Produção de pesquisas na disciplina de Método Científico: uso de formulário eletrônico no ensino remoto
DOI:
https://doi.org/10.51281/impa.e022002Palavras-chave:
Método Científico, Pesquisa, EnsinoResumo
Esse estudo é um relato de experiências do uso de formulário eletrônico no ensino da disciplina de Metodologia Científica em 2020, com turmas de oitavos anos do ensino fundamental, tendo como público da pesquisa a comunidade escolar, durante o ensino remoto na pandemia de covid-19 em 2020. O objetivo foi realizar pesquisas fomentando a metodologia científica, o protagonismo e a cidadania através de temas de interesse dos próprios estudantes, motivando a inclusão digital e de tecnologias no processo educativo. Conclui-se que o ensino da disciplina de Metodologia Científica foi eficaz e satisfatório durante o momento remoto com o uso de formulários eletrônicos. Estima-se que o impacto na aprendizagem dos estudantes tenha ocorrido de forma significativa com a inclusão digital e de tecnologias no processo educativo, com a realização de pesquisas fomentando o pensamento crítico, o protagonismo e na sua cidadania, além de contribuir para a formação e prática docente.
Métricas
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2020. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf . Acesso em 04 ago. 2021.
BRASIL. Os benefícios das novas tecnologias na educação. 2021. Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/noticias/os-beneficios-das-novas-tecnologias-na-educacao . Acesso em 04 jun. 2021.
CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto, 2. ed. - Porto Alegre: Artmed, 2007. ISBN 978-85-363-0892-0, 248 p. Disponível em https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/696271/mod_resource/content/1/Creswell.pdf Acesso em 9 set. 2021.
ESTEVE, José Manuel. La profesión docente ante los desafios de la sociedade del conocimiento. In: MEDRANO, Consuelo Velaz de; VAILLANT, Denise. Aprendizaje y desarrollo profesional docente. Madrid: Santillana, 2009. p. 17-27. Disponível em: http://www.redfforma.cl/documentos_sitio/86855_APRENDYDESARRPROFESIONAL-2.pdf. Acesso em 30 jul. 2021.
FORTALEZA. Prefeitura municipal de fortaleza (PMF). 2020: o surgimento da pandemia no país. Disponível em: https://www.fortaleza.ce.gov.br/noticias/2020-o-surgimento-da-pandemia-no-pais#:~:text=desde%20a%20confirma%c3%a7%c3%a3o%20do%20primeiro,o%20v%c3%adrus%20atingisse%20a%20capital . Acesso em 04 jul. 2021.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia da Pesquisa-Ação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 483-502, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/DRq7QzKG6Mth8hrFjRm43vF/?lang=pt&format=pdf . Acesso em 02 ago. 2021.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar um projeto de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
GOUVEIA, Mariley Simões Flória. Cursos de ciências para professores de 10 grau: elementos para uma política de formação continuada. Campinas, 1992. Tese (Doutorado em Educação – Metodologia de Ensino) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1992. Disponível em: file:///C:/Users/Patricia%20Campelo/Desktop/DOUTORADO/ARTIGOS/TESE%20Gouveia_MarileySimoesFloria_D.pdf Acesso em 15 jul. 2021.
KERELUIK, K. et al. What Knowledge Is of Most Worth: Teacher Knowledge for 21st Century Learning. Journal of Digital Learning in Teacher Education, Philadelphia, v. 29, n. 4, p. 127-140, 2013. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1010753.pdf Acesso em 10 ago. 2021.
LUZ, Emeli Borges Pereira. Desenvolvimento do pensamento reflexivo em atividades online e a formação inicial de professores de línguas. Entrelínguas, Araraquara, v. 2, n. 2, p.261-281, jul./dez. 2016. Disponível em: file:///C:/Users/Patricia%20Campelo/Desktop/DOUTORADO/ARTIGOS/artigo-07-emeli.pdf Acesso em 10 ago.2021.
LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. Trad. Ricardo Corrêa Barbosa. 8. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2004.
MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2005.
MONTEIRO, Renata Lúcia de Souza Gaúna; Santos, Dayane Silva. A utilização da ferramenta Google forms como instrumento de avaliação do ensino na Escola Superior de Guerra. Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação (online). Rio de Janeiro: v.4, n.2, 2019. E-ISSN 2596-058X. Disponível em https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte/article/view/72.
MORIN, Edgar. Desafios das transdisciplinaridade e da complexidade. In: AUDI, Jorge Luis Nicolas; MOROSINI, Marília Costa. (Org.). Inovação e interdisciplinaridade na universidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007. p. 22-28. Disponível em: https://ebooks.pucrs.br/edipucrs/acessolivre/livros/inovacaoeinterdisciplinaridade.pdf Acesso em 15 ago. 2021.
NUNES, Claudio Pinto; OLIVEIRA, Dalila Andrade. Trabalho, carreira, desenvolvimento docente e mudança na prática educativa. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 43, n.1, p. 65-80, jan./mar. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/kR6TNNYxWqH63t6SF8tGqZq/abstract/?lang=pt . Acesso em 04 jul. 2021.
SILVA, Juremir Machado da. Inter, multi ou transdisciplinaridade, uma questão de comunicação. In: AUDI, Jorge Luis Nicolas; MOROSINI, Marília Costa (Org.). Inovação e interdisciplinaridade na universidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007. p. 32-34. Disponível em: https://ebooks.pucrs.br/edipucrs/acessolivre/livros/inovacaoeinterdisciplinaridade.pdf Acesso em 04 jul 2021
SILVA ROCHA, Paulo César da; SILVEIRA JUCÁ, Sandro César; da SILVA, Solonildo Almeida. A evolução das Tecnologias da Informação e Comunicação na perspectiva de Touraine, Bell e Castells. Research, Society and Development, Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, v. 8, n. 5, 2019. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v8i5.928. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/928 . Acesso em 02 ago. 2021.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1985.
VASCONCELOS, Eduardo. Desinstitucionalização e Interdisciplinaridade em Saúde Mental. Rio de Janeiro: Escola de Serviço Social da UERJ, 1996.