Educação profissional

um caminho para profissionalização pela reconstrução da memória

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v1i2.3612

Palavras-chave:

Memória, Educação Profissional, História, Conhecimento

Resumo

A sociedade se realiza através das pessoas, nos seus lugares e memórias. Nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho é apresentar a educação profissional no Ceará por meio da reconstrução da memória do primeiro aluno matriculado em curso profissionalizante no SENAI-CE, em 1944. O método utilizado é um estudo exploratório-descritivo na modalidade de análise bibliográfica e documental.  As duas ideias: de Bergson e Popper, não são mutuamente excludentes. A de Bergson, embora dualista, não supõe causalidade, determinismo ou finalismo, é um ato livre, independente, contingente. Na Popperiana, a ciência e o conhecimento partem de uma lógica situacional por meio de um problema e interferem no movimento das empresas. Nesse contexto, a educação profissional apresentada pelas memórias do referido estudante, encontrou sentido social e importância no conhecimento adquirido no SENAI-CE. Este aprendizado revivido nas narrativas de suas histórias, passado referido no presente, possibilitaram a construção de significados na tessitura de suas lembranças.

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Biografia do Autor

Maria do Socorro de Assis Braun, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Graduada em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza. Doutora e Mestre em Educação pela UFC. Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE). Pesquisadora. Participante dos grupos de Pesquisa Guest e GEO (Grupo de pesquisa em estudos organizacionais, empreendedorismo, inovação e ensino). Professora colaboradora do ProfNIT (Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação).  Membro de Núcleos Docente Estruturante (NDE) do IFCE. Membro de colegiados do IFCE. Membro da Comissão de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI, do IFCE - Campus Baturité. Coordenadora de Pesquisa e Extensão do IFCE - Campus Baturité. 

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Publicado

2019-05-01

Como Citar

BRAUN, M. do S. de A. Educação profissional: um caminho para profissionalização pela reconstrução da memória. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 1–16, 2019. DOI: 10.47149/pemo.v1i2.3612. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3612. Acesso em: 20 abr. 2024.