Como melhorar a imagem da Matemática através da leitura de textos históricos
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i27.8430Palavras-chave:
História da Matemática como recurso pedagógico;, Leitura de textos históricos;, Atitudes para com a matemática.Resumo
O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que visa determinar possíveis mudanças de atitude do aluno para com a matemática devido a ele ter experienciado uma intervenção utilizando a leitura de textos históricos na sala de aula. A intervenção foi informada por uma conceituação hermenêutica que inclui uma provocação inicial e a leitura de recortes de textos primários e, para ajudar a desenvolver as habilidades interpretativas do aluno, secundários. As fontes escolhidas rezavam sobre o conceito da classe dos números inteiros. As mudanças de atitude foram determinadas pela comparação de um questionário inicial e um questionário final. O questionário inicial atestou que embora os participantes considerassem a matemática como uma ciência importante e até muito presente na vida quotidiana das pessoas, concebiam a mesma como difícil e desinteressante; também tinham pouca confiança nas suas próprias habilidades matemáticas. As respostas do questionário final indicaram que as opiniões dos participantes sobre a importância da matemática não sofrerem mudanças, mas passaram a contemplar a matemática como algo mais interessante e menos difícil, sendo algo ao alcance deles. Mesmo assim, ficaram reticentes sobre a eficácia da leitura de fontes históricas para a sua preparação para o ENEM.
Downloads
Métricas
Referências
FOSSA, John A. Leitura de textos históricos na sala de aula. Paradigma (Venezuela). V. XLI, n. Extra 1 (abril), p. 116-132, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2020.p116-132.id834. Acesso em: 10 de junho de 2022.
FOSSA, John A. Matemática, história e compreensão. Revista Cocar v. 2, n. 4, p. 7-15, 2008.
FOSSA, John A. Características de atividades para o Ensino da Matemática. In: FERNANDES, George Pimentel (Org.). Educação Básica. Crato (CE): Editora da Universidade Regional do Cariri, 2000.
GLAUBITZ, M. R. The use of original sources in the classroom: Empirical research findings. In: History and Epistemology in Mathematics Education – Proceedings of the Sixth European Summer University – ESU 6. Viena: HPM, 2012.
GLAUBITZ, M. R. The use of original sources in the classroom: Theoretical Perspectives and Empirical Evidence. In: History and Epistemology in Mathematics Education – Proceedings of the 5th European Summer University – ESU 5. Prague: HPM, 2010.
JAHNKE, H. The historical dimension of mathematical understanding: objectifying the subjective. In: Proceedings of the Eighteenth International Conference for the Psychology of Mathematics Education, v. I. Lisbon: University of Lisbon, 1994, p. 139-156.