A Razão de Bronze: uma contribuição de Vera M. W. de Spinadel para o ensino de Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i27.8185

Palavras-chave:

Números metálicos, Retângulo de bronze, Razão de bronze, Ensino de Matemática, História da Matemática

Resumo

Neste artigo introduzimos a razão de bronze, não somente como um membro da família de números metálicos criada por Spinadel (2003a), mas como uma relação entre o retângulo de bronze e a sequência , numa abordagem diferente do que fez Spinadel ao generalizar a sequência de Fibonacci. Com o propósito de se conhecer um pouco sobre sua trajetória como professora de Matemática e pesquisadora, apresentamos uma breve biografia da matemática argentina Vera M. de Spinadel, uma mulher à frente do seu tempo, mas pouco conhecida no meio matemático. Definimos, também, a razão de bronze, um caso particular dos números metálicos da forma  e, em seguida, definimos e construímos, geometricamente, o retângulo de bronze e a razão de bronze. Além disso, como resultado principal deste trabalho, apresentamos uma sequência semelhante às sequências de Fibonacci e de Pell, que converge para a razão de bronze no mesmo sentido que tais sequências convergem para as razões de ouro e de prata, a partir dos retângulos de ouro e de prata, respectivamente. Tal sequência não existe na literatura da maneira como as de Fibonacci (ÁVILA, 1985) e de Pell (OLIVEIRA, 2022), quanto às relações com os retângulos de ouro e de prata. O trabalho tem como objetivos definir e construir o retângulo de bronze e a razão de bronze, bem como mostrar que a sequência  converge para a razão de bronze, a partir de sua relação com o retângulo de bronze. Esperamos que este trabalho possa contribuir para dar suporte a trabalhos interdisciplinares com o ensino de Matemática, de modo que a razão de bronze possa ser utilizada na proposição de problemas e atividades sobre números irracionais com a resolução de problemas de cunho prático ou não, vislumbrando aplicações desta razão no mundo que nos cerca, como foi feito com as razões de ouro e de prata, mostrando como a História da Matemática nos auxilia nas atividades de sala de aula. Sabemos que esses desdobramentos para possíveis caminhos que levem a aplicações práticas, contribuem, sobremaneira, para a melhoria da ação e formação dos professores de Matemática da Educação Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

João Luzeilton de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (1987), Mestre em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba (2001) e Doutor em Engenharia de Teleinformática, com ênfase em Computação Quântica, pela Universidade Federal do Ceará (2012). Título da Tese: Ferramentas Algébricas para o Estudo do Entrelaçamento Quântico. Pós - Doutor em Ensino de Matemática pela Universidade Federal Ceará (2019). Tendo lecionado Matemática por 7 (sete) anos em escolas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, atualmente é professor Adjunto M da Universidade Estadual do Ceará - UECE, no curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - FECLESC, lecionando as disciplinas de CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL, ÁLGEBRA LINEAR, EQUAÇÕES DIFERENCIAIS, GEOMETRIA EUCLIDIANA, FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA, GEOMETRIA ANALÍTICA, TEORIA DOS NÚMEROS, ESTRUTURAS ALGÉBRICAS, HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, DESENHO GEOMÉTRICO e ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL. Atua também como professor das disciplinas NÚMEROS E FUNÇÕES REAIS, CÁLCULO​ DIFERENCIAL E INTEGRAL, ARITMÉTICA e GEOMETRIA ANALÍTICA no PROFMAT/FECLESC/UECE. De abril/2014 a abril/2018 foi coordenador do subprojeto do PIBID - MATEMÁTICA/FECLESC. Além disso, desenvolve atividades de orientação de Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica e Monitoria Acadêmica. Áreas de interesse: Matemática, Ensino de Matemática, Formação de Professores, História da Matemática, Entrelaçamento de Estados Quânticos (medidas de entrelaçamento e critérios de separabilidade de estados quânticos), Algoritmos Quânticos e Geometria Dinâmica. Desde 2017 integra o Laboratório de Pesquisas Multimeios da Universidade Federal do Ceará - UFC. Coordena atualmente o Projeto de Extensão "MATEMÁTICA, COMUNIDADE, CIDADANIA E UNIVERSIDADE" da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - FECLESC.

Referências

ÁVILA, Geraldo. Retângulo áureo, divisão áurea e sequência de Fibonacci. Revista do Professor de Matemática, n. 6, SBM, p. 9 - 14, 1º semestre de 1985.

BARBOZA, Ana Caroline Frigéri; BERGAMIM, Érica Gambarotto Jardim; TRIVIZOLI, Lucieli Maria. Números irracionais: duas atividades envolvendo o pentagrama. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 8, n. 24, p. 32 – 46, 2021. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4683>. Acesso em: 9 abr. 2022.

BROETTO, Geraldo Cláudio; SANTOS-WAGNER, Vânia Maria Pereira dos. O Ensino de Números Irracionais na Educação Básica e na Licenciatura em Matemática: um círculo vicioso está em curso? Bolema, v. 33, n. 64, p. 728 – 747, ago. 2019.

COELHO, Maria Glécia Monteiro. Trajetórias de mulheres docentes da área de Matemática: um estudo de gênero com professoras de Quixadá a partir dos anos finais do ensino fundamental. 2021, 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Estadual do Ceará - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central – FECLESC, Quixadá, CE, 2021.

HUNTLEY, Herbert Edwin. E. The Divine Proportion: a Study in Mathematical Beauty. New York: DOVER, 1970.

KAPPRAFF, Jay. CONNECTIONS: The Geometric Bridge Between Art and Science. Singapura: World Scientific, 2001.

KAPPRAFF, Jay. BEYOND MEASURE: A Guided Tour Through Nature, Myth, and Number. Singapura: World Scientific, 2002.

LIVIO, Mario. Razão Áurea: a história de Fi, um número surpreendente. Tradução de Marco Shinobu Matsumura. Rio de Janeiro: Record, 2009.

MELO, Carlos Ian Bezerra de. Relações de gênero na matemática: o processo histórico-social de afastamento das mulheres e algumas bravas transgressoras. Revista Ártemis - Estudos de Gênero, Feminismos e Sexualidades, v. XXIV, n. 1, p. 189 – 20, 2017. Disponível em: <https://periodicos.ufpb.br/index.php/artemis/article/view/34424>. Acesso em: 12 abr. 2022.

MOREIRA, Nícolas de Araújo. E quando as outras ciências influenciam as ciências exatas? Ou... Em defesa de um ensino transversal. Revista do Professor de Matemática On-line, v. 9, n.2, SBM, p. 252 – 260, 2021.

OLIVEIRA, João Luzeilton de; MELO, Carlos Ian Bezerra de. A Razão de Prata e o mundo que nos cerca. Educação Matemática em Revista, v. 26, n. 71, SBEM, p. 31 – 45, abr./jun. 2021.

OLIVEIRA, João Luzeilton de. O retângulo de prata, a razão de prata e sua relação com a sequência de Pell. Revista do Professor de Matemática On-line, v. 10, n.2, SBM, p. 163 – 181, 2022.

PINTO, Ronaldo; COSTA, Liliana da. A irracionalidade e transcendência de certos logaritmos. Revista do Professor de Matemática On-line, v. 6, n.1, SBM, p. 68 – 75, 2018.

SANTOS, Jailda da Silva dos; MADRUGA, Zulma Elizabete de Freitas. Mulheres nas Ciências Exatas: um olhar para pesquisas científicas. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 9, n. 25, p. 20–34, 2022. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5601>. Acesso em: 9 abr. 2022.

SILVA, Marcelo Miranda. Desmistificando o conjunto dos números irracionais. 2018, 76f. Dissertação de Mestrado (PROFMAT) - Universidade Estadual do Ceará- Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede (PROFMAT) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central – FECLESC, Quixadá - CE, 2018.

SPINADEL, Vera M. Winitzky de. Del Número de Oro al Caos. Buenos Aires: Nobuko, 2003a.

SPINADEL, Vera M. Winitzky de. La familia de numeros metalicos. Cuadernos del CIMBAGE, n. 6, p. 17 - 44, 2003b.

STAKHOV, Alexey Petrovich. THE MATHEMATICS OF HARMONY: From Euclid to Contemporary Mathematics and Computer Science. Singapura: Editora World Scientific, vol. 22, 2009.

Downloads

Publicado

2022-07-23

Como Citar

OLIVEIRA, J. L. de. A Razão de Bronze: uma contribuição de Vera M. W. de Spinadel para o ensino de Matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 9, n. 27, p. 1–17, 2022. DOI: 10.30938/bocehm.v9i27.8185. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8185. Acesso em: 19 abr. 2024.