Avaliação do processo de monitoria da disciplina Fisiologia Humana: um relato de experiência

Autores

  • Maria Pastora Neres Silva Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Francisca Nimara Inácio da Cruz Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e021003

Palavras-chave:

Monitoria, Ensino Superior, Docência

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo avaliar o processo de monitoria da disciplina Fisiologia Humana no curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Canindé. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. As atividades de monitoria iniciaram em dezembro de 2019 e seguiram até dezembro de 2020. Os resultados indicaram que a vivência na monitoria foi de suma importância para a vida pessoal e acadêmica da estudante monitora, uma vez que proporcionou o aprimoramento de conhecimentos, desenvolvimento de competências e experiências que serviram como visão real das atividades na docência. Destaca-se como dificuldade a pouca participação dos alunos na monitoria, principalmente, devido a problemas enfrentados no ensino remoto no contexto pandêmico, merecendo destaque o acesso limitado à internet e ao uso de aparelhos tecnológicos para o acompanhamento das aulas por parte de muitos dos estudantes.

Métricas

Visualizaciones del PDF
1,451
May 01 '21May 04 '21May 07 '21May 10 '21May 13 '21May 16 '21May 19 '21May 22 '21May 25 '21May 28 '219
| |

Biografia do Autor

Maria Pastora Neres Silva, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará

Discente do curso de graduação em Licenciatura em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Canindé. Foi bolsista monitora da disciplina Fisiologia Humana.

Francisca Nimara Inácio da Cruz, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Canindé. Foi bolsista de Iniciação Científica (PIBIC-CNPq) e monitora das disciplinas de Fisiologia Cardiorrespiratória e Cinesiologia Aplicada. É especialista em Fisiologia do Exercício Físico pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Canindé.

Referências

ALMEIDA, Rodrigo da Silva; XAVIER JÚNIOR, Antonio Fernando da Silva; MOURA, Gabriela Costa. Contribuições da monitoria em elementos de anatomia para a formação acadêmica do aluno de psicologia: um relato de experiência. Ciências Humanas e Sociais, v. 3, n. 3, p. 169-180, 2016. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/fitshumanas/article/view/3331/2300 Acesso em: 03 mar. 2021.

ASSIS, Fernanda et al. Programa de Monitoria Acadêmica: percepções de monitores e orientadores. Revista de Enfermagem da UERJ, v. 14, n. 3, p. 391-397, 2006. Disponível em: http://www.revenf.bvs.br/pdf/reuerj/v14n3/v14n3a10.pdf Acesso em: 03 mar. 2021.

BARRETO, Andreia Cristina Freitas; ROCHA, Daniele Santos. COVID 19 e Educação: Resistências, Desafios e (IM) possibilidades. Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade - Bom Jesus da Lapa, v. 2, p. 01-11, jan./dez. 2020.

DOI: http://dx.doi.org/10.46375/encantar.v2.0010

CUNHA, Lorena de Sousa; COSTA, Flávio Nogueira da. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor: um relato de experiência. Encontro de extensão, docência e iniciação científica (EEDIC), v. 4, n. 1 (2017). Disponível em: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/eedic/article/view/2715/0 Acesso em: 22 mar. 2021.

DIESEL, Sheila; CARRAZONI, Guilherme Salgado; RAMBO, Leonardo Magno. Monitoria no ensino superior: Uma ferramenta essencial de aprendizagem. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 9, n. 1, 2020. Disponível em: https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/SIEPE/article/view/85837 Acesso em: 03 mar. 2021.

FERNANDES, Daniele Cristina Alves. et al. Contribuições da monitoria acadêmica na formação do aluno-monitor do curso de Enfermagem: relato de experiência. Debates em Educação. v . 12, n. 27, 2020.

DOI: http://dx.doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p316-329

FORJAZ, Cláudia Lúcia de Moraes; TRICOLI, Valmor. A fisiologia em educação física e esporte. Rev. bras. educ. fís. esporte, v. 25, São Paulo, dez., 2011.

DOI: https://doi.org/10.1590/S1807-55092011000500002

GUYTON, Arthur Clifton; HALL, John. Tratado de fisiologia médica. 13. ed. Rio de Janeiro: GEN Guanabara Koogan, 2017.

LINS, Leandro Fragoso et al. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor. In: Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRPE, 9., Recife. Anais. Jepex: UFRPE, 2009. P. 1-2. Disponível em: http://www.eventosufrpe.com.br/jepeX2009/cd/resumos/R0147-1.pdf Acesso em 10 nov. 2020.

MATOSO, Leonardo Magela Lopes. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor: um relato de experiência. Revista Científica da Escola da Saúde, 2013. Disponível em: https://repositorio.unp.br/index.php/catussaba/article/view/567 Acesso em: 17 set. 2020.

OLIVEIRA SOUZA, Joquebede Costa et al. Impactos da monitoria acadêmica de anatomia humana: concepções de estudantes de enfermagem. Revista Enfermagem Atual In Derme v. 94, n. 32, e-020061, 2020. Disponível em: http://www.revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/877/753 Acesso em: 06 mar. 2021.

OLIVEIRA, Gustavo Coêlho de; SOUZA, Fernanda Pereira; SILVA, Edineide Nunes da. Papel da monitoria na formação acadêmica: um relato de experiência. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, Cajazeiras, n. 2, suplementar, p. 924-926, set./dez., 2017. Disponível em: http://revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/pesquisainterdisciplinar/article/view/367/pdf Acesso em: 15 set. 2020.

RAMOS, Luiz Armando Vidal et al. Plano de monitoria acadêmica na disciplina de anatomia humana: Relato de experiência. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 5, n. 3, p. 94-101, 2012. Disponível em: https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/21015/12490 Acesso em: 22 dez. 2020.

SILVA, Ellery Henrique Barros da; NETO, Jerônimo Gregório da Silva; SANTOS, Marilde Chaves dos; Pedagogia da Pandemia: Reflexões sobre a educação em tempos de isolamento social. Revista Latino-Americana de Estudos Cientifico – RELAEC, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/ipa/article/view/31695 Acesso em: 09 mar. 2021.

SOUZA, Gabrielle Maria et al. Contribuições da monitoria acadêmica de anatomia humana aos estudantes, professores e monitores. Arquivos do Mudi, v. 24, n. 1, p. 81-95, 2020. DOI: https://doi.org/10.4025/arqmudi.v24i1.50485

Publicado

2021-04-30

Como Citar

SILVA, M. P. N.; CRUZ, F. N. I. da . Avaliação do processo de monitoria da disciplina Fisiologia Humana: um relato de experiência. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 2, n. 1, p. e021003, 2021. DOI: 10.51281/impa.e021003. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/5294. Acesso em: 11 abr. 2025.