Cyberbullying entre estudantes: um modelo para compreensão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e021013

Palavras-chave:

Bullying., Assimilação crítica de tecnologia., Violência na escola

Resumo

As modificações impulsionadas pelos avanços no desenvolvimento tecnológico, que englobam os meios de comunicação digitais (internet, celular e outros), ainda que possibilitem facilidades, também podem ser empregadas de forma inadequada, para produção e disseminação on-line de conteúdos hostis que podem acarretar consequências prejudiciais, o que é considerado como cyberbullying. Se refere a um tipo de bullying virtual, que visa agredir, denegrir, ofender ou perseguir pessoas. Há diferentes tipos e formas de praticá-lo. Para prevenir ou encontrar meios de enfrentar o cyberbullying, se faz relevante investigar as motivações e ocorrências dessa prática. Esse artigo visa realizar um resgate teórico da literatura na área de cyberbullying, haja vista que os conhecimentos teóricos desse campo são essenciais para compreensão dos seus desdobramentos e estratégias de enfrentamentos. Os resultados demonstraram a importância de serem criadas, estudadas e pensadas, medidas de avaliação para prevenção e enfrentamento do Cyberbullying, além de mensurar a ocorrência e motivações.

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Biografia do Autor

Andrea Carvalho Beluce, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Mestre em Educação pela UEL. Atua na Gestão Pedagógica do Ambiente Virtual de Aprendizagem da Prefeitura Municipal de Londrina (AVA/PML) e como Diretora Geral da Escola de Governo da PML.

Daniele Dower Ronqui, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda em Psicologia na Universidade Estadual de Londrina. Psicóloga Clínica e Docente de Psicologia na Kroton Educacional.

Katya Luciane de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Professora Associada do Programa de Mestrado em Psicologia e do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Estadual de Londrina.

 

 

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Publicado

2021-09-05

Como Citar

BELUCE, A. . C.; RONQUI, D. D. .; OLIVEIRA, K. L. de . Cyberbullying entre estudantes: um modelo para compreensão . Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 2, n. 2, p. e021013, 2021. DOI: 10.51281/impa.e021013. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/6827. Acesso em: 30 out. 2024.