Educação profissional
um caminho para profissionalização pela reconstrução da memória
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v1i2.3612Palavras-chave:
Memória, Educação Profissional, História, ConhecimentoResumo
A sociedade se realiza através das pessoas, nos seus lugares e memórias. Nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho é apresentar a educação profissional no Ceará por meio da reconstrução da memória do primeiro aluno matriculado em curso profissionalizante no SENAI-CE, em 1944. O método utilizado é um estudo exploratório-descritivo na modalidade de análise bibliográfica e documental. As duas ideias: de Bergson e Popper, não são mutuamente excludentes. A de Bergson, embora dualista, não supõe causalidade, determinismo ou finalismo, é um ato livre, independente, contingente. Na Popperiana, a ciência e o conhecimento partem de uma lógica situacional por meio de um problema e interferem no movimento das empresas. Nesse contexto, a educação profissional apresentada pelas memórias do referido estudante, encontrou sentido social e importância no conhecimento adquirido no SENAI-CE. Este aprendizado revivido nas narrativas de suas histórias, passado referido no presente, possibilitaram a construção de significados na tessitura de suas lembranças.
Downloads
Referências
ALBERTI, Verena. Histórias dentro da História. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2005.
BERGSON, Henri, 1859-1941. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito / Henri Bergson; tradução Paulo Neves. - 2- ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2010.
DEWEY, Jonh, Vida e Educação. Tradução e estudo preliminar por Anísio Teixeira – 10 ed São Paulo Melhoramentos; (Rio de Janeiro); Fundação Nacional de Material Escolar, 1978.
FIEC-CE. Jornal da FIEC. Fortaleza-Ce, 27 de novembro de 2003 – Ano XIV – n° 186.
FONSECA, Celso Suckow da. História do ensino industrial no Brasil/ Celso Suckow da Fonseca. 1º vol. Rio de Janeiro, SENAI/DN/DPEA; 1986.
JPO. Entrevista. Fortaleza. 2010.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Editora da UNICAMP, 2006.
POPPER, Karl R. Sir, 1902-1994. Lógica das Ciências Sociais/Karl Popper, Tradução de Estevão de Rezende Martins. Apoio Cláudio Muniz Acquarone Filho, Vilma de Oliveira Morais e Silva – Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro; 2004, 3ª edição.
POPPER, Karl R. Sir. Em Busca de um Mundo Melhor: Karl Popper; (tradução Milton Camargo Mota). São Paulo: Martins, 2006. (Coleção Dialética)
POPPER, Karl R. Sir. O conhecimento e o problema corpo-mente. – Reimp. – (Biblioteca de filosofia contemporânea; 24. Rio de Janeiro, Edições 70 LTDA; 2009.
POPPER, Karl R. Sir. Textos escolhidos/ Karl Popper; organização e tradução David Miller; tradução Vera Ribeiro; revisão de tradução César Benjamim. – Rio de Janeiro: Contratempo: Ed. PUC-Rio, 2010.
RODRIGUES, Rui Martinho. Pesquisa Acadêmica: como facilitar o processo de preparação de suas etapas / Rui Martinho Rodrigues. São Paulo: Atlas, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Maria do Socorro de Assis Braun (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.