Avaliação do processo de monitoria da disciplina Fisiologia Humana: um relato de experiência

Autores

  • Maria Pastora Neres Silva Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Francisca Nimara Inácio da Cruz Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e021003

Palavras-chave:

Monitoria, Ensino Superior, Docência

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo avaliar o processo de monitoria da disciplina Fisiologia Humana no curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Canindé. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. As atividades de monitoria iniciaram em dezembro de 2019 e seguiram até dezembro de 2020. Os resultados indicaram que a vivência na monitoria foi de suma importância para a vida pessoal e acadêmica da estudante monitora, uma vez que proporcionou o aprimoramento de conhecimentos, desenvolvimento de competências e experiências que serviram como visão real das atividades na docência. Destaca-se como dificuldade a pouca participação dos alunos na monitoria, principalmente, devido a problemas enfrentados no ensino remoto no contexto pandêmico, merecendo destaque o acesso limitado à internet e ao uso de aparelhos tecnológicos para o acompanhamento das aulas por parte de muitos dos estudantes.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Pastora Neres Silva, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará

Discente do curso de graduação em Licenciatura em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Canindé. Foi bolsista monitora da disciplina Fisiologia Humana.

Francisca Nimara Inácio da Cruz, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Canindé. Foi bolsista de Iniciação Científica (PIBIC-CNPq) e monitora das disciplinas de Fisiologia Cardiorrespiratória e Cinesiologia Aplicada. É especialista em Fisiologia do Exercício Físico pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Canindé.

Referências

ALMEIDA, Rodrigo da Silva; XAVIER JÚNIOR, Antonio Fernando da Silva; MOURA, Gabriela Costa. Contribuições da monitoria em elementos de anatomia para a formação acadêmica do aluno de psicologia: um relato de experiência. Ciências Humanas e Sociais, v. 3, n. 3, p. 169-180, 2016. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/fitshumanas/article/view/3331/2300 Acesso em: 03 mar. 2021.

ASSIS, Fernanda et al. Programa de Monitoria Acadêmica: percepções de monitores e orientadores. Revista de Enfermagem da UERJ, v. 14, n. 3, p. 391-397, 2006. Disponível em: http://www.revenf.bvs.br/pdf/reuerj/v14n3/v14n3a10.pdf Acesso em: 03 mar. 2021.

BARRETO, Andreia Cristina Freitas; ROCHA, Daniele Santos. COVID 19 e Educação: Resistências, Desafios e (IM) possibilidades. Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade - Bom Jesus da Lapa, v. 2, p. 01-11, jan./dez. 2020.

DOI: http://dx.doi.org/10.46375/encantar.v2.0010

CUNHA, Lorena de Sousa; COSTA, Flávio Nogueira da. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor: um relato de experiência. Encontro de extensão, docência e iniciação científica (EEDIC), v. 4, n. 1 (2017). Disponível em: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/eedic/article/view/2715/0 Acesso em: 22 mar. 2021.

DIESEL, Sheila; CARRAZONI, Guilherme Salgado; RAMBO, Leonardo Magno. Monitoria no ensino superior: Uma ferramenta essencial de aprendizagem. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 9, n. 1, 2020. Disponível em: https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/SIEPE/article/view/85837 Acesso em: 03 mar. 2021.

FERNANDES, Daniele Cristina Alves. et al. Contribuições da monitoria acadêmica na formação do aluno-monitor do curso de Enfermagem: relato de experiência. Debates em Educação. v . 12, n. 27, 2020.

DOI: http://dx.doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p316-329

FORJAZ, Cláudia Lúcia de Moraes; TRICOLI, Valmor. A fisiologia em educação física e esporte. Rev. bras. educ. fís. esporte, v. 25, São Paulo, dez., 2011.

DOI: https://doi.org/10.1590/S1807-55092011000500002

GUYTON, Arthur Clifton; HALL, John. Tratado de fisiologia médica. 13. ed. Rio de Janeiro: GEN Guanabara Koogan, 2017.

LINS, Leandro Fragoso et al. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor. In: Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRPE, 9., Recife. Anais. Jepex: UFRPE, 2009. P. 1-2. Disponível em: http://www.eventosufrpe.com.br/jepeX2009/cd/resumos/R0147-1.pdf Acesso em 10 nov. 2020.

MATOSO, Leonardo Magela Lopes. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor: um relato de experiência. Revista Científica da Escola da Saúde, 2013. Disponível em: https://repositorio.unp.br/index.php/catussaba/article/view/567 Acesso em: 17 set. 2020.

OLIVEIRA SOUZA, Joquebede Costa et al. Impactos da monitoria acadêmica de anatomia humana: concepções de estudantes de enfermagem. Revista Enfermagem Atual In Derme v. 94, n. 32, e-020061, 2020. Disponível em: http://www.revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/877/753 Acesso em: 06 mar. 2021.

OLIVEIRA, Gustavo Coêlho de; SOUZA, Fernanda Pereira; SILVA, Edineide Nunes da. Papel da monitoria na formação acadêmica: um relato de experiência. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, Cajazeiras, n. 2, suplementar, p. 924-926, set./dez., 2017. Disponível em: http://revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/pesquisainterdisciplinar/article/view/367/pdf Acesso em: 15 set. 2020.

RAMOS, Luiz Armando Vidal et al. Plano de monitoria acadêmica na disciplina de anatomia humana: Relato de experiência. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 5, n. 3, p. 94-101, 2012. Disponível em: https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/21015/12490 Acesso em: 22 dez. 2020.

SILVA, Ellery Henrique Barros da; NETO, Jerônimo Gregório da Silva; SANTOS, Marilde Chaves dos; Pedagogia da Pandemia: Reflexões sobre a educação em tempos de isolamento social. Revista Latino-Americana de Estudos Cientifico – RELAEC, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/ipa/article/view/31695 Acesso em: 09 mar. 2021.

SOUZA, Gabrielle Maria et al. Contribuições da monitoria acadêmica de anatomia humana aos estudantes, professores e monitores. Arquivos do Mudi, v. 24, n. 1, p. 81-95, 2020. DOI: https://doi.org/10.4025/arqmudi.v24i1.50485

Publicado

2021-04-30

Como Citar

SILVA, M. P. N.; CRUZ, F. N. I. da . Avaliação do processo de monitoria da disciplina Fisiologia Humana: um relato de experiência. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 2, n. 1, p. e021003, 2021. DOI: 10.51281/impa.e021003. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/5294. Acesso em: 20 jul. 2024.