UM DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO ECOLÓGICO DO CONCEITO DE LIMITE

Autori

  • João Cláudio Brandemberg
  • José Augusto Nunes Fernandes Universidade Federal do Pará - UFPA

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v2i6.12

Parole chiave:

Ecologia do saber. História da Matemática. Conceito de Limite. Didática da Matemática.

Abstract

Neste artigo descrevemos um desenvolvimento histórico ecológico do conceito de limite, sua importância e aspectos do seu desenvolvimento que podem ser trabalhados como fonte de atividades para o ensino de Matemática. Historicamente, a tentativa dos antigos em obter quadraturas e cubaturas, assim como, estudar a variação de fenômenos do movimento dos corpos, caracterizam os primeiros passos para uma construção do Cálculo Infinitesimal, uma vez que o mesmo possui como base de sua construção a determinação do infinitamente pequeno e do infinitamente grande.

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Pubblicato

2018-05-31

Come citare

BRANDEMBERG, J. C.; FERNANDES, J. A. N. UM DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO ECOLÓGICO DO CONCEITO DE LIMITE. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 2, n. 6, p. 8–14, 2018. DOI: 10.30938/bocehm.v2i6.12. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/12. Acesso em: 25 nov. 2024.

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