Números irracionais

duas atividades envolvendo o pentagrama

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i24.4683

Palavras-chave:

História no ensino de matemática, Pentagrama, Números irracionais

Resumo

Este trabalho é fruto de pesquisas desenvolvidas no âmbito do Grupo de Estudos em História da Matemática e Educação Matemática (GHMEM) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Dentre os estudos realizados nesse grupo, tem-se aqueles relacionados à história da matemática voltada ao ensino. Nesse sentido, entende-se que a participação da história da matemática na ação pedagógica é um recurso que pode contribuir com o processo de ensino e aprendizagem de matemática. Dentro desse contexto, e relacionando com o conteúdo de números irracionais, tem-se que o objetivo neste artigo é apresentar uma proposta, para professores, com atividades que envolvem características dos números irracionais a partir de informações relacionadas à incomensurabilidade e aspectos históricos do surgimento desses números. O foco neste texto é evidenciar um modo de abordar os números irracionais, o qual compreende explorar algumas propriedades do Pentagrama – símbolo da escola pitagórica. Para tal, são apresentadas duas atividades indicadas para alunos do 1º ano do Ensino Médio, em que a primeira tem como intuito estabelecer relações entre a incomensurabilidade e um número irracional, a partir de investigações vinculadas aos segmentos relacionados ao Pentagrama, e a segunda atividade, por sua vez, tem o propósito de propiciar que os alunos encontrem um número irracional (sua representação decimal e fracionária) e investiguem suas características, também a partir de investigações no Pentagrama. Assim, espera-se que as atividades propostas possam colaborar com o estabelecimento de relações entre conteúdos geralmente trabalhados individualmente (incomensurabilidade – Grandezas e Medidas; números irracionais – Números), além de possibilitar reflexões sobre aspectos históricos relacionados à temática deste texto.

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Biografia do Autor

Ana Caroline Frigéri Barboza, Universidade Estadual de Maringá

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2018). Integrante do Grupo de Estudos em História da Matemática e Educação Matemática da Universidade Estadual de Maringá (GHMEM - UEM), coordenado pela orientadora Profª Drª Lucieli Maria Trivizoli. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá (PCM - UEM).

Érica Gambarotto Jardim Bergamim, Centro Universitário de Maringá

Licenciada em Matemática pela Faculdade de Apucarana (2013). Especialista em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2016) e em Alfabetização Matemática pela Faculdade São Braz (2014). Mestre em Matemática pelo Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT pela Universidade Estadual de Maringá (2018). Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é integrante do Grupo de Estudos em História da Matemática Educação Matemática da Universidade Estadual de Maringá (GHMEM - UEM) e atua como professora mediadora da Pós-graduação EaD do Centro Universitário Cesumar.

Lucieli Maria Trivizoli, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos (2004), com mestrado (2008) e doutorado (2011) em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - campus Rio Claro. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Estadual de Maringá e coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) - Matemática. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em História da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Matemática, História da Matemática no Brasil, Influências Estrangeiras na Matemática, História, Sociedades de Matemática. É membro afiliada da Sociedade Brasileira de História da Matemática e da Sociedade Brasileira de História da Ciência. Realizou pesquisa de pós-doutorado na University of California - Berkeley, sob orientação de Alan Schoenfeld.

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Publicado

2021-07-08

Como Citar

BARBOZA, A. C. F.; BERGAMIM, Érica G. J.; TRIVIZOLI, L. M. Números irracionais: duas atividades envolvendo o pentagrama. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 24, p. 32–46, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i24.4683. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4683. Acesso em: 22 dez. 2024.