Educação profissional

um caminho para profissionalização pela reconstrução da memória

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v1i2.3612

Palavras-chave:

Memória, Educação Profissional, História, Conhecimento

Resumo

A sociedade se realiza através das pessoas, nos seus lugares e memórias. Nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho é apresentar a educação profissional no Ceará por meio da reconstrução da memória do primeiro aluno matriculado em curso profissionalizante no SENAI-CE, em 1944. O método utilizado é um estudo exploratório-descritivo na modalidade de análise bibliográfica e documental.  As duas ideias: de Bergson e Popper, não são mutuamente excludentes. A de Bergson, embora dualista, não supõe causalidade, determinismo ou finalismo, é um ato livre, independente, contingente. Na Popperiana, a ciência e o conhecimento partem de uma lógica situacional por meio de um problema e interferem no movimento das empresas. Nesse contexto, a educação profissional apresentada pelas memórias do referido estudante, encontrou sentido social e importância no conhecimento adquirido no SENAI-CE. Este aprendizado revivido nas narrativas de suas histórias, passado referido no presente, possibilitaram a construção de significados na tessitura de suas lembranças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria do Socorro de Assis Braun, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Graduada em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza. Doutora e Mestre em Educação pela UFC. Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE). Pesquisadora. Participante dos grupos de Pesquisa Guest e GEO (Grupo de pesquisa em estudos organizacionais, empreendedorismo, inovação e ensino). Professora colaboradora do ProfNIT (Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação).  Membro de Núcleos Docente Estruturante (NDE) do IFCE. Membro de colegiados do IFCE. Membro da Comissão de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI, do IFCE - Campus Baturité. Coordenadora de Pesquisa e Extensão do IFCE - Campus Baturité. 

Referências

ALBERTI, Verena. Histórias dentro da História. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2005.

BERGSON, Henri, 1859-1941. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito / Henri Bergson; tradução Paulo Neves. - 2- ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2010.

DEWEY, Jonh, Vida e Educação. Tradução e estudo preliminar por Anísio Teixeira – 10 ed São Paulo Melhoramentos; (Rio de Janeiro); Fundação Nacional de Material Escolar, 1978.

FIEC-CE. Jornal da FIEC. Fortaleza-Ce, 27 de novembro de 2003 – Ano XIV – n° 186.

FONSECA, Celso Suckow da. História do ensino industrial no Brasil/ Celso Suckow da Fonseca. 1º vol. Rio de Janeiro, SENAI/DN/DPEA; 1986.

JPO. Entrevista. Fortaleza. 2010.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Editora da UNICAMP, 2006.

POPPER, Karl R. Sir, 1902-1994. Lógica das Ciências Sociais/Karl Popper, Tradução de Estevão de Rezende Martins. Apoio Cláudio Muniz Acquarone Filho, Vilma de Oliveira Morais e Silva – Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro; 2004, 3ª edição.

POPPER, Karl R. Sir. Em Busca de um Mundo Melhor: Karl Popper; (tradução Milton Camargo Mota). São Paulo: Martins, 2006. (Coleção Dialética)

POPPER, Karl R. Sir. O conhecimento e o problema corpo-mente. – Reimp. – (Biblioteca de filosofia contemporânea; 24. Rio de Janeiro, Edições 70 LTDA; 2009.

POPPER, Karl R. Sir. Textos escolhidos/ Karl Popper; organização e tradução David Miller; tradução Vera Ribeiro; revisão de tradução César Benjamim. – Rio de Janeiro: Contratempo: Ed. PUC-Rio, 2010.

RODRIGUES, Rui Martinho. Pesquisa Acadêmica: como facilitar o processo de preparação de suas etapas / Rui Martinho Rodrigues. São Paulo: Atlas, 2007.

Publicado

2019-05-01

Como Citar

BRAUN, M. do S. de A. Educação profissional: um caminho para profissionalização pela reconstrução da memória. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 1–16, 2019. DOI: 10.47149/pemo.v1i2.3612. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3612. Acesso em: 21 nov. 2024.