Fanzine: uma metodologia ativa como prática avaliativa no ensino de geografia – um relato de experiência

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e021018

Palabras clave:

Aprendizagem, Avaliação, Fanzine, Metodologia Ativa

Resumen

O presente trabalho tem como relato de experiência a utilização de um recurso didático, o Fanzine, utilizado como uma prática avaliativa no processo de ensino e aprendizagem, facilitando a compreensão dos conteúdos e fazendo uma interação maior entre os assuntos estudados. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, com a utilização do relato de experiência e de forma participativa. A utilização do Fanzine faz com que os alunos participem de uma forma individual e com o intuito de uma interação com o coletivo sobre o conteúdo abordado, pois ele facilita para o aluno a exposição mais segura daquilo que aprendeu, mediante a pesquisa que foi realizada e a temática sugerida. Este recurso é altamente interdisciplinar.

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Biografía del autor/a

Silvia Maria de Oliveira Ribeiro, Faculdade de Ensino Superior de Parnaíba

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Piauiense (2009). Especialista em Psicopedagogia com Docência Superior, Educação Especial, Educação em Libras e Inclusiva. Mestranda em Ensino e Formação Docente IFCE/UNILAB.

Cintielena Holanda Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Graduada em Licenciatura em Geografia pela UECE; Graduada em Direito Bacharelado pela UNIFOR; Especialista em ensino de Geografia pela FAVENI; Especialista em Gestão Escolar pela UNICA; Mestranda em Ensino e Formação Docente, do Programa Associado da UNILAB/CE e do IFCE.

Ana Christina de Sousa Damasceno, Universidade Católica de Pernambuco

Doutoranda em Ciências em Ciências da Linguagem (UNICAP); Mestre em Letras (UESPI); Especialista em Educação Infantil (UESPI) e em Gestão Municipal de Educação (UFPI); Graduada em Pedagogia (FAP/UNINASSAU) e em Letras/Português (UESPI). Professora da SEMEC/Caxingó – PI e professora do Curso de Pedagogia na FAESPA.

Solonildo Almeida da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutor em educação pela Universidade Federal do Ceará (2011). Mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual do Ceará (2005). Pós-doutorado pela Universidade Federal do Ceará (2016). Professor do Instituto Federal do Ceará (IFCE).

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Publicado

2021-09-11

Cómo citar

RIBEIRO, S. M. de O. .; COSTA, C. H. .; DAMASCENO, A. C. de S.; SILVA, S. A. da. Fanzine: uma metodologia ativa como prática avaliativa no ensino de geografia – um relato de experiência. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 2, n. 3, p. e021018, 2021. DOI: 10.51281/impa.e021018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/6451. Acesso em: 22 jul. 2024.

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