O USO DA ENGENHARIA DIDÁTICA E DA SEQUÊNCIA FEDATHI COMO FERRAMENTAS METODOLÓGICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

  • Gisele Pereira Oliveira Universidade Federal do Ceará/ UFC
  • Ana Carolina Costa Pereira Universidade Estadual do Ceará
Palavras-chave: Engenharia Didática; Sequência Fedathi; Formação de Professores de Matemática; Objetos de Aprendizagem; Metodologia.

Resumo

Estamos inseridos na era da informação e comunicação, período de avanços tecnológicos significativos na Educação, desse modo, esse estudo, visa apresentar um recorte da experiência de uma pesquisa de mestrado, frente à formação de professores de Matemática sobre o uso pedagógico de Objetos de Aprendizagem (OAs), em que, destacamos neste, a importância do uso de ferramentas metodológicas no ensino de Matemática. E, mediante ao uso da metodologia de pesquisa, Engenharia Didática de segunda geração, organizada segundo as etapas, análise preliminar, concepção e análise a priori das situações didáticas, experimentação e análise a posteriori e validação; conseguimos realizar um curso de extensão universitária para docentes de Matemática, possibilitando um letramento tecnológico no ensino de Matemática, tendo ainda nesta ocasião, a apresentação e experimentação da metodologia de ensino, Sequência Fedathi, que diante das etapas, tomada de posição, maturação, solução e prova, conseguiu oferecer para alunos e professores, o acesso e divulgação de saberes do conhecimento matemático, de forma processual e construtiva. Além disso, conseguimos compreender como a utilização de ferramentas metodológicas na formação de professores de Matemática pode colaborar com o ensino de Matemática. Tendo ademais, com o auxílio do método de Análise de Conteúdos, a possibilidade de identificar, conhecer e categorizar as percepções dos professores de Matemática, diante desta temática. E, também, entre os resultados levantados, constatamos que 41% dos professores participantes do curso, buscavam conhecer metodologias inovadoras para o ensino de Matemática, concluindo desse modo, após verificar os dados coletados, que os professores, em formação inicial e continuada, identificam o uso pedagógico de OAs como ferramentas didáticas auxiliadoras e facilitadoras na explanação, representação e experimentação de conceitos matemáticos.

Publicado
2019-12-31