O repositório de pesquisas em educação matemática inclusiva: um olhar para estudos sobre surdez
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i25.7209Palavras-chave:
educação matemática, surdez, repositório de pesquisas, experiências docentesResumo
O presente trabalho surgiu de inquietações das autoras sobre os estudos realizados por professores de matemática sobre educação matemática e surdez e compartilhados em diferentes eventos científicos. Nesse sentido, o artigo é um desdobramento de um projeto de Iniciação Tecnológica que criou o Repositório de Pesquisas em Educação Matemática Inclusiva (REPEMI). Objetivamos apresentar o processo de construção do repositório e um retrato das pesquisas mapeadas que compõem o acervo. Como percurso metodológico, foram mapeados os trabalhos de todas as edições de três importantes eventos, a saber: Encontro Nacional de Educação Matemática, Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática e Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva. Posteriormente analisamos os textos que abordavam experiências com estudantes surdos e discutimos dois aspectos: o campo da matemática predominante e o nível de ensino. O levantamento de dados apresentou boas perspectivas da abrangência dos estudos sobre educação matemática e surdez, em especial no ensino fundamental. Entretanto, nossa investigação aponta a necessidade de maiores estudos no ensino médio, superior e Educação de jovens e adultos. Em relação ao campo da matemática predominante nos estudos, nota-se a concentração nos campos da geometria e números. Ademais, ressaltamos a importância, tanto para o campo educacional quanto para o campo da pesquisa, de conhecer estudos que são realizados por professores que ensinam matemática para estudantes surdos. Visto que esses trabalhos apresentam retratos das relações vivenciadas no chão da escola.
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