Movimento da Escola Nova em Santa Catarina: um olhar para o ensino de aritmética a partir dos comunicados escolares (1930 - 1940)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v12i34.13930

Palavras-chave:

Estratégia, Tática, Formação Docente, História da Educação Matemática

Resumo

Este artigo tem como objetivo caracterizar as singularidades da metodologia de ensino da aritmética no contexto da Escola Nova em Santa Catarina. Para isso, analisa-se um conjunto de comunicados escolares instituídos pela Circular n. 1, de 02 de janeiro de 1941, redigida por Elpídio Barbosa, em Florianópolis. Essa circular estabelecia normas para a escrita e apreciação dos relatórios elaborados pelos professores de grupos escolares e escolas isoladas, bem como por suas direções. Nos documentos analisados, os professores descrevem suas práticas e fundamentam suas percepções a partir de referenciais teóricos. Como aporte teórico metodológico, este estudo se fundamenta nos conceitos de estratégias e táticas de Certeau (1998). As estratégias, nesse contexto, representam as imposições governamentais, enquanto as táticas refletem as respostas dos professores diante dessas exigências. A análise dos comunicados revela a recorrência de táticas adotadas pelo professorado, como o uso repetitivo das mesmas obras e trechos em diferentes documentos, além da utilização, por vezes contraditória, de termos que sugerem uma aproximação das práticas escolares com os princípios do Movimento da Escola Nova. Os resultados indicam que, mesmo diante da determinação das normativas, os docentes empregavam táticas de adaptação, evidenciando assim que, por um lado, os documentos e comunicados escolares sugerem uma aceitação parcial das reformas, mas, por outro, revelam uma resistência implícita a elas, especialmente no que diz respeito à estrutura e aos métodos exigidos.

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Biografia do Autor

Cintia Schneider, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutora e Mestra em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Integrante do Grupo de Pesquisa de História de Educação Matemática de Santa Catarina - GHEMAT-SC. Formada em Matemática - Licenciatura (2012-2015) pelo Instituto Federal Catarinense- Câmpus Concórdia. Especialista (2021) em Docência no Ensino de Matemática e em Ensino de Matemática e Ciências Naturais (UniBF).Professora de matemática da rede pública municipal e estadual de ensino. Professora de cultura Maker da rede Sesi.

David Antonio da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Pós-doutor em História da Educação Matemática pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Doutor em Educação Matemática pela PUC/SP, com estágio realizado na modalidade sanduíche (junho 2008 - maio 2009) no INRP/SHE - Institut National de Recherche Pédagogique/Service d'Histoire de l'Éducation, Paris-França (bolsista CNPq). Mestre em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Graduado em Pedagogia pela Faculdade de Educação Ciências e Letras Don Domênico (2001). Graduado em Licenciatura Matemática pela Faculdade Filosofia Ciências e Letras MOEMA (1984). Professor associado do Departamento de Metodologia de Ensino e professor credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente desenvolve atividades de ensino na graduação do Curso de Licenciatura em Ciências na Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema (lotação provisória desde 01/2024). É pesquisador lider do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática - GHEMAT-SC. Membro fundador da GHEMAT-BRASIL: Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática : 1o. secretário (Mandato 2018-2022); Tesoureiro (Mandato 2022-2026) Na pesquisa investiga principalmente os seguintes temas: livro didático de matemática, didática da matemática, história da educação matemática e história da matemática no ensino regular e na educação profissional e tecnológica. 

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Publicado

2025-03-15

Como Citar

SCHNEIDER, C.; COSTA, D. A. da. Movimento da Escola Nova em Santa Catarina: um olhar para o ensino de aritmética a partir dos comunicados escolares (1930 - 1940). Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 12, n. 34, p. 1–14, 2025. DOI: 10.30938/bocehm.v12i34.13930. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/13930. Acesso em: 1 abr. 2025.