Fanzine: uma metodologia ativa como prática avaliativa no ensino de geografia – um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.51281/impa.e021018Palavras-chave:
Aprendizagem, Avaliação, Fanzine, Metodologia AtivaResumo
O presente trabalho tem como relato de experiência a utilização de um recurso didático, o Fanzine, utilizado como uma prática avaliativa no processo de ensino e aprendizagem, facilitando a compreensão dos conteúdos e fazendo uma interação maior entre os assuntos estudados. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, com a utilização do relato de experiência e de forma participativa. A utilização do Fanzine faz com que os alunos participem de uma forma individual e com o intuito de uma interação com o coletivo sobre o conteúdo abordado, pois ele facilita para o aluno a exposição mais segura daquilo que aprendeu, mediante a pesquisa que foi realizada e a temática sugerida. Este recurso é altamente interdisciplinar.
Métricas
Referências
BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sergio. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2006.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de pesquisa social. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LACERDA, Carlos de Brito. Ambiente escolar: O protagonismo do estudante com fanzines. IMAGINÁRIO, n. 6, p. 115-136, 2014. Disponível em: http://www.memorialhqpb.org/ebooks/imaginario-06-pdf/5-%20carloslacerda.pdf Acesso em: 25 ago. 2021.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia cientifica. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2003.
LEÃO, Dóris Sandra Silva; CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima; VIEIRA, Hermany Rosa. A parceria professor–estudante na proposta da aprendizagem cooperativa. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, v. 1, n. 3, p. e020017, 2020. DOI: https://doi.org/10.51281/impa.e020017
MANN, Peter H. Métodos de investigação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1970.
MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora. In: BACICH, Lilian; MORAN, José (Orgs). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
NASCIMENTO, Melissa Eloá Silveira. Pedagozinando em sala de aula: artes de dizer e pedagogias de fazer. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: https://www.bdtd.uerj.br:8443/bitstream/1/10532/1/Dissert_Melissa%20pre_ref_Bdtd.pdf Acesso em: 19 jul. 2021.
VALENTE, José Armando. A sala de aula invertida e a possibilidade do ensino personalizado: uma experiência com a graduação em midialogia. In: BACICH, Lilian; MORAN, José (Orgs). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
VIANNA, Heraldo Marelim. Avaliação educacional e o avaliador. São Paulo: IBRASA, 2000.