Movimento da Escola Nova em Santa Catarina: um olhar para o ensino de aritmética a partir dos comunicados escolares (1930 - 1940)
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v12i34.13930Palavras-chave:
Estratégia, Tática, Formação Docente, História da Educação MatemáticaResumo
Este artigo tem como objetivo caracterizar as singularidades da metodologia de ensino da aritmética no contexto da Escola Nova em Santa Catarina. Para isso, analisa-se um conjunto de comunicados escolares instituídos pela Circular n. 1, de 02 de janeiro de 1941, redigida por Elpídio Barbosa, em Florianópolis. Essa circular estabelecia normas para a escrita e apreciação dos relatórios elaborados pelos professores de grupos escolares e escolas isoladas, bem como por suas direções. Nos documentos analisados, os professores descrevem suas práticas e fundamentam suas percepções a partir de referenciais teóricos. Como aporte teórico metodológico, este estudo se fundamenta nos conceitos de estratégias e táticas de Certeau (1998). As estratégias, nesse contexto, representam as imposições governamentais, enquanto as táticas refletem as respostas dos professores diante dessas exigências. A análise dos comunicados revela a recorrência de táticas adotadas pelo professorado, como o uso repetitivo das mesmas obras e trechos em diferentes documentos, além da utilização, por vezes contraditória, de termos que sugerem uma aproximação das práticas escolares com os princípios do Movimento da Escola Nova. Os resultados indicam que, mesmo diante da determinação das normativas, os docentes empregavam táticas de adaptação, evidenciando assim que, por um lado, os documentos e comunicados escolares sugerem uma aceitação parcial das reformas, mas, por outro, revelam uma resistência implícita a elas, especialmente no que diz respeito à estrutura e aos métodos exigidos.
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