Possibilidades de avaliação no ciclo de alfabetização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e020019

Palavras-chave:

Jogos pedagógicos, Dificuldade de aprendizagem, Educação Básica

Resumo

O presente artigo objetiva discutir possibilidades de avaliação da leitura e da escrita no ciclo de alfabetização a partir de jogos de regras. Para tanto houve uma pesquisa documental, na qual o foco de análise foi o planejamento de duas professoras, atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, que utilizavam em sua prática pedagógica os jogos de regras com o propósito avaliativo, buscando analisar quais os usos desses recursos, assim como as possíveis contribuições para o processo de aprendizagem das crianças. Os resultados indicam que os jogos constituem-se como recursos relevantes para a avaliação dos estudantes, para além de atribuição de rótulos e classificações. Com isso, evidencia-se a importância de o professor compreender sua efetividade enquanto um dos recursos possíveis, bem como as intervenções necessárias durante sua utilização. Ressalta-se também a necessidade de investigações mais específicas sobre o tema, especialmente no contexto da alfabetização.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aline Gasparini Zacharias-Carolino, Universidade Estadual Paulista

Doutoranda em Educação na UNESP e bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Representações, Aprendizagem, Leitura e Escrita – GEPRALE.

Camila Camargo Diniz Fonte, Universidade Estadual Paulista

Mestre em Educação na UNESP e professora da Educação Básica. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Representações, Aprendizagem, Leitura e Escrita –GEPRALE.

Tatiana Andrade Fernandes de Lucca, Universidade Estadual Paulista

Doutoranda em Educação na UNESP e professora da Educação Básica. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Representações, Aprendizagem, Leitura e Escrita – GEPRALE.

Publicado

2020-10-22

Como Citar

ZACHARIAS-CAROLINO, A. G.; FONTE, C. C. D.; LUCCA, T. A. F. de. Possibilidades de avaliação no ciclo de alfabetização. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 1, n. 3, p. e020019, 2020. DOI: 10.51281/impa.e020019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/4088. Acesso em: 19 abr. 2024.