SEQUÊNCIA FEDATHI E O PAPIRO DE RHIND

O CASO DO PROBLEMA 79

Autores

  • Carlos Henrique Delmiro de Araújo Escola de Ensino Fundamental Coronel Adauto Bezerra
  • Daniel Brandão Menezes Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
  • Hermínio Borges Neto Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i19.2757

Palavras-chave:

Potenciação, História da Matemática, Metodologia de Ensino

Resumo

Apesar de publicado em 1927, o Papiro de Rhind é um documento de aproximadamente 1620 a.C. e que possui problemas práticos na Matemática, isto é, trata-se de questões referentes ao contexto do Egito na Idade Antiga em que podem ser solucionados pela Matemática, pois eram pautavam sobre aritmética, trigonometria e geometria. Este presente artigo é uma intervenção pedagógica da inserção do Papiro na sala de aula da Educação Básica atrelado a uma proposta metodológica de ensino. Como este trabalho pauta-se sobre uma sessão didática realizada no munícipio de Canindé, nos anos finais do Ensino Fundamental, necessita-se abordar as habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular – BNCC, o que se relata neste texto ter sido uma preocupação do docente atrelar a atividade com documento histórico original e a BNCC. Tem-se como justificativa a dificuldade da utilização de textos históricos originais da Matemática em sala de aula. Como objetivo de pesquisa, propõe-se investigar o Papiro de Rhind na sala de aula por meio da metodologia de ensino Sequência Fedathi, que norteia os aspectos didáticos docentes em sala de aula. O trabalho apresenta detalhes de diálogos realizados entre professor-aluno e aluno-aluno, como também uma solução dada por um grupo de discentes, como foi realizada a sessão didática para o ensino de Potência. Tem-se nas considerações finais a dinâmica que a SF proporcionou em sala de aula, pois os alunos foram sujeitos ativos na construção de uma solução para o problema proposto, como também exemplificaram no momento em que o professor sintetizou o conteúdo abordado. Por fim, mostrou-se ser possível a utilização de textos históricos originais em sala de aula da Educação Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BORGES NETO, H. Uma proposta lógico-construtiva-dedutiva para o ensino de Matemática. 2016. 28f. Tese (Ascenção a Professor Titular) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.

BORGES NETO, H. (Org). Sequência Fedathi: fundamentos. v.3. Curitiba: CRV, 2018.

BRASIL. Base Nacional Curricular Comum: educação é a base. Brasília: Fundação Carlos Alberto Vanzolini, 2018. 598 p. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 08 jan. 2020.

CHACE, Arnold Buffum; MANNING, Henry Parker; ARCHIBALD, Raymond Clare. The Rhind Mathematical Papyrus: British Museum 10057 and 10058. Oberlin: Mathematical Association Of America, 1927.

DANTE, Luiz Roberto. Teláris Matemática 8° ano: ensino fundamental, anos finais. 3. ed. São Paulo: Ática, 2018a.

DANTE, Luiz Roberto. Teláris Matemática 9° ano: ensino fundamental, anos finais. 3. ed. São Paulo: Ática, 2018b.

EVES, Howard. Introdução à história da matemática. 5. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2011. 848 p. Tradução Hygino H. Domingues.

EUCLIDES. Os Elementos. São Paulo: Editora Unesp, 2009. Tradução e Introdução de Irineu Bicudo.

FIBONACCI, Leonardo. Fibonacci's Liber Abaci: a translation into modern English of Leonardo Pisano's Book of calculation. New York: Springer-verlag, 2002. Translated by Laurence Sigler.

FONTENELE, Francisca Cláudia Fernandes. A Sequência Fedathi no ensino da álgebra linear: o caso da noção de base de um espaço vetorial. 2013. 94 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013. Disponível em: <http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7521>. Acesso em: 04 fev. 2020.

GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy; CASTRUSSI, Benedicto. A Conquista da Matemática: 9° ano. 4. ed. São Paulo: Ftd, 2018.

MARTINS, Eugeniano Brito; PEREIRA, Ana Carolina Costa. UMA PRIMEIRA DESCRIÇÃO DA OBRA: RABDOLOGIAE, SEU NUMERATIONIS PER VIRGULA ... DE 1617. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [s.l.], v. 5, n.14, p.154-166, 25 ago. 2018. Boletim Cearense de Educacao e Historia da Matematica - BOCEHM. http://dx.doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.246. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/246>. Acesso em: 08 fev. 2020.

MENEZES, Daniel Brandão. O Ensino do Cálculo Diferencial e Integral na Perspectiva da Sequência Fedathi: Caracterização do Comportamento de um Bom Professor. 2018. 127 f. Tese (Doutorado) - Curso de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. Disponível em: <http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37124>. Acesso em: 08 set. 2019.

PATARO, Patrícia Moreno; BALESTRI, Rodrigo. Matemática Essencial 9° ano: ensino fundamental, anos finais. São Paulo: Scipione, 2018. SANTANA, Ana Carmen de Souza. Uma proposta de ciclos formativos em educomunicação baseados na práxis fedathiana: o case do CRID. 2019. 254 f. Tese (Doutorado) - Curso de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. Disponível em: <http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49097>. Acesso em: 09 jan. 2020.

SANTOS, Joelma Nogueira dos; BORGES NETO, Hermínio; PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça. A ORIGEM E OS FUNDAMENTOS DA SEQUÊNCIA FEDATHI. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [s.l.], v. 6, n. 17, p.06-19, 31 ago. 2019. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática - BOCEHM. http://dx.doi.org/10.30938/bocehm.v6i17.1074. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/1074/1463>. Acesso em: 03 jan. 2020.

SILVA, Isabelle Coelho da. UM ESTUDO DA INCORPORAÇÃO DE TEXTOS ORIGINAIS PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: BUSCANDO CRITÉRIOS NA ARTICULAÇÃO ENTRE HISTÓRIA E ENSINO. 2018. 92 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Fortaleza, 2018. Disponível em: <http://pgecm.fortaleza.ifce.edu.br/wpcontent/uploads/2018/11/Disserta%C3%A7%C3%A3o-Isabelle-Coelho-da-Silva.pdf>. Acesso em: 02 fev. 2020.

SILVA, Isabelle Coelho da; NASCIMENTO, Josenildo Silva do; PEREIRA, Ana Carolina Costa. ESTUDANDO EQUAÇÃO DO 1o GRAU POR MEIO DO USO DE FONTES HISTÓRICAS: O PAPIRO DE RHIND. Boletim Cearense de Educação e

História da Matemática, [s.l.], v. 2, n. 6, p.37-48, 31 maio 2018. Boletim Cearense de Educacao e História da Matematica - BOCEHM. http://dx.doi.org/10.30938/bocehm.v2i6.16. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/16>. Acesso em: 09 fev.

SOUZA, Maria José Araújo. Sequência Fedathi: apresentação e caracterização. In: BORGES NETO, Hermínio et al. Sequência Fedathi: Uma Proposta Pedagógica para o Ensino de Matemática e Ciências. Fortaleza: Edições Ufc, 2013. p. 15-48.

Downloads

Publicado

2020-04-11

Como Citar

ARAÚJO, C. H. D. de; MENEZES, D. B.; BORGES NETO, H. SEQUÊNCIA FEDATHI E O PAPIRO DE RHIND: O CASO DO PROBLEMA 79. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 7, n. 19, p. 41–56, 2020. DOI: 10.30938/bocehm.v7i19.2757. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2757. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)