APONTAMENTOS DE TEMAS GEOMÉTRICOS PARA ATIVIDADES-HISTÓRICAS-COM-TECNOLOGIAS
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i22.4701Schlagworte:
História da Matemática; Tecnologias Digitais de Informação Comunicação; Investigação Matemática; Atividades-históricas-com-tecnologias; Tema Geométrico.Abstract
O presente artigo é fruto de uma pesquisa de Iniciação Científica (IC) em andamento, vinculada ao projeto Conexões potenciais entre História da Matemática e TDIC: Aporte para fomento de atividades-históricas-com-tecnologias (PROPESQ/UFRN), fundamentando-se em pesquisadores como Sousa (2020a e 2020b), Miguel e Miorim (2008), Borba e Penteado (2007), Ponte, Brocado e Oliveira (2009), entre outros. Neste trabalho, buscamos fomentar atividades-históricas-com-tecnologias, que são atividades que trabalham com problemas históricos auxiliados por tecnologiais digitais via investigação, por meio de apontamentos de temas geométricos via produção de planilhas/quadros que alimentarão uma linha do tempo interativa. O foco no campo geométrico se justifica pelo fato do parâmetro tema histórico (obtido pela investigação de edições anterirores deste projto de IC), que configura a aliança supracitada, apontar para a Geometria como assunto recorrente em tais atividades Com este propósito, foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico baseando-se no site Mactutor History of Mathematics e complementando com livros de História da Matemática e História das Ciências. Em tal pesquisa procuramos produções de natureza geométrica ao longo da história destacando o nome do estudioso, período em que viveu, nome das principais obras conhecidas e onde é possível encontrá-las, seja online ou físico. Como resultado, tais informações foram organizadas em planilhas que serão expostas, no presente texto, por meio de quadros resumidos, considerando as limitações deste documento, e também são divididas nos seguintes períodos: Idade Antiga, Idade Média e Idade Moderna. Contudo, as planilhas podem ser acessadas na íntegra por meio de um link apresentado que dá acesso a todo levantamento. Além disso, como desdobramento, almeja-se produzir uma linha do tempo interativa online que permita o leitor acessar facilmente todas as informações presentes nas planilhas sobre o personagem histórico desejado e sua produção incluindo acesso/informação de documento que pode servir de base para produção de atividades-históricas-com-tecnologia.
Downloads
Metriken
Literaturhinweise
BORBA, Marcelo de Carvalho; PENTEADO, Miriam Godoy. Informática e Educação Matemática. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
CHAQUIAM, Miguel. Ensaios temáticos: história e matemática em sala de aula. Belém: Sbem-pa, 2017.
COSTA, Allyson Emanuel Januário da; SOUSA, Giselle Costa de. Investigando a Conjunção entre História da Matemática e Tecnologias de Informação e Comunicação, por meio de um Levantamento Bibliográfico em Eventos Internacionais de Educação Matemática. Revista Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, Ceará, v.04, n.11, 06 – 21. (2017).
GARNICA, Antonio Vicente Marafioti. Algumas notas sobre Pesquisa Qualitativa e Fenomenologia. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, v.1, n.1, 1997.
GRATTAN-GUINNES, Ivor. (ed.). Companion Encyclopedia of the History and Philosophy of the Mathematical Sciences. London & New York: Routledge. 1994.
GOMES, Anna Beatriz de Andrade; SOUSA, Giselle Costa de. Aporte Para Fomento De Atividades-Históricas-Com-Tecnlogia. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 7, n. 20, p. 117–125, 2020.
MIGUEL, Antonio; MIORIM, Maria Ângela. História na Educação Matemática: propostas e desafios. – 1 ed., 2 reimp. – Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
PIZZANI, Luciana; SILVA, Rosemary Cristina da; BELLO, Suzelei Faria; HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini. A arte da pesquisa bibliográfica na busca do conhecimento. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informaçã, v.10, n.1, p53-66, 2012.
PONTE, João Pedro da; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Hélia. Investigações Matemáticas na Sala de Aula. – 2. Ed. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
O'CONNOR, John J.; ROBERTSON, Edmundo F.. Mactutor History of Mathematics archive. Disponível em: <https://www-history.mcs.st-and.ac.uk/>. Acesso em: 02 nov. 2019.
ROQUE, Tatiana Martins. História da Matemática: Uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas. Brasil: Zahar, 2012.
ROSA, Carlos Augusto. História da Ciências: a ciência e o triunfo do pensamento científico no mundo contemporâneo. 2. ed. Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2012.
ROSA, Carlos Augusto. História da Ciências: da antiguidade ao renascimento científico. 2. ed. Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2012.
ROSA, Carlos Augusto. História da Ciências: pensamento científico e a ciência no século XIX. 2. ed. Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2012.
SAITO, Fumikazu. História da Matemática e suas (re)construções conceituais. São Paulo: Livraria da Física, 2015.
SOUSA, Giselle Costa de. Aliança entre HM, TDIC e IM: fundamentos e aplicações. In: REMATEC: Revista de Matemática, Ensino e Cultura, Ano 15, Fluxo Contínuo, 2020a, p.117-136. Disponível em: <http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/239>. Acesso em: 27 ago. 2020.
SOUSA, Giselle Costa de. Aliança entre História da Matemática e Tecnologias via Investigação Matemática: reflexões e práticas. São Paulo: Editora Livraria da Física,2020b.
SOUSA, Giselle Costa De; GOMES, Anna Beatriz De Andrade. Aporte para a promoção de atividades-históricas-com-tecnologia. Research, Society and Development, v. 9, n. 5, p. 1689–1699, 2020.
STRUIK, Dirk J. A Concise History Of Mathematics. 4a ed. London. Bell and Sons, Inc., 1954.
VÁZQUEZ, P. S.; REY, G.; BOUBÉE, C.. El concepto de función a través de la Historia. Revista Ibero americana de Educação Matemática. v. 4, n. 6, pp. 141- 151, Dez. 2008.
WUSSING, Hans. Lecciones de Historia de las Matemáticas. 1998.