Números irracionais

duas atividades envolvendo o pentagrama

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i24.4683

Palavras-chave:

História no ensino de matemática, Pentagrama, Números irracionais

Resumo

Este trabalho é fruto de pesquisas desenvolvidas no âmbito do Grupo de Estudos em História da Matemática e Educação Matemática (GHMEM) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Dentre os estudos realizados nesse grupo, tem-se aqueles relacionados à história da matemática voltada ao ensino. Nesse sentido, entende-se que a participação da história da matemática na ação pedagógica é um recurso que pode contribuir com o processo de ensino e aprendizagem de matemática. Dentro desse contexto, e relacionando com o conteúdo de números irracionais, tem-se que o objetivo neste artigo é apresentar uma proposta, para professores, com atividades que envolvem características dos números irracionais a partir de informações relacionadas à incomensurabilidade e aspectos históricos do surgimento desses números. O foco neste texto é evidenciar um modo de abordar os números irracionais, o qual compreende explorar algumas propriedades do Pentagrama – símbolo da escola pitagórica. Para tal, são apresentadas duas atividades indicadas para alunos do 1º ano do Ensino Médio, em que a primeira tem como intuito estabelecer relações entre a incomensurabilidade e um número irracional, a partir de investigações vinculadas aos segmentos relacionados ao Pentagrama, e a segunda atividade, por sua vez, tem o propósito de propiciar que os alunos encontrem um número irracional (sua representação decimal e fracionária) e investiguem suas características, também a partir de investigações no Pentagrama. Assim, espera-se que as atividades propostas possam colaborar com o estabelecimento de relações entre conteúdos geralmente trabalhados individualmente (incomensurabilidade – Grandezas e Medidas; números irracionais – Números), além de possibilitar reflexões sobre aspectos históricos relacionados à temática deste texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Caroline Frigéri Barboza, Universidade Estadual de Maringá

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2018). Integrante do Grupo de Estudos em História da Matemática e Educação Matemática da Universidade Estadual de Maringá (GHMEM - UEM), coordenado pela orientadora Profª Drª Lucieli Maria Trivizoli. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá (PCM - UEM).

Érica Gambarotto Jardim Bergamim, Centro Universitário de Maringá

Licenciada em Matemática pela Faculdade de Apucarana (2013). Especialista em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2016) e em Alfabetização Matemática pela Faculdade São Braz (2014). Mestre em Matemática pelo Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT pela Universidade Estadual de Maringá (2018). Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é integrante do Grupo de Estudos em História da Matemática Educação Matemática da Universidade Estadual de Maringá (GHMEM - UEM) e atua como professora mediadora da Pós-graduação EaD do Centro Universitário Cesumar.

Lucieli Maria Trivizoli, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos (2004), com mestrado (2008) e doutorado (2011) em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - campus Rio Claro. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Estadual de Maringá e coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) - Matemática. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em História da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Matemática, História da Matemática no Brasil, Influências Estrangeiras na Matemática, História, Sociedades de Matemática. É membro afiliada da Sociedade Brasileira de História da Matemática e da Sociedade Brasileira de História da Ciência. Realizou pesquisa de pós-doutorado na University of California - Berkeley, sob orientação de Alan Schoenfeld.

Referências

BERGAMIM, E. G. J.; BARBOZA, A. C. F.; TRIVIZOLI, L. M. História da matemática para o ensino da razão áurea: um relato de experiência. In: Encontro Paranaense de Educação Matemática, 15, 2019, Londrina. Anais do XV EPREM. Londrina, 2019. Disponível em: <http://www.sbemparana.com.br/eventos/index.php/EPREM/XV_EPREM/paper/view/1021/854>. Acesso em: 21 jan. 2021.

BOYER, C. B. História da matemática. 3. ed. São Paulo: Blucher, 2010.

DANTE, L. R. Matemática: contexto & aplicações – ensino médio. 3. ed. São Paulo: Ática, 2016.

EVES, H. Introdução à História da Matemática. Tradução Hygino H. Domingues. Campinas: Editora UNICAMP, 2011.

JANKVIST, U. T. A categorization of the “whys” and “hows” of using history in mathematics education. Educational Studies in Mathematics, v. 71, n. 3, p. 235-261, jan. 2009.

LIVIO, M. Razão Áurea: a história de Fi, um número surpreendente. Tradução de Marco Shinobu Matsumura. Rio de Janeiro: Record. 2006.

MIGUEL, A. MIORIM, M. A. História na Educação Matemática: Propostas e desafios. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

MIGUEL, A.; et al. História da matemática em atividades didáticas. 2. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009.

REZENDE, V. Os conhecimentos sobre números irracionais mobilizados por alunos brasileiros e franceses no processo escolar: um estudo com alunos concluintes dos três níveis de ensino. 2013. 209 p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2013. Disponível em: <http://www.pcm.uem.br/uploads/veridiana-rezende--08042013_1434858045.pdf>. Acesso em: 21 jan. 2021.

ROQUE, T. História da Matemática: uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

SANTOS, A. C. G. Uma contribuição ao ensino de números irracionais e de incomensurabilidade para o ensino médio. 2013. 163 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, 2013. Disponível em: <http://www.dme.ufcg.edu.br/PROFmat/TCC/AnaClaudia.pdf>. Acesso em: 03 jan. 2019.

SOUZA, J. R. de. GARCIA, J. da S. R. #Contato Matemática. São Paulo: FTD, 2016.

SWETZ, F. J. Learning Activities from the History of Mathematics. Portland: J. Weston Walch Publisher, 1994.

TZANAKIS, C.; ARCAVI, A. Integrating history of mathematics in the classroom: an analytic survey. In: FAUVEL, John; VAN MAANEN, Jan (Ed.). History in Mathematics Education: The ICMI Study. Netherlands: Springer, 2000. p. 201-240.

Downloads

Publicado

2021-07-08

Como Citar

BARBOZA, A. C. F.; BERGAMIM, Érica G. J.; TRIVIZOLI, L. M. Números irracionais: duas atividades envolvendo o pentagrama. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 24, p. 32–46, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i24.4683. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4683. Acesso em: 19 abr. 2024.