O planejamento didático na atuação de pedagogas do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos em João Pessoa-PB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v5i14mai/ago.1571

Palavras-chave:

Planejamento didático, Educação Social, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Resumo

Este artigo apresenta uma dimensão analítica de uma pesquisa acerca dos significados e estratégias que constituem processos de planejamento didático em Educação Social. artigo focaliza a reflexão sobre o planejamento didático na atuação de pedagogos(as) que atuam no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), na cidade de João Pessoa-PB. Trata-se de uma abordagem qualitativa de inspiração no enfoque do Interacionismo Simbólico. Para a coleta dos dados, aplicou-se questionários estruturados junto a 15 pedagogas. Para a análise dos dados, recorreu-se à Análise de Conteúdo em Bardin (2011). Pôde-se perceber que o planejamento faz parte do cotidiano das profissionais pesquisadas, com ênfase no marco operacional de sua concepção e em interesses destacados pelos(as) educandos. A dimensão política relativa ao sentido social da ação que planejam se apresenta de modo pouco evidente, o que pode levar a perda de potência transformadora das práticas de Educação Social no SCFV.

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Biografia do Autor

Luciana Silva Dias, Universidade Federal da Paraiba

Mestranda em Educação pela Universidade Federal da Paraiba (UFPB). Estudante do Grupo de Estudos e
Pesquisas em Pedagogia, Trabalho Educativo e Sociedade. 

José Leonardo Rolim de Lima Severo, Universidade Federal da Paraiba

 Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraiba (UFPB). Líder do Grupo de Estudos e
Pesquisas em Pedagogia, Trabalho Educativo e Sociedade. Professor adjunto da UFPB, onda atua
no Programa de Pós-Graduação em Educação

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Publicado

2020-01-23

Como Citar

DIAS, L. S.; SEVERO, J. L. R. de L. O planejamento didático na atuação de pedagogas do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos em João Pessoa-PB. Educ. Form., [S. l.], v. 5, n. 14, p. 133–149, 2020. DOI: 10.25053/redufor.v5i14mai/ago.1571. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1571. Acesso em: 22 dez. 2024.