Programa Residência Pedagógica na Formação Inicial de Professores de Educação Física no Ensino Remoto: Um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e024008

Palavras-chave:

Ensino remoto emergencial, Programa Residência Pedagógica, Educação Física, Formação Inicial

Resumo

A experiência de ensino na formação inicial cumpre um papel importante para o aprimoramento das práticas pedagógicas. Nesse sentido, o Programa Residência Pedagógica busca proporcionar a imersão dos licenciandos na escola visando o aperfeiçoamento da práxis docente. Deste modo, o estudo teve como objetivo relatar as experiências das estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará (IFCE) no Módulo I do Programa Residência Pedagógica, durante as regências no Ensino Remoto Emergencial no Fundamental I em uma escola Municipal no interior do Ceará. O estudo é de abordagem qualitativa por meio da narrativa de um relato de experiência. A atividade foi desenvolvida no mês de outubro de 2020 até março de 2021. A partir das experiências relatadas, percebemos que o Programa Residência Pedagógica propiciou a construção da formação e identidade docente mesmo diante dos desafios durante o Ensino Remoto, colaborando assim, para o aperfeiçoamento da prática pedagógica ainda na formação inicial.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Samia Maria Silva Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Licenciada em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Integrante do grupo de pesquisa em Educação Física, Saúde e Inclusão (GPEFSI) e do Núcleo de Investigação em Avaliação Educacional (NiAVe).

Janiele Santos de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Licenciada em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Integrante do grupo de pesquisa em Educação Física, Saúde e Inclusão (GPEFSI) e do Núcleo de Investigação em Avaliação Educacional (NiAVe).

Eliana Costa da Cruz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Licenciada em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Integrante do grupo de pesquisa em Educação Física, Saúde e Inclusão (GPEFSI) e do Núcleo de Investigação em Avaliação Educacional (NiAVe)

Thaidys da Conceição Lima do Monte, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Doutora em Educação pelo PPGE/UECE. Professora Efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar – GEPEFE e do grupo de pesquisa em Educação Física, Saúde e Inclusão (GPEFSI).

Referências

ANDRÉ, Marli.(Org). Práticas inovadoras na formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2016.

AQUINO, Julio Groppa. A relação professor-aluno: do pedagógico ao institucional. São Paulo: Summus, 1996.

BERNARDES, Elizabeth Lannes. Jogos e brincadeiras: ontem e hoje. Cadernos de História da Educação, v. 4, 4 mar. 2008.

BETTI, M; ZULLIANE L. R. Educação Física Escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 1, n. 1, p. 73-81, 2002. Disponivel: https://www.mackenzie.br/fileadmin/OLD/47/Graduacao/ CCBS/Cursos/Educacao_Fisica/REMEFE-1-1-2002/art6_edfis1n1.pdf. Acesso: 25 fev. 2022.

BRASIL. Portaria GAB N° 38, de 28 de Fevereiro de 2018. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) (2018). Disponível em: https://capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/28022018-Portaria_n_38-Institui_RP.pdf Acesso: 25 fev. 2022.

BRASIL. Edital No 06/2018. Chamada Pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) (2018). Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/01032018-Edital-6-2018-Residencia-pedagogica.pdf Acesso: 25 fev. 2022.

BRASIL, Decreto Nº 8.977 De 30 De Janeiro De 2017. Aprova o estatuto e o quadro demonstrativo dos cargos em comissão e das funções de confiança da coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior. Disponível em: https://legislacao.presidencia.gov.br/atos/?tipo=DEC&numero=8977&ano=2017&ato=852oXSU9EeZpWTffe Acesso em: 15 jul. 2022.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Consulta Pública. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2015. Disponível em: http://basenaci. Acesso em: 23 jun. 2021.

BRASIL. Lei n. 12.796, de 04 de abril de 2013. Altera a Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12796.htm. Acesso em: 15 jun. 2021.

BRASIL. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Disponível em: http://abre.ai/bgvB . Acesso em: 14 jun. 2021.

CASTILHO, A. P.; BORGES, N. R. M.; PEREIRA, V. T. Manual de Metodologia Científica. 2. ed. Itumbiara: Ulbra, 2014

CAPES. Edital nº 9/2020 - Seleção para o Programa Institucional de Residência Pedagógica (PRP).pdf. [S. l.], 2020. Disponível em: https://ifce.edu.br/acesso-rapido/concursos-publicos/editais/ensino/programa-residencia-pedagogica/campus-caninde/2020/edital-no-9-2020-selecao-para-o-programa-institucional-de-residencia-pedagogica-prp.pdf/@@download/file/Edital%20n%C2%BA9-2020%20-%20PRP.pdf Acesso em: 14 jun. 2024.

DARIDO, S.C. Educação física na escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

FEITOSA, M.C et al.. Ensino Remoto: O que Pensam os Alunos e Professores?. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 5. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. p. 60-68. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2020.11383.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FARIA, Juliana. O naufrágio, o baile e a narrativa de uma pesquisa: Experiências de formação de sujeitos em imersão docente. Tese - (Doutorado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, 2018. Disponível em : http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BA8PTQ. Acesso em 02 de abr. de 2022.

FILHO, E. M et al. Atuação Docente na Formação de Professores em Educação Física. Psicologia, Educação e Cultura. v. 12, n. 2, p. 90-107, dez. 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/331741606_ATUACAO_DOCENTE_NA_FORMACAO_DE_PROFESSORES_EM_EDUCACAO_FISICA. Acesso em: 19 jul. 2021.

GUEDES, N. C. A importância do Projeto Político Pedagógico no processo de democratização da escola. Ensino em Perspectivas, n. 2, p. 1–15, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4815. Acesso em: 28 jul. 2021.

GOMES, Alberto Albuquerque. A Supervisão Pedagógica em Educação Física. Lisboa: Livros Horizonte, 2005.

JESUS, D. A. D; GERMANO, J. Importância do planejamento e da rotina na educação infantil. Set/2013.

LIBÂNEO, J. C. Concepções e Práticas de Organização e Gestão da Escola: Considerações Introdutórias para um Exame Crítico da Discussão Atual no Brasil. Revista espanõla de Educacíon Comparada, Madrid, Espanha, 2007.

PONTES JUNIOR, J. A. F; SOARES, E. S; TROMPIERI FILHO, N. Expectativa discente sobre os instrumentos de avaliação na educação física escolar. In: Livro de Actas do I Seminário Internacional, Aprendizagem e Rendimento. Braga: Universidade do Minho, Centro de Investigação em Educação (CIEd), 2014. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/269222538_Expectativa_discente_sobre_os_instrumentos_de_avaliacao_na_Educacao_Fisica_escolar.Acesso em: 8 jun. 2024.

SOUSA, L. A et al. Experiências avaliativas na formação inicial de professores de Educação Física: a perspectiva dos estudantes do “Programa Residência Pedagógica”. Educación Física Y Ciencia, 2024. DOI: https://doi.org/10.24215/23142561e288.

STIEG, R.; FERREIRA NETO, A ; SANTOS, W. Avaliação educacional e formação em educação física: análise dos currículos de treze IES latino-americanas. Revista Espaço do Currículo, 2022. DOI: https://10.22478/ufpb.1983-579.2022v15n3.62135.

Publicado

2024-09-14

Como Citar

RIBEIRO, S. M. S.; SOUSA, J. S. de; CRUZ, E. C. da; MONTE, T. da C. L. do. Programa Residência Pedagógica na Formação Inicial de Professores de Educação Física no Ensino Remoto: Um relato de experiência. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 5, p. e024008, 2024. DOI: 10.51281/impa.e024008. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/13586. Acesso em: 3 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)