Aritmética En Margarita Philosophica: Uma proposta didática por meio do uso da História da Matemática Vinculada à Leitura de Imagens

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v10i29.9906

Palavras-chave:

Números e suas relações, Sistema de numeração decimal, História da Matemática

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de apresentar aos professores(as) dos anos finais do Ensino Fundamental, uma proposta didática desenvolvida a partir da leitura de uma imagem histórica: Aritmética En Margarita Philosophica. E tem por finalidade, possibilitar o desenvolvimento de conceitos e habilidades matemáticas acerca dos números. Dito isso, apresentamos um breve estudo histórico dos números, cujo desenvolvimento se deu a partir de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema. Além disso, no que tange a leitura da imagem já mencionada e sua inserção na prática pedagógica, utilizamos como referencial teórico a leitura de imagens históricas para trabalhar a História da Matemática no ensino. Acreditamos que é possível desenvolver o ensino de matemática e estabelecer relações entre os conceitos matemáticos e a história de seu desenvolvimento, e reconhecer a importância tanto dos conceitos quanto da sua história. Neste artigo, propusemos uma abordagem que visa o ensino do conceito de números, suas características e história.

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Biografia do Autor

Igor Cardoso Tonhato, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2021). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática.

Matheus Vieira do Nascimento Cardoso, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2021). Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas na Universidade Federal do Paraná, orientado pela Profª Drª Barbara Candido Braz. Atualmente é professor temporário - Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Integrante do Grupo de Estudos em História da Matemática e Educação Matemática (GHMEM), coordenado pela orientadora Profª Drª Lucieli Maria Trivizoli.

Wynston Anunciado Olimpio, Universidade Estadual de Maringá

Formado no curso de Formação de Docente pelo Colégio Estadual Antonio Tortato - Ensino Médio Normal (2012) e Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2017). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá (PCM - UEM) e integrante do Grupo de Estudos em História da Matemática e Educação Matemática da Universidade Estadual de Maringá (GHMEM - UEM), coordenado pela Profª Drª Lucieli Maria Trivizoli. Atualmente cursando Pedagogia pela Universidade CESUMAR (UNICESUMAR). 

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Publicado

2023-07-31

Como Citar

TONHATO, I. C.; CARDOSO, M. V. do N.; OLIMPIO, W. A. Aritmética En Margarita Philosophica: Uma proposta didática por meio do uso da História da Matemática Vinculada à Leitura de Imagens. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 10, n. 29, p. 01–17, 2023. DOI: 10.30938/bocehm.v10i29.9906. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/9906. Acesso em: 5 maio. 2024.