Escolas de Aprendizes Artífices do Brasil e as pesquisas sobre a Escola de Natal no Rio Grande do Norte

Autores

Palavras-chave:

Escola de Aprendizes Artífices, Escola de Aprendizes Artífices de Natal, História da Educação Profissional

Resumo

Objetiva-se mapear na pós-graduação stricto sensu, do Brasil, de 1997 a 2020, os conhecimentos produzidos sobre as Escolas de Aprendizes Artífices, visando a analisar os estudos que se dedicaram, especificamente, à Escola de Natal, no Rio Grande do Norte. Optou-se pela busca no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior por esse possibilitar a elaboração de um panorama nacional dessa produção. Essa investigação se enquadra na categoria de pesquisa na internet com abordagem qualitativa, básica, exploratória, descritiva e explicativa. Na busca realizada no dia 20 de julho de 2020 foi usado o descritor “Escola de Aprendizes Artífices”, entre aspas duplas, tendo como retorno de 37 trabalhos: 13 teses, 22 dissertações acadêmicas e 2 profissionalizantes, com apenas 3 trabalhos que se encaixam na proposta de análise. Tem-se a expectativa de que o resultado dessa pesquisa promoverá maior facilidade a quem busca por estudos antecedentes sobre as Escolas de Aprendizes Artífices do Brasil com ênfase ou não na de Natal.

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Biografia do Autor

Tatiana Dantas dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Educação, Ciência, Tecnologia e Trabalho (NECTTRA), CNPq/IFRN. Pesquisadora bolsista da Secretária de Estado de Administração do Rio Grande do Norte, Brasil.

Lenina Lopes Soares Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil. Líder do Núcleo de Pesquisa em Educação, Ciência, Tecnologia e Trabalho (NECTTRA), CNPq/IFRN.

Olivia Morais de Medeiros Neta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui doutorado em Educação, mestrado em História e graduação em História (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É professora do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e atua como professora-orientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação (UFRN) e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). É defensora da escola pública e sócia da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) e da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação (ANPEd). Editora da Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica (ISSN 1983-0408) e History of Education in Latin America - HistELA (ISSN 2596-0113). Coordenadora do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE-Anped) e representante da região Nordeste na SBHE. Tem experiência na área de Educação e História, com ênfase em história da educação, teoria e metodologia da história, historiografia e educação profissional.

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Publicado

2022-02-03

Como Citar

Santos, T. D. dos ., Silva, L. L. S., & Medeiros Neta, O. M. de. (2022). Escolas de Aprendizes Artífices do Brasil e as pesquisas sobre a Escola de Natal no Rio Grande do Norte. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–28. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/7551