Perfil de alunos do ensino fundamental I com dificuldades de aprendizagem na rede pública municipal

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e020007

Palabras clave:

Dificuldade de aprendizagem. Didática. Educação Básica. Ensino.

Resumen

O presente artigo apresenta os resultados referentes aos dados das dificuldades de aprendizagem dos alunos do final de ciclo (3º e 5º ano), de uma escola na região periférica do Município de Rio Claro- SP. Objetivou-se identificar junto a uma comunidade escolar específica o perfil dos alunos apontados por seus professores como sendo crianças com dificuldades de aprendizagem, descrever quais são as características desses alunos e compreender quais os recursos e procedimentos adotados para o atendimento dos mesmos. Metodologicamente foi aplicado um questionário em que os professores responderam a respeito das dificuldades de seus alunos apontando suas características cognitivas, familiares e emocionais. A escola tem em média 670 alunos e o número representado por alunos com dificuldades de aprendizagem nas salas pesquisadas, totalizam 81 alunos. A pesquisa possibilitou um melhor entendimento sobre a temática das dificuldades de aprendizagem no contexto desta unidade escolar.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Camila Camargo Diniz Fonte, Universidade Estadual Paulista

Mestra em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora de Educação Especial da Rede Púlica Municipal de Rio Claro/SP e psicopedagoga clínica.

Andréia Osti, Universidade Estadual Paulista

Professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Representações, Aprendizagem.

Publicado

2020-03-02

Cómo citar

FONTE, C. C. D.; OSTI, A. Perfil de alunos do ensino fundamental I com dificuldades de aprendizagem na rede pública municipal. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. e020007, 2020. DOI: 10.51281/impa.e020007. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/3746. Acesso em: 3 jul. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a