos. Durante as atividades ocorreu à construção de um teodolito, instrumento usado na medição de distâncias inacessíveis, neste caso, utilizado para medir a altura da caixa d’água da escola em questão. Com a aplicação das atividades, os discentes mostraram maior interesse e aceitação pela Trigonometria, uma vez que a História da Matemática e a utilização de materiais manipuláveis tornaram o processo de ensino e aprendizagem mais interativo, construtivo e participativo, contribuindo assim, para desmistificar a ideia de que a Matemática é inatingível evidenciando sua utilização no dia a dia.