O CARÁTER INVESTIGATIVO EM UMA SALA DE AULA APOIADA EM LAKATOS E A SEQUÊNCIA FEDATHI.

Autores

  • Milínia Stephanie Nogueira Barbosa Felício Seduc-Ce
  • Elaine de Sousa Teodosio
  • Hermínio Borges Neto

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i13.34

Palavras-chave:

Lakatos; Sequência Fedathi; História da Matemática; Sala de Aula.

Resumo

O aluno que investiga em sala de aula e constrói esforços para o seu aprendizado, desenvolve habilidades inerentes ao conhecimento matemático. Ao tocar o ensino médio, muitos alunos se deparam com grandes dificuldades: a leitura de uma questão, a generalização, a aplicação de uma fórmula. Normalmente, essas dificuldades advêm não apenas de uma base matemática deficiente. A História da Matemática pode ser uma ferramenta útil tanto para o professor, quanto para o aluno. O livro A Lógica do Descobrimento Matemático: Provas e Refutações mostra como uma teoria em crescimento pode se desenvolver em sala de aula, ao debater a definição de poliedros e os questionamentos do campo de validade para a fórmula V-A+F=2 (Quantidade de vértices, menos número de quantidade de arestas mais o número de quantidade de faces resulta em dois). O professor que ler e se interessa por História da Matemática, além de ganhar um maior conhecimento para dar suporte ao seu aluno, ao ler o livro de Lakatos, autor da obra mencionada acima, pode entender a dinâmica da sala de aula imaginária apresentada por ele, se questionar e relacionar com a metodologia utilizada em sala de aula. O conteúdo de História da Matemática que vai ser explorado e a metodologia que será utilizada na aula farão papéis bastantes importantes. O professor deve ser criativo e estar preparado a fim de que sua aula seja interessante. Um dos objetivos de Lakatos com a obra é criticar o formalismo, pois para ele este esconde toda a história, a aventura, o período crítico das teorias, prevalecendo as expressões matemáticas.  Como abordagem e direcionamento de sala de aula temos como sugestão a Sequência Fedathi, metodologia direcionada para o professor, já que este é quem realmente pode resolver os problemas de ensino.

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Publicado

2018-06-01

Como Citar

FELÍCIO, M. S. N. B.; TEODOSIO, E. de S.; BORGES NETO, H. O CARÁTER INVESTIGATIVO EM UMA SALA DE AULA APOIADA EM LAKATOS E A SEQUÊNCIA FEDATHI. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 5, n. 13, p. 38–45, 2018. DOI: 10.30938/bocehm.v5i13.34. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/34. Acesso em: 11 ago. 2022.

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