O repositório de pesquisas em educação matemática inclusiva: um olhar para estudos sobre surdez

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i25.7209

Palavras-chave:

educação matemática, surdez, repositório de pesquisas, experiências docentes

Resumo

O presente trabalho surgiu de inquietações das autoras sobre os estudos realizados por professores de matemática sobre educação matemática e surdez e compartilhados em diferentes eventos científicos. Nesse sentido, o artigo é um desdobramento de um projeto de Iniciação Tecnológica que criou o Repositório de Pesquisas em Educação Matemática Inclusiva (REPEMI). Objetivamos apresentar o processo de construção do repositório e um retrato das pesquisas mapeadas que compõem o acervo. Como percurso metodológico, foram mapeados os trabalhos de todas as edições de três importantes eventos, a saber: Encontro Nacional de Educação Matemática, Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática e Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva. Posteriormente analisamos os textos que abordavam experiências com estudantes surdos e discutimos dois aspectos: o campo da matemática predominante e o nível de ensino. O levantamento de dados apresentou boas perspectivas da abrangência dos estudos sobre educação matemática e surdez, em especial no ensino fundamental. Entretanto, nossa investigação aponta a necessidade de maiores estudos no ensino médio, superior e Educação de jovens e adultos. Em relação ao campo da matemática predominante nos estudos, nota-se a concentração nos campos da geometria e números. Ademais, ressaltamos a importância, tanto para o campo educacional quanto para o campo da pesquisa, de conhecer estudos que são realizados por professores que ensinam matemática para estudantes surdos. Visto que esses trabalhos apresentam retratos das relações vivenciadas no chão da escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Thamires Belo de Jesus, Instituto Federal do Espírito Santo - IFES

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação Ensino e História de Matemática e da Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Educação em Ciências e Matemática (2014) pelo Instituto Federal do Espírito Santo(IFES), Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática pelo Instituto Superior de Educação de Afonso Claudio, Graduada em Licenciatura em Matemática (2011) pela Universidade Federal do Espirito Santo (UFES) e Técnica em Geomática (2008) pelo Instituto Federal do Espirito Santo (IFES). É professora efetiva do Ifes, atuando como docente nos cursos de ensino médio, graduação e especialização lato sensu. Lidera o Grupo de Pesquisa em Educação Matemática Inclusiva - GPEMI e participa do Grupo de Pesquisa Educação Matemática e Educação Profissional - EMEP e do Grupo de Pesquisa TIME - Tecnologias, Inclusão, Matemática e Educação. Membro do GT "Diferença, inclusão e Educação Matemática" da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Integra o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do ifes campus Vila Velha. Desenvolve pesquisas na área de Ensino de Ciências e Matemática com foco na Educação Especial e Educação Inclusiva, em especial na educação de surdos.

Mylena Sarah Louzada Rodrigues, Instituto Federal do Espírito Santo - IFES

Graduanda em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) Campus Vila Velha. Técnica em Meio Ambiente pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Vitória. Atua como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) desenvolvendo estudos na área de educação científica e matemática de surdos. 

Referências

BEREZZA, Renata Camacho; PEREIRA, Patrícia Sândalo; COSTA, Vagner da Silva. A educação matemática no contexto da surdez. In: Anais do Encontro Nacional de Educação Matemática, Pernambuco, 2004.

BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de Abril de 2002. Dispões sobre a Língua Brasileiras de Sinais e dá outras providências. Diário Oficial da União, República Federativa do Brasil, Atos do Poder Legislativo, Brasília, DF, 25 abr.2002. nº79, ano CXXXIX, Seção 1, p.23. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm. Acesso em: setembro de 2021.

BRASIL. Lei de nº 12.319, de 1º de setembro de 2010. Regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12319.htm. Acesso: setembro de 2021.

JESUS, Thamires Belo de. A produção científica sobre educação de surdos: uma análise dos anais do encontro nacional de educação matemática. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, Cuiabá. Anais... p. 1-13, 2019.

LERMAN, S. (2004). Relações entre Teoria e Prática na Educação Matemática: lentes diferentes. Bolema, Rio Claro (SP), v. 17 (22), p. 83-94.

LOPES, Maura Corcini; VEIGA-NETO, Alfredo. Marcadores Culturais surdos: quando eles se constituem no espaço. In: Perspectiva, Florianópolis, v. 24, nº Especial, 2006, p. 81 – 100.

LOPES, Maura Corcini. Surdez & Educação. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

SALES, Elielson Ribeiro de. A visualização no ensino de matemática: uma experiência com alunos surdos. 2013, 235f. Tese (doutorado). Universidade Estadual Paulista. Instituto de Geociências e Ciências Exatas.

SKLIAR, Carlos. (org.). Educação e Exclusão: abordagens sócio-antropológicas em educação especial. 4ª ed. Porto Alegre: Mediação, 1997.

VIANA, M, V, G; GOMES, M, R. (2020). Desafios do aluno surdo no ensino superior. Revista Espaço, Rio de Janeiro, nº 53, p. 197-214.

Downloads

Publicado

2022-03-23

Como Citar

JESUS, T. B. de; RODRIGUES, M. S. L. O repositório de pesquisas em educação matemática inclusiva: um olhar para estudos sobre surdez. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 9, n. 25, p. 50–60, 2022. DOI: 10.30938/bocehm.v9i25.7209. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7209. Acesso em: 19 abr. 2024.