O CARÁTER INVESTIGATIVO EM UMA SALA DE AULA APOIADA EM LAKATOS E A SEQUÊNCIA FEDATHI.

Autores

  • Milínia Stephanie Nogueira Barbosa Felício Seduc-Ce
  • Elaine de Sousa Teodosio
  • Hermínio Borges Neto

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i13.34

Palavras-chave:

Lakatos; Sequência Fedathi; História da Matemática; Sala de Aula.

Resumo

O aluno que investiga em sala de aula e constrói esforços para o seu aprendizado, desenvolve habilidades inerentes ao conhecimento matemático. Ao tocar o ensino médio, muitos alunos se deparam com grandes dificuldades: a leitura de uma questão, a generalização, a aplicação de uma fórmula. Normalmente, essas dificuldades advêm não apenas de uma base matemática deficiente. A História da Matemática pode ser uma ferramenta útil tanto para o professor, quanto para o aluno. O livro A Lógica do Descobrimento Matemático: Provas e Refutações mostra como uma teoria em crescimento pode se desenvolver em sala de aula, ao debater a definição de poliedros e os questionamentos do campo de validade para a fórmula V-A+F=2 (Quantidade de vértices, menos número de quantidade de arestas mais o número de quantidade de faces resulta em dois). O professor que ler e se interessa por História da Matemática, além de ganhar um maior conhecimento para dar suporte ao seu aluno, ao ler o livro de Lakatos, autor da obra mencionada acima, pode entender a dinâmica da sala de aula imaginária apresentada por ele, se questionar e relacionar com a metodologia utilizada em sala de aula. O conteúdo de História da Matemática que vai ser explorado e a metodologia que será utilizada na aula farão papéis bastantes importantes. O professor deve ser criativo e estar preparado a fim de que sua aula seja interessante. Um dos objetivos de Lakatos com a obra é criticar o formalismo, pois para ele este esconde toda a história, a aventura, o período crítico das teorias, prevalecendo as expressões matemáticas.  Como abordagem e direcionamento de sala de aula temos como sugestão a Sequência Fedathi, metodologia direcionada para o professor, já que este é quem realmente pode resolver os problemas de ensino.

Downloads

Métricas

Visualizaciones del PDF
508
Jun 01 '18Jun 04 '18Jun 07 '18Jun 10 '18Jun 13 '18Jun 16 '18Jun 19 '18Jun 22 '18Jun 25 '18Jun 28 '185.0
| |

Downloads

Publicado

2018-06-01

Como Citar

FELÍCIO, M. S. N. B.; TEODOSIO, E. de S.; BORGES NETO, H. O CARÁTER INVESTIGATIVO EM UMA SALA DE AULA APOIADA EM LAKATOS E A SEQUÊNCIA FEDATHI. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 5, n. 13, p. 38–45, 2018. DOI: 10.30938/bocehm.v5i13.34. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/34. Acesso em: 17 abr. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)