O PAPEL DO DOCUMENTO ORIGINAL NOS ANAIS DO SNHM DE 1999 A 2015

ESTUDOS PRELIMINARES

Autores

  • Isabelle Coelho da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Ana Carolina Costa Pereira Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.250

Palavras-chave:

história da matemática, documento original, anais do SNHM, articulação entre história da matemática e ensino

Resumo

As recentes publicações acadêmicas e os eventos na área da Educação Matemática nos fazem perceber o crescente número de pesquisas envolvendo o uso da história da matemática em sala de aula. Dentre esses estudos, também notamos que a articulação de fontes históricas, mais especificamente, os documentos originais, para o ensino de matemática tem sido bastante explorada. Esses documentos podem ser qualquer material histórico original presente na sociedade que está sendo estuda, tais como livros, instrumentos, artefatos, certidões, entre vários outros. Nesse sentido, nos questionamos como esse material está sendo utilizado em pesquisas que visam articular história da matemática e ensino, pois é importante investigar se isto está realmente acontecendo e beneficiando a educação matemática. Portanto, nesse artigo, objetiva-se apresentar um recorte de uma pesquisa de mestrado, cujo enfoque é fazer uma primeira análise dos trabalhos completos publicados nos anais do Seminário Nacional de História da Matemática (SNHM) de 1999 a 2015 que utilizam fontes históricas, em particular, documentos originais. Para isso, utilizaremos uma pesquisa bibliográfica e um estudo documental para analisar os dados coletados a partir das publicações que abordam esse uso em um dos principais eventos da área, o SNHM. Esse material mostra que a maioria desses textos contém alguma fonte histórica e, pelo menos metade, são classificados como documentos originais, ou seja, é possível perceber sua importância em pesquisas envolvendo a história da matemática. Assim, espera-se categorizar as formas de utilização das fontes históricas nessas pesquisas, além de investigar as bases teóricas utilizadas para fundamentar esse uso para o ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2001), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Atualmente é pós-doutoranda em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e coordenadora de curso de Licenciatura em Matemática da UECE/UAB. Ainda atua como docente Adjunta da Universidade Estadual do Ceará e líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Matemática, História da Educação Matemática e Formação de Professores de Matemática. Coordenadora Local do XIII Seminário Nacional de História da Matemática.

Downloads

Publicado

2018-08-25

Como Citar

SILVA, I. C. da; COSTA PEREIRA, A. C. O PAPEL DO DOCUMENTO ORIGINAL NOS ANAIS DO SNHM DE 1999 A 2015: ESTUDOS PRELIMINARES. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 5, n. 14, p. 202–212, 2018. DOI: 10.30938/bocehm.v5i14.250. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/250. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)