A HISTÓRIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO DOS NÚMEROS

Autor/innen

  • Marcos Lübeck UNIOESTE
  • Antonio Rodrigues Junior UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i21.3144

Schlagworte:

História da Matemática; Ensino de Matemática; Números.

Abstract

Neste artigo apresentamos excertos e reflexões a partir de uma investigação realizada no âmbito de um Trabalho de Conclusão de Curso, defendido e aprovado sob a forma de uma Monografia, no Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Foz do Iguaçu/PR, e que teve como motivação primeira investigar acontecimentos e singularidades relatadas na história dos números, momento em que estudamos livros da área para assim apresentar considerações destacadas deles de maneira compilada. Para tanto, fundamentados metodologicamente em uma pesquisa histórico-bibliográfica, expomos fatos e assumimos a história como uma ferramenta de ensino. Nesse sentido, a História da Matemática, empregada aqui como sendo nosso principal aporte, descreve os números e como suas representações foram desenvolvidas, destacando em especial a necessidade que o ser humano sempre teve de contar e de representar quantidades no seu cotidiano, representações estas que foram amparadas pela contribuição de diversos povos e muitas culturas. Sobre a história dos números propriamente dita temos diversos referencias, e por isso, o desígnio principal deste trabalho é mostrar, sobretudo para os professores de Matemática, que estes tem um importante arrimo para auxiliá-los no processo de ensino de Matemática, que é o contexto histórico envolvendo os números e certos fatos relacionados a eles. Nisto, a possibilidade de poder se valer da História da Matemática é fundamental, tanto para os professores quanto para os alunos, sobretudo agora, quando mudanças educacionais significativas estão sendo testadas e praticadas, todas pautadas em documentos outros, em legislações reformuladas, em novas bases e diferentes referenciais curriculares.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Metriken

Metriken werden geladen ...

Literaturhinweise

AZEVEDO, R. M. Vivendo e Aprendendo a Jogar: numerologia fácil. São Paulo: Outras Palavras, 2000.

BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada: nova tradução na linguagem de hoje. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 2000.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: https://tinyurl.com/y9v7nzbc. Acesso em: 23 jul. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Guia de Livros Didáticos - PNLD 2014 - Matemática. Brasília: MEC, 2013.

BOYER, C. B. História da Matemática. Trad. E. F. Gomide. São Paulo: Edgar Blücher, 1996.

CAJORI, F. Uma História da Matemática. Trad. L. Coutinho. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2007.

COSTA, A. M. 360 Graus: uma literatura de epifanias, o inventário astrológico de Caio Fernando Abreu. 2008. Dissertação (Mestrado em Literatura Brasileira) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto alegre, 2008.

D’AMBROSIO, U. História da Matemática e Educação. In: FERREIRA, E. S. (org.). Cadernos CEDES, n. 40. Campinas: Papirus, 1996.

DOMINGUES, H. H. Apresentação. In: BOYER, C. B. Cálculo. Trad. H. H. Domingues. São Paulo: Atual, 1992, p. 1-2.

EUCLIDES. Os Elementos. Trad. I. Bicudo. São Paulo: Editora UNESP, 2009.

EVES, H. Introdução à História da Matemática. Trad. H. H. Domingues. Campinas: Ed. Unicamp, 2004.

FERRIZ, D. Eu Realizei a Deus Através da Matemática. Trad. C. D. Tijerina. Porto Alegre: Humes, 1977.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores associados, 2006.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 39. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2009.

GARY, G. The Devil’s Dozen: thirteen craft rites of the old one. London: Troy Books, 2018.

GUNDLACH, B. H. Números e Numerais. Trad. H. H. Domingues. São Paulo: Atual, 1992.

HASSMANN, H. Curiosidade e Prazer de Aprender: o papel da curiosidade na aprendizagem criativa. Petrópolis: Vozes, 2004.

HEYSS, J. O Livro dos Números: a numerologia na prática e o seu simbolismo. Goiânia: Nova Era, 2007.

IFRAH, G. Os Números: a história de uma grande invenção. Trad. S. M. F. Senra. 11. ed. São Paulo: Globo, 2005.

KATZ, V. J. História da Matemática. Trad. A. Sampaio e F. Duarte. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010.

LÜBECK, K. R. M.; LÜBECK, M.; BELLEI, P. A Educação Matemática e a Mística dos Números. REMATEC, Natal, ano 2, n. 3, p. 27-30, jul./nov. 2007.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de Pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

MEBES, G. O. Os Arcanos Maiores do Tarô: enciclopédia do ocultismo. São Paulo: Pensamento, 1978.

MENDES, I. A. História da Matemática no Ensino: entre trajetórias profissionais, epistemologias e pesquisas. São Paulo: Livraria da Física, 2015.

MENDES, I. A. Números: o simbólico e o racional na história. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2006.

MENDES, I.; FOSSA, J. A.; VALDÉS, J. E. N. A História como Agente de Cognição na Educação Matemática. Porto Alegre: Sulina, 2006.

MENEGHETTI, D. A Simbologia Oculta por trás de 31 Números. 2017. Disponível em: https://tinyurl.com/y5g8tfng. Acesso em: 23 jul. 2020.

MIGUEL, A.; MIORIM, M. A História da Matemática: propostas e desafios. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Matemática. Curitiba: SEED, 2008.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Referencial Curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações. Curitiba: SEED, 2018.

RODRIGUES JUNIOR, A. A História dos Números como Ferramenta de Ensino. 2019. Monografia (Licenciatura em Matemática) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu. 2019.

ROQUE, T. História da Matemática: uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

ROSA, C. Numerologia Cabalística: a última fronteira. São Paulo: ABNC, 2015.

RUSSELL. B. Introdução à Filosofia Matemática. Trad. A. J. F. Oliveira. Évora: CEHFC/EU, 2006.

SABELLICUS, J. A Magia dos Números. São Paulo: EDIÇÕES 70, 1977.

SANTOLA, E. O Livro Mestre de Feitiços e Magias. Joinville: Clube de Autores, 2009.

SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

STEWART, I. O Fantástico Mundo dos Números: a matemática do zero ao infinito. Trad. G. Schlesinger. 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2016.

WHITROW, G. J. O Tempo na História: concepções do tempo da pré-história aos nossos dias. Trad. M. L. X. A. Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 1993.

Veröffentlicht

2021-06-05

Zitationsvorschlag

LÜBECK, M.; JUNIOR, A. R. A HISTÓRIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO DOS NÚMEROS. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 7, n. 21, p. 25–43, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v7i21.3144. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/3144. Acesso em: 23 nov. 2024.

Ähnliche Artikel

1 2 3 > >> 

Sie können auch eine erweiterte Ähnlichkeitssuche starten für diesen Artikel nutzen.