O PAPEL DO DOCUMENTO ORIGINAL NOS ANAIS DO SNHM DE 1999 A 2015
ESTUDOS PRELIMINARES
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.250Palavras-chave:
história da matemática, documento original, anais do SNHM, articulação entre história da matemática e ensinoResumo
As recentes publicações acadêmicas e os eventos na área da Educação Matemática nos fazem perceber o crescente número de pesquisas envolvendo o uso da história da matemática em sala de aula. Dentre esses estudos, também notamos que a articulação de fontes históricas, mais especificamente, os documentos originais, para o ensino de matemática tem sido bastante explorada. Esses documentos podem ser qualquer material histórico original presente na sociedade que está sendo estuda, tais como livros, instrumentos, artefatos, certidões, entre vários outros. Nesse sentido, nos questionamos como esse material está sendo utilizado em pesquisas que visam articular história da matemática e ensino, pois é importante investigar se isto está realmente acontecendo e beneficiando a educação matemática. Portanto, nesse artigo, objetiva-se apresentar um recorte de uma pesquisa de mestrado, cujo enfoque é fazer uma primeira análise dos trabalhos completos publicados nos anais do Seminário Nacional de História da Matemática (SNHM) de 1999 a 2015 que utilizam fontes históricas, em particular, documentos originais. Para isso, utilizaremos uma pesquisa bibliográfica e um estudo documental para analisar os dados coletados a partir das publicações que abordam esse uso em um dos principais eventos da área, o SNHM. Esse material mostra que a maioria desses textos contém alguma fonte histórica e, pelo menos metade, são classificados como documentos originais, ou seja, é possível perceber sua importância em pesquisas envolvendo a história da matemática. Assim, espera-se categorizar as formas de utilização das fontes históricas nessas pesquisas, além de investigar as bases teóricas utilizadas para fundamentar esse uso para o ensino.