FORMAÇÃO FEDATHI GENERALIZÁVEL

METODOLOGIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i19.2906

Palavras-chave:

Formação de Professores, Metodologia de Formação, Sequência Fedathi

Resumo

Oriundo de reflexões dos avanços da metodologia de ensino Sequência Fedathi para outras áreas além da Matemática, surge a possibilidade de ampliar o Programa de Formação do Professor em Serviço (PROFEM), destinado inicialmente para professores dessa área de ensino, acreditando que sua proposta permite estudo, pesquisa, planejamento, ação e reflexão da mesma forma, para outras disciplinas. Daí, constitui-se, portanto, como Formação Fedathi Generalizável. Como aporte teórico o artigo apresenta Freire (1996), Schön (2000), Gauthier, Bissonnette e Richard (2014) que sustentam a importância do professor, da criticidade e reflexão do seu trabalho. O objetivo do artigo, portanto, é apresentar a estrutura e as características desse modelo de formação. A pesquisa é exploratória, já que procura identificar concepções anteriores já incorporadas nas formações com a Sequência Fedathi mas ainda não sistematizadas, apresentando como resultado um desenho parcial da Formação Fedathi Generalizável. Pode-se concluir que o PROFEM precisou ser ampliado para acompanhar o crescimento da Sequência Fedathi. Acredita-se, pelo evidenciado, que o modelo de formação é eficaz no que diz respeito a mudanças de prática dos docentes, já que o empoderamento permite suscitar a responsabilidade e vínculo entre os participantes, enquanto o uso da metodologia de Ensino Sequência Fedathi possibilita o amadurecimento do professor em sua prática, gerando a descoberta, uma nova forma do fazer didático em sala de aula, ocasionando um ensino mais reflexivo, suscitando no aluno o desejo de aprender, a investigação. Além do mais, a formação propicia a discussão de ideias e práticas para a concomitante tomada de decisões de mudanças de postura.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
1,157
Apr 13 '20Apr 16 '20Apr 19 '20Apr 22 '20Apr 25 '20Apr 28 '20May 01 '20May 04 '20May 07 '20May 10 '2014
| |

Referências

BORGES NETO, H. (Org.). Sequência Fedathi: fundamentos. V. 3. Curitiba: CRV, 2018.

BORGES NETO, H. (Org.) Sequência Fedathi no ensino de matemática. Curitiba: CRV, 2017.

BORGES NETO, H. TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO II - Sequência Fedathi: uma proposta de ensino lógico-dedutiva-construtiva. 05/08 a 29/11 de 2019. Notas de Aula.

CAROLINO, S. G. Formação de Professores para o uso de Tecnologias Digitais: o modelo do CRP. 2007. 121f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.

FELÍCIO, M.S.N.B; TEODOSIO, E. de. S; BORGES NETO, H. O caráter investigativo em uma sala de aula apoiada em Lakatos e a Sequência Fedathi. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 5, n. 13, p. 38-45, 2018.

FONTENELE, F. C. F. Maturação. In BORGES NETO (Org.) Sequência Fedathi: fundamentos. Curitiba: CRV, 2018.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996

GAUTHIER, C; BISSONNETTE, S; RICHARD, M. Ensino explícito e desempenho dos alunos: a gestão dos aprendizados. Petrópolis: Editora Vozes, 2014.

LAKATOS, I. A lógica do descobrimento matemático: provas e refutações. Tradução de Nathanael C. Caixeiro, Rio de janeiro: Zahar Editores, 1978.

MENEZES, D. B. et. al. A aplicação de problemas sobre taxas relacionadas com a metodologia Sequência Fedathi. Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais...São Paulo. 2016.

MENEZES, D. B. O Ensino do Cálculo Diferencial e Integral na perspectiva da Sequência Fedathi: Caracterização do comportamento de um bom professor. 2018. 128f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação FACED, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza. 2018.

MOSQUERA, J. Ensino: Uma tarefa de Reflexão. Porto Alegre: Sulina. 1977.

OLIVEIRA, G. P; PEREIRA, A. C. C. O uso da Engenharia Didática e da Sequência Fedathi como ferramentas metodológicas na formação de professores de matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 6, n. 18, p.65-78, 2019.

PAIS; L.C. Educação escolar e as tecnologias da informática. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

PARRA, C. et al. (Org). Didática da Matemática: Reflexões Psicopedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas. 1996.

PINHEIRO, A. C. M. Concepção e desenvolvimento de uma formação continuada de professores de matemática baseado na sequência Fedathi. 2016.138f. Tese (Doutorado em Educação) - – Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação FACED, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.

SANTALÓ, L. A. Matemática para não-matemáticos. In PARRA, C. et al. (Org). Didática da Matemática: Reflexões Psicopedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas. 1996.

SANTANA, A. C. de S. Uma proposta de ciclos formativos em Educomunicação baseados na práxis fedathiana: o case do Crid. 2019. 237f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.

SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SOUSA, F. E. E. et al. (Org.). Sequência Fedathi: uma proposta pedagógica para o ensino de Ciências e Matemática. Fortaleza, Edições UFC, 2013.

Downloads

Publicado

2020-04-11

Como Citar

FELÍCIO, M. S. N. B.; MENEZES, D. B.; BORGES NETO, H. FORMAÇÃO FEDATHI GENERALIZÁVEL: METODOLOGIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 7, n. 19, p. 24–40, 2020. DOI: 10.30938/bocehm.v7i19.2906. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2906. Acesso em: 18 abr. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)