Sobre uma biografia de Georg Joachim Rheticus e sua obra Canon Doctrinae Triangulorum (1551)
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8016Palabras clave:
História da Matemática, Rheticus, Canon Doutrinae Triangulorum, Razões TrigonométricasResumen
O presente artigo tem por objetivo apresentar a importância do matemático Rheticus para o desenvolvimento das tabelas das seis funções trigonométricas clássicas e relacionar as ideias presentes em sua obra Canon Doutrinae Triangulorum (1551) com as ensinadas na educação básica, o estudo faz parte de resultados de uma tese doutoral, em andamento. Para cumprir o objetivo elencado enfatizamos a pesquisa de aspectos sobre a trajetória pessoal e profissional do matemático que o tenham influenciado para o desenvolvimento do tema, sendo assim, utilizamos uma ferramenta disponibilizada por Mendes e Chaquiam (2016) que propõe a construção e uma história baseada na história da humanidade em que o matemático ou o tema está inserido em um contexto, com destaque aos personagens contemporâneos, que, direta ou indiretamente, o tenham influenciado; consideramos um relato sobre o matemático principal, a evolução do tema e os respectivos personagens que contribuíram para essa evolução. A partir dessa análise histórica, destacamos que o matemático Rheticus sofreu influência do Renascimento e Reforma Protestante, e que os personagens Lutero, Copérnico e Schoner foram os principais contemporâneos de Rheticus, que ajudaram a elucidar suas ideias. Alguns resultados apontam que as tabelas desenvolvidas por Rheticus no Canon podem ser aproveitadas em sala de aula para o ensino das razões trigonométricas na educação básica, na qual podemos determinar o seno, cosseno, tangente e as demais razões inversas de ângulos, além dos notáveis (30º, 45º e 60º), e explorando o mesmo conceito que Rheticus utilizou de ângulos complementares, encontrar os valores das razões de ângulos acima dos 45º.
Descargas
Métricas
Citas
COSTA, L. M. L. (1997?). História da Trigonometria. Disponível em: http://www.ufrgs.br/espmat/disciplinas/geotri/modulo3/mod3_pdf/historia_triogono.pdf.Acesso em: 19 de maio de 2021
DANIELSON, D. The First Copernican: Georg Joachim Rheticus and the Rise of the Copernican Revolution. Walker & Company, New York, 2006.
MENDES, I. A; CHAQUIAM, M. História nas aulas de Matemática: fundamentos e sugestões didáticas para professores. Belém: SBHMat, 2016.
O’CONNOR, J. J; ROBERTSON, E. F (1998). Georg Joachim von Lauchen Rheticus. Disponível em: https://mathshistory.st-andrews.ac.uk/Biographies/Rheticus/. Acesso em: 25 de maio de 2021.
ROEGEL, D. A reconstruction of the tables of Rheticus Canon doctrinæ triangulorum (1551). HAL archives-ouvertes, 2010. Dispónível em: https://hal.inria.fr/inria-00543931. Acesso em: 02 de abril de 2021.
WESTMAN, R. S. Copernicus and the Astrologers. Dibner Library Lecture, 2013.