PENSAMENTO MATEMÁTICO AVANÇADO: ORIGEM E CARACTERÍSTICAS

Autores

  • Daniel Brandão Menezes
  • Hermínio Borges Neto Universidade Federal do Ceará – UFC

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v4i10.45

Palavras-chave:

Pensamento Matemático Avançado, Matemática, Educação Matemática

Resumo

O presente estudo representa o começo de um trabalho acadêmico que se preocupa em inserir o aluno do curso de graduação em matemática em um processo de pensar matematicamente, e não somente em fornecer a produção final do pensamento matemático. Para que isso se torne realidade, acredita-se que o aprofundamento na Teoria do Pensamento Matemático Avançado possa fornecer elementos significativos que contribuam para a melhoria do ensino de disciplinas em um curso de nível superior. Essa perspectiva representa todo o pensamento matemático dos anos finais do ensino médio até a matemática axiomática formal baseada em definição, prova e outras características. Portanto, a partir disso, objetiva-se neste artigo caracterizar o Pensamento Matemático Avançado e ampliar as discussões sobre esse tema em âmbito estadual, ou seja, no estado do Ceará, haja vista as reduzidas pesquisas desenvolvidas em contexto acadêmico, das quais algumas integram atualmente o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura de obras científicas que discutem essa teoria e que permitem a maturação dessa temática nas discussões entre professores da área da educação e das ciências exatas. Dessa forma, esta pesquisa propicia mais uma fonte literária para alunos de graduação, de pós-graduação e professores que desejam enveredar seus estudos para a área da Educação Matemática com foco no nível superior e maximizar o rendimento do aprendizado de disciplinas que representam maior dificuldade nos cursos de graduação em matemática e/ou engenharia a partir da compreensão de determinados fatores explicados pelo Pensamento Matemático Avançado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-06-01

Como Citar

MENEZES, D. B.; BORGES NETO, H. PENSAMENTO MATEMÁTICO AVANÇADO: ORIGEM E CARACTERÍSTICAS. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 4, n. 10, p. 26–35, 2018. DOI: 10.30938/bocehm.v4i10.45. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/45. Acesso em: 29 jun. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)